15 49,0138 8,38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300

Fale diretamente com o seu público através do Whatsapp

O sonho de todo profissional de Marketing é ter uma linha direta com os consumidores. Dessa maneira é possível controlar todo o fluxo da informação, eliminar os intermediários e ter certeza de que as suas mensagens foram entregues (e vistas) no momento certo.

O email marketing tem cumprido esse papel muito bem, mas uma ferramenta que faz parte do dia a dia dos brasileiros também pode ter um papel de destaque na sua estratégia: o Whatsapp.

O comunicador instantâneo ganhou destaque no nosso mercado quando as operadoras de telefonia ainda cobravam pelos SMS. O Whatsapp se tornou uma possibilidade de enviar mensagens e bater papo com amigos, familiares e colegas de maneira gratuita.

Com o tempo, o aplicativo ganhou outras funcionalidades: agora é possível enviar vídeos, fotos, gifs e áudios através do Whatsapp. Além disso, é possível fazer ligações de voz e vídeo gratuitamente, além de compartilhar histórias como no Instagram e no Snapchat – embora esse último recurso não tenha agradado muito aos usuários.

Por conta de toda essa popularidade, o Whatsapp passou a ser utilizado também pela publicidade, embora ainda muito timidamente. Mas se você quer falar diretamente com o seu público, o Whatsapp é uma boa opção.

Confira nossas dicas para falar diretamente com o seu público através do Whatsapp:

Como criar uma campanha de Whatsapp através do Facebook

criar-campanha-whats-atraves-facebook

O aplicativo, que atingiu a marca de 1,3 bilhões de usuários em julho deste ano, foi adquirido pelo Facebook em 2012. A empresa de Mark Zuckerberg prometeu, na ocasião da compra, que não impactaria os usuários com publicidade no mensageiro instantâneo.

Porém, esse panorama parece estar mudando, e recentemente foi lançada uma ferramenta para campanhas através do Whatsapp. Com esse novo formato, os usuários são impactados pela publicidade no Facebook, e podem enviar mensagens diretamente para as empresas no Whatsapp.

A funcionalidade ainda não está disponível para todos os anunciantes, mas é questão de tempo para que seja liberada globalmente – então é melhor tomar conhecimento e planejar suas campanhas desde já.

Para utilizar, acesse o Power Editor das suas campanhas no Facebook. Inicie uma nova campanha, e na área de objetivos selecione a opção “Mensagens”. Ali você pode optar entre o Facebook Messenger e o Whatsapp, se a sua conta já estiver habilitada.

O lado bom é que não são campanhas invasivas: o usuário verá o seu anúncio no Facebook, e só entrará em contato se desejar. Se a sua empresa usa o Whatsapp como um meio de comunicação com os clientes, essa pode ser uma excelente opção.

Como divulgar a sua empresa através do Whatsapp

divulgar-empresa-no-whatsapp

Outra opção é ter uma campanha mais ativa, e não reativa, e enviar mensagens de interesse diretamente para os seus clientes pelo Whatsapp.

O aplicativo conta com novas funcionalidades, e é possível enviar mensagens com fotos, vídeos, áudios e outros formatos que possam ser interessantes para o seu público-alvo.

Mas não crie grupos para enviar as mensagens: pense que os participantes de um grupo podem visualizar os números de telefone, ou podem enviar respostas sem parar no aplicativo. E isso tornará a experiência muito desagradável.

Se você possui poucos contatos, pode tentar enviar as mensagens uma a uma. Mas já existem empresas especializadas em marketing pelo Whatsapp, que podem organizar esses envios de uma maneira regular e de acordo com as boas práticas do envio de mensagens de marketing.

O importante em uma campanha através do Whatsapp é usar o bom senso, sempre, e também ter certeza de que os usuários serão capazes de enviar respostas pra você. Porque a maior beleza do aplicativo é a instantaneidade do fluxo de informações, e se você não for capaz de responder imediatamente é melhor nem começar.

Como seguir as boas práticas no envio de mensagens pelo Whatsapp

boas-praticas-envio-msg

Assim como no email marketing, o envio de mensagens pelo Whatsapp também deve observar algumas regras para ter o melhor resultado possível sem incomodar os clientes. Confira algumas dessas regras:

– Envie mensagens apenas para clientes cadastrados

envie-msg-apenas-clientes-cadastrados

SPAM não é bem-vindo em nenhuma plataforma. Se no email marketing enviar mensagens para usuários que não se cadastraram já é ruim, no Whatsapp é um pecado mortal. Enviar uma mensagem para o telefone de alguém é uma pequena invasão de privacidade, e você só pode fazer isso caso o cliente tenha autorizado expressamente.

Não pense que o único problema é ter o seu número bloqueado: enviar mensagens não autorizadas causa sérios danos à imagem da sua empresa. Os usuários não confiam em marcas que enviam mensagens no Whatsapp sem autorização, e poderão deixar de comprar com você para sempre.

Ou seja: nunca, em hipótese alguma, envie mensagens sem autorização. Para captar contatos, crie formulários que peçam o número de telefone e que deixem claro sua intenção de enviar mensagens pelo Whatsapp.

– Cuidado com o horário de envio

cuidado-horario-de-envio

Imagine ser acordado de madrugada ou durante o fim de semana com notificações de mensagens no Whatsapp: isso com certeza irritaria você, certo?

Então não faça isso com os seus clientes. Deixe para enviar as suas campanhas pelo Whatsapp nos dias de semana, durante o horário comercial. Assim você não atrapalha a rotina do seu contato e poderá ter bons resultados com a sua campanha.

Como em tudo na vida, as campanhas pelo Whatsapp requerem muito cuidado e bom senso. Por isso, leve sempre em consideração o horário na hora de programar os seus disparos.

– Segmente os seus contatos

segmente-seus-contatos

Por último, fica a dica que serve para todos os envios, não só no Whatsapp: segmente os seus contatos, e envie apenas mensagens que são de seu interesse.

O marketing pelo Whatsapp pode ser considerado bastante invasivo, e por isso é importante enviar apenas novidades que realmente interessam aos seus clientes.

Por isso, não deixe de observar os hábitos de consumo de cada cliente para impactá-los apenas com mensagens relevantes e que farão a diferença. Dessa maneira os consumidores ficarão satisfeitos com o seu contato, e você terá chances reais de fazer grandes negócios!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

 

vendas
Post anterior
Truques para melhorar as suas vendas
Próximo post
Como se inspirar para criar o conteúdo da sua marca

1 Comentário

Deixe uma resposta

Aprenda sobre marketing digital!

Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

Email cadastrado com sucesso!