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Guia completo sobre como mapear seus clientes em potencial e aumentar suas vendas

Um guia completo sobre como mapear seus clientes em potencial e aumentar suas vendas

Um guia completo sobre como mapear seus clientes em potencial e aumentar suas vendas

Aumentar as vendas e captar clientes é o foco principal de todas as empresas e muitas são as estratégias adotadas para realizar essas ações. Com o crescimento da era digital, essas estratégias se tornaram ainda mais fortes e poderosas.

Ao desenvolver uma ação para aumentar as vendas, é necessário saber exatamente quem é seu público-alvo e o que fazer para convertê-los em clientes.

Tão importante quanto captar novos clientes é fidelizar os atuais. Por isso elaboramos esse post para te ajudar a planejar as melhores estratégias de captação e fidelização de clientes e assim aumentar suas vendas.

1) Procure conhecer bem o seu potencial cliente

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O primeiro passo para uma boa estratégia de atração, é mapear a sua persona. Você precisa conhecer os interesses, as objeções e as dores do público que você quer atingir. Suas comunicações precisam ser direcionadas à sua persona para despertar o interesse dela.

2) Invista em um portifólio voltado para sua persona

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Seus produtos e serviços precisam ser a solução para seu potencial cliente resolver os problemas dele. Deixe claro para sua persona que seu produto ou serviço vai agregar muito valor para ela.

3) Crie um site funcional

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É muito importante que seu site seja inteligente e adaptado para dispositivos mobile. Além disso, ele precisa ser funcional para levar o cliente de forma natural ao próximo passo, como por exemplo, clicar no botão que vai levá-lo a uma landing page ou a um cupom de desconto.

4) Aposte em mídias e conteúdos segmentados

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Hoje existem muitas ferramentas de rankeamento e segmentação de anúncios por interesse, pesquisa, idade entre outros, o que pode ajudar a encontrar o perfil exato do seu futuro cliente. Muito importante também segmentar seu marketing de conteúdo e enviar aos seus leads apenas comunicações que serão realmente úteis para eles para que seu e-mail não vá parar na lixeira ou na caixa de spam.

5) Interaja com seus prospects de forma natural

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Crie uma interação automatizada com seus prospects, mas que seja de forma natural, por exemplo: ao enviar um e-mail deixe-o mais personalizado possível. Não envie mensagens “engessadas” como um robô. Crie um diálogo com seus leads e permita que eles decidam se querem receber uma ligação ou agendar um contato presencial para orçamento e etc. Outra forma de interagir naturalmente é estar presente nas redes sociais e utilizá-las para se aproximar ainda mais dos seus prospects e conhecer os gostos e os hábitos deles.

6) Utilize o funil de vendas

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Não necessariamente o seu produto principal será vendido logo no primeiro contato, por isso é importante definir um funil de vendas. O topo do funil é a parte mais ampla, onde seus futuros clientes terão o primeiro contato com sua empresa ou com seu site. Depois temos o meio de funil, onde começamos a filtrar os leads que realmente estão interessados nos seus produtos ou serviços. Neste ponto o usuário busca por mais informações e por resolução dos seus problemas. Já no fundo do funil, é onde seus leads podem se converter em clientes, pois eles já conheceram as opções disponíveis e já estão avaliando a possibilidade de efetivar a compra. Nesse estágio a empresa precisa mostrar seu diferencial para encantar o cliente.

O funil é importante para que o prospect primeiro se interesse e crie uma relação de confiança em você e no seu produto ou serviço, e que ele passe por toda a jornada do consumidor de forma espontânea até chegar à venda de fato.

7) Seja profissional e crie uma experiência única para seu cliente

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Como já dito acima, fidelizar o cliente é mais ou tão importante quanto atrair. Por isso, se você já conseguiu fazer com que ele comprasse seu produto ou serviço, garanta o melhor atendimento possível. Trate seu cliente de forma única e diferenciada para que ele fique totalmente satisfeito e que volte a comprar com você em um segundo momento. Afinal, cliente satisfeito é também um cliente fiel e que indica para outras pessoas.

8) Invista em treinamentos para o seu time e quebre as objeções

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Para concluir esse processo é importante que toda a sua equipe esteja alinhada e capacitada para contornar as objeções dos clientes e fechar o negócio. É muito importante que sempre exista um alinhamento entre as equipes de vendas/atendimento e marketing e, para isso, é preciso investir em treinamentos de capacitação e definir claramente as funções de cada um.

9) Invista em produtos e serviços de qualidade

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O consumidor tem se tornado cada vez mais exigente, e por isso é fundamental que, seja o que for que você tenha a oferecer, seja de qualidade. A sua empresa e sua marca precisam se tornar referências para o cliente e buscar se aperfeiçoar cada dia mais.

10) Peça um feedback aos clientes

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É importante ouvir a opinião dos seus compradores para saber o grau de satisfação deles com seus produtos ou serviços. Utilize um sistema de automação, como um CRM, para você gerenciar o volume de clientes com atendimento personalizado.

Outra dica para fidelizar o cliente é desenvolver ações como sorteios ou premiações nas redes sociais em datas comemorativas, como Natal, dia das mães e dos pais etc.

11) Fique de olho nos concorrentes

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Por último, mas não menos importante, esteja sempre atento às estratégias dos seus principais concorrentes. O objetivo não é copiá-los, mas sim ver o que eles estão fazendo e pensar o que a sua empresa pode oferecer de melhor e de diferencial para seus clientes em relação aos outros.

Atrair novos clientes é uma demanda contínua de todos os segmentos de negócio, e as ações para isso precisam estar sempre atualizadas e de acordo com a era do marketing digital, afinal de contas, você não quer ficar pra trás não é mesmo?

Aplique essas dicas no dia a dia da sua empresa e veja como elas podem ajudar a alavancar os seus negócios de forma mais rápida do que você imagina.

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