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Relacionamento com o cliente: uma estratégia de fidelização para a sua empresa.

Eis um fato. Todo empreendedor prioriza a fidelização dos clientes. E se algum empresário não faz isso, deveria fazer.

Companhias que se focam na fidelização de consumidores estabelecem uma equipe de porta-vozes, propagando assim a boa imagem da empresa, além de trabalhar de forma espontânea para trazer novos clientes.

Financeiramente falando, seduzir o consumidor e mantê-lo adquirindo os produtos/serviços da empresa representa a viabilização de um fluxo de caixa sucessivo por um longo período de tempo, no futuro. Já sob o aspecto estratégico, a fidelização de clientes gera dificuldades para as concorrentes.

Todo empreendimento deve estar compromissado com a fidelização de seus clientes, trata-se de uma meta que deve ser aprofundada na cultura dos negócios. Ela deve ser clara para os responsáveis pela tomada de decisões e consolidada na cabeça dos colaboradores. Afinal de contas, no atual mercado competitivo onde o produto/serviço pode ser imitado, a fidelização dos consumidores nada mais é do que uma questão de sobrevivência.

Mas afinal, como adotar a estratégia de fidelização de clientes para a minha empresa?

Como você pode ver o relacionamento da empresa com seus clientes é fundamental para a sua sobrevivência no mercado.

Confira a seguir 7  os principais passos da estratégia de fidelização, que irão te ajudar a construir uma legião de consumidores fiéis e a aumentar seus lucros.

  1. Conheça o seu consumidor

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Passo essencial para seu negócio prosperar. Você nunca encontrará estratégias de fidelização para empresas onde o perfil dos seus consumidores é desconhecido.

É de extrema importância que o empreendedor possua não só apenas os dados de contato do cliente, mas também informações sobre seus hábitos de consumo. Ao compreender como seu público interage com a empresa e quais são suas necessidades, você terá noção suficiente para reconhecer o que o cliente valoriza, proporcionando ofertas em momentos adequados.

É importante destacar que com os dados captados, a empresa deverá analisar com quais clientes valerá investir mais esforços. Apesar de as companhias possuírem um público alvo específico que se interesse pelo seu negócio, também há clientes com perfis diferentes, sejam nas características comportamentais ou sociais, por exemplo.

Sendo assim, busque classificar tais personalidades em grupos distintos – chamados de persona. A partir de cada persona você deverá elaborar ações de marketing de relacionamento.

  1. Recompense os clientes pela sua preferência

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Premiar o cliente em virtude dos comportamentos lucrativos para o seu empreendimento é o modo mais eficaz de firmar o relacionamento com os clientes. Um sistema bastante utilizado por empresas é a recompensa por pontos. Tenha o consumidor feito uma compra, preenchimento de cadastro ou feito uma indicação, recompense-o com pontos.

Trata-se de um grande diferencial e motivador para clientes. Se a sua empresa oferece o mecanismo de recompensas e a concorrência não, você sairá na frente.

  1. Estabeleça vínculos com o cliente

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Para que o cliente se sinta especial, a empresa deve demonstrar que o conhece a ponto de distingui-los dos demais consumidores. Uma simples estratégia de fidelização que gera a empatia do cliente com a sua companhia é o desejo de felicitações no dia de seu aniversário.

Trata-se de uma medida simples e que faz toda a diferença. Imagine a seguinte situação: De todas as empresas (dos mais variados segmentos) da sua cidade onde o consumidor costuma comprar, a sua foi a única que lhe enviou uma mensagem de aniversário. Ainda tem dúvidas de que a sua marca estará na cabeça do cliente ao invés das concorrentes?

  1. O atendimento deve ser memorável

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Cedo ou tarde, seus produtos ou serviços serão imitados pela concorrência. Porém, o atendimento nunca poderá ser igualmente reproduzido.

O tratamento que o cliente recebe depende de aspectos como a simpatia do funcionário e o modo como o mesmo se interessa em solucionar o problema do cliente. Sendo assim, a excelência no atendimento ao consumidor torna-se uma poderosa e eficaz arma de fidelização contra a concorrência.

É necessário mostrar ao cliente que ele sempre terá um excelente atendimento, a cada vez que entrar em contato com a sua empresa. Para isso, converse não só com os seus funcionários, mas com os próprios consumidores, para compreender o que eles esperam e desejam do atendimento.

  1. Aceite críticas e sugestões

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Outra maneira de estabelecer vínculos com o seu cliente é permitindo que ele faça críticas ou sugestões acerca do seu negócio. Isso faz toda a diferença não só no relacionamento entre empresa/cliente, mas também auxilia na melhoria da empresa, contribuindo até mesmo para o alcance de novos consumidores.

É por esta razão que os funcionários têm o hábito de perguntar aos clientes sobre o atendimento recebido ou se faltou algum produto/serviço no estabelecimento que ele desejava.

Não são todos os clientes que se dão ao trabalho de responder tais questões e opinam sobre a empresa, mas aqueles que o fazem, estão de fato interessados em continuar comprando em sua loja – o que é ótimo.

  1. Busque cumprir tudo o que for prometido

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A fidelização dos seus clientes nada mais é do que uma questão de confiança. Em outras palavras, nenhum consumidor será fiel ao seu negócio se não confiar nele.

Sendo assim, apresentar qualidade nos seus produtos/serviços, no atendimento e cumprir com prazos estipulados irão contar na tomada de decisão do consumidor quanto à fidelização a sua marca.

  1. Crie uma comunicação eficaz

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Qualquer relacionamento de nossas vidas seja pessoal ou profissional requer uma comunicação assertiva. No mundo dos negócios, o segredo está na descoberta de canais de comunicações apropriados e formas adequadas de abordagem.

Se baseando nos dados que a empresa possui do cliente, você será capaz de acertar os interesses particulares de cada persona. Portanto, elabore uma comunicação objetiva, segmentada e clara. Vale ressaltar que o seu negócio estará competindo com uma série de e-mails, anúncios e mensagens que o seu consumidor recebe diariamente.

A estratégia de fidelização de clientes requer uma construção gradativa, assim como qualquer relacionamento que construímos ao longo de nossas vidas. Ao investir no relacionamento com o consumidor, você verá retornos significativos a partir do momento que o cliente adquire empatia com sua companhia, além da confiabilidade da sua marca, passando a se associar nesta relação.

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