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Email Marketing para nutrição de Leads: uma estratégia que funciona?

Atrair leads, diga-se de passagem, não é uma tarefa tão simples como parece ser. Afinal, para atraí-lo é preciso pensar em uma complexa estratégia de marketing digital que envolve a criação de blogs, sites, landing page, conteúdos — textuais, imagéticos e audiovisuais —, análise de SEO (Otimização para Mecanismos de Buscas) e muita pesquisa para estudar o público com o qual se deseja relacionar-se.

Uma vez atraído, o lead precisa ser nutrido, do contrário todo o esforço dispensado será visto como algo feito em vão, sem contrapartida alguma para o crescimento dos negócios da empresa.

Nesse sentido, surge o e-mail marketing, ferramenta que tem se apresentado como uma excelente solução não só para nutrir o lead, mas também para ajudar a marcar a fechar novos negócios e estabelecer um relacionamento duradouro com os clientes já fidelizados.

Mas, em se tratando especificamente de estratégia para a nutrição dos leads, será que realmente o e-mail marketing é a melhor solução? O que você acha? Caso ainda tenha dúvidas a respeito, fique conosco e vamos, a seguir, descobrir juntos. Topa?

Afinal, o que é email marketing?

O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação entre cliente e marca, usado basicamente desde que se inventou o computador e outros dispositivos similares e a internet.

Alguns estudiosos dizem que o e-mail marketing tem suas raízes em técnicas antigas de relacionamento com os clientes. Faz sentido, veja: até o século o passado — ainda hoje é comum isso acontecer, mas com menos frequência —, como é que as empresas entravam em contato conosco, oferecendo seus serviços e produtos ou até mesmo fazendo pesquisas de opinião? Por telefone. Utilizavam seus bancos de dados telefônicos de clientes e ligavam.

Pois bem, podemos pensar o e-mail marketing como uma técnica moderna, condizente com a nossa época e com o consumidor contemporâneo — nos dias atuais, este tem o e-mail praticamente incorporado à sua vida. Em vez do telefone, utiliza-se o e-mail como um canal de comunicação, ferramenta que, além de proporcionar uma ampla comunicação, se personalizada nesse sentido, oferece melhor relação custo-benefício.
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O email marketing está integrado à jornada de compra do cliente

O e-mail marketing vai bem mais além do que a simples função de enviar mensagens para os clientes, ele integra o que se chama de “jornada de compra do cliente”, portanto ele assume papel crucial para o sucesso da empresa.

A jornada de compra do cliente é, nada mais nada menos, o caminho que o cliente percorre até chegar ao momento em que ele fecha um negócio com determinada marca. Envolve, em média, quatro fases:

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  1. Momento em que o potencial cliente percebe que tem um problema

Aqui, podemos dizer que o cliente potencial não sabe muito bem qual é o seu problema. Deve, portanto, a empresa prevê-lo e oferecer ajuda, buscando dessa forma atraí-lo. Uma forma de ajudar é oferecer conteúdo de qualidade e relevante, que o ajude a seguir para a próxima etapa da jornada.

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  1. Momento em que ele reconhece o problema

Nesta fase, o cliente em potencial reconhece o problema, com base no material fornecido pela marca que se antecipou e conseguiu prever o comportamento do consumidor. Deve, aqui, a empresa criar o estímulo necessário para que o cliente em potencial se sinta com vontade de resolver o problema.

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  1. Momento em que ele considera solucionar o problema

Neste momento, o cliente em potencial já está decidido a resolver o seu problema e, para isso, busca marcas que possam lhe ajudar nesse sentido. Deve a empresa, aqui, oferecer a solução (produto, serviço, etc) e mostrar todas as suas qualidades.

Pode, para isso, criar uma landing page e oferecer como brinde (atrativo) um e-book sobre as qualidades do produto que o cliente precisa. Ao fazer isso, você pode solicitar os dados dos clientes e iniciar um diálogo inteligente por e-mail. É aqui que entra em ação o e-mail marketing como parte da estratégia, que leva o cliente a última etapa da jornada.

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  1. Decisão de compra

Aqui, o cliente já está se sentindo seguro em fazer negócio com determinada marca, a partir da relação constituída por e-mail. Logo, ele toma uma decisão que vai ao encontro dos objetivos da empresa: adquirir o produto ou serviço.
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Estatísticas do email marketing: impacto e estratégia de sucesso

O uso do email marketing como parte da estratégia de marketing digital pode, sim, impactar positivamente os negócios da empresa. No entanto, tudo vai depender da forma como a campanha é produzida e como a marca conduz tal operação.

Segundo uma recente pesquisa, 77,2% — do total de 1247 que foram entrevistadas — das empresas brasileiras adotam o e-mail marketing como parte de sua estratégia de marketing digital. Os motivos pelos quais elas escolheram tal ferramenta foram: possibilidade de desenvolver e nutrir o relacionamento com os clientes; chance de oferecer novos produtos e serviços; e, por fim, para aumentar o tráfego orgânico em seus blogs e sites. Desse universo, 96,7% responderam acreditar na eficácia do e-mail marketing.

No entanto, segundo o estudo, somente aquelas que deram a devida importância a tal ferramenta foram capazes de obter melhores resultados. Das empresas que responderam usar o e-mail marketing, somente 89,7% monitoram os resultados. Com isso, elas puderam implementar mudanças, visando reorientar a campanha para a obtenção de melhores soluções.

Além disso, somente 88% daquelas que disseram adotar o e-mail marketing contam com profissionais dedicados e qualificados, especificamente contratados para cuidar da estratégia desta ferramenta. E isso influencia diretamente em seu sucesso.

Já no que diz respeito à nutrição dos leads, somente 66,2% da população pesquisada investem com certa frequência em tal público ou públicos, segmentando os e-mails disparados. Isso fez com que elas se tornassem bem mais sucedidas.

Tal pesquisa revela que é possível obter impacto e sucesso a partir da adoção do e-mail marketing pelas empresas. Entretanto, para que os resultados apareçam com maior rapidez, é preciso que a marca invista com frequência na nutrição de leads, monitore os resultados, segmente os e-mails disparados levando em consideração o perfil de cada público, adote um planejamento responsável e um calendário editorial e acompanhe tudo de perto, para implementar mudanças se assim for necessário.

Além disso, ela pode adotar softwares inteligentes, como a Nitronews. Trata-se de uma ferramenta eficiente e capaz de ajudar a sua estratégia de marketing digital a obter sucesso de forma mais rápida.

E então, o que está esperando? Entre agora em contato com a Nitro Marketing Digital e peça seu Nitronews – Email Marketing. Estamos esperando por você para, juntos, desenharmos a melhor solução para o seu caso!

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