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Como atrair consumidores para o seu e-commerce com conteúdo

Divulgar uma loja virtual é um dos segredos para o sucesso (além, claro, de vender produtos de qualidade com um preço justo). Quem não é visto não é lembrado, e o pessoal do Marketing que trabalha com e-commerce se esforça para exibir a marca sempre que possível: através de links patrocinados, marketing de influência, redes sociais, etc.

Mas tem uma maneira de divulgar um e-commerce que muitas vezes é negligenciada pelos profissionais: o Marketing de Conteúdo. E não deveria, já que o conteúdo de qualidade pode aumentar consideravelmente o tráfego no seu e-commerce, além de construir reputação e ser o alicerce de um bom relacionamento com os consumidores.

Mais do que isso: o Marketing de Conteúdo vai ser o responsável pelo bom posicionamento do seu e-commerce nas ferramentas de busca, como o Google. Você acha que isso não é importante? Pense novamente. Segundo uma pesquisa realizada em 2016 pelo Sebrae, nada menos que 68% das vendas das lojas virtuais foram originadas nas buscas orgânicas.

Com conteúdo de qualidade, o seu e-commerce terá um posicionamento melhor nas buscas, e consequentemente terá mais vendas. Mas como produzir esse conteúdo de qualidade? É sobre isso que vamos falar hoje!

Dicas para atrair consumidores para o seu e-commerce com conteúdo

Defina qual é o seu público-alvo

publico-alvo

Vai criar conteúdo para bombar o seu e-commerce? Ótimo. Mas é necessário saber para quem você vai estar falando. Criar conteúdo genérico é uma grande perda de tempo e dinheiro. Diante da enorme oferta de conteúdo na internet, as pessoas buscam aquilo que melhor se aplica ao seu dia a dia e às suas necessidades.

Por isso, é necessário fazer um estudo detalhado para definir quem é o público-alvo da sua loja virtual. Faça pesquisas, observe os dados dos consumidores que já fizeram compras, analise as estatísticas das redes sociais. De posse dessas informações, você pode criar uma persona. Ou seja, um perfil que representa bem o seu público e para quem você vai criar o seu conteúdo.

É interessante que a sua persona tenha nome, idade, profissão. Também é importante saber quais são os desafios que ela enfrenta, e quais as soluções que você pode oferecer para ela. Dessa maneira você poderá criar um conteúdo que se aplica às suas necessidades e ter muito mais sucesso.

Já sabe quem é a sua persona? Então agora é hora de focar no conteúdo!

Capriche nas descrições de produtos

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Pense no seu próprio comportamento quando busca um produto para comprar na internet. Você provavelmente joga uma palavra-chave que o identifique nas ferramentas de busca, certo? Pois a maioria dos usuários também faz isso.

Digamos que você vai viajar para uma estação de esqui e está preocupado com o que vai vestir. Provavelmente vai jogar algo como “roupa para neve” no Google. E por isso é importante ter uma descrição rica dos seus produtos no site, que prevejam as buscas que os usuários podem fazer.

Definir qual é a palavra-chave de cada produto é importante, mas não se esqueça de descrever o seu produto com riqueza de detalhes para também conquistar novas visitas na cauda longa. Quanto melhor a sua descrição, mais visitas o seu e-commerce vai receber. E quanto mais visitas receber, maior será o volume de vendas.

Publique um FAQ completo e que contemple todas as dúvidas mais comuns

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É natural que os seus clientes tenham dúvidas na hora de fazer uma compra, e nem todas são contempladas nas descrições dos produtos. Por isso, tenha uma página de perguntas frequentes (ou FAQ = frequently asked questions) para que os seus futuros clientes possam tirar suas dúvidas sem precisar acionar o SAC.

Além de poupar recursos da sua empresa, uma boa página de FAQ também pode contribuir para aumentar a confiança do consumidor, além de também trazer bons resultados para o SEO do e-commerce.

Aposte em textos simples, claros e diretos para auxiliar na compreensão do leitor. Caso um tutorial mais completo seja necessário, insira o link para que o seu cliente seja direcionado para o local correto.

Permita que os consumidores compartilhem reviews no seu site

A publicação de reviews no e-commerce é bastante vantajosa para o lojista. Os reviews fornecem a prova social, que incentiva muitas pessoas a fazerem compras a partir do momento em que se sentem mais seguras comprando de uma loja que já fez outros negócios bem sucedidos.

Além disso, ao abrir espaço no seu site para reviews, os consumidores passam a considerar duas coisas: que você não tem medo de críticas e que você se importa com a opinião dos clientes. Com os reviews você estabelece uma relação de confiança com o consumidor, e as chances de efetuar uma venda se tornam muito maiores.

E os reviews também contribuem para o SEO do e-commerce, já que os consumidores usarão outras palavras na construção dos seus textos, o que pode ajudar o seu e-commerce a aparecer na busca de outras palavras-chave. Ou seja, eles só trazem benefícios!

Compartilhe conteúdo interessante em um blog

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Para aprofundar ainda mais o relacionamento com os seus clientes, um blog é uma excelente maneira de compartilhar conteúdo interessante e conquistar um tráfego ainda maior para o seu e-commerce.

Em um blog você pode compartilhar dicas, notícias interessantes e tutoriais que atrairão não somente os consumidores do seu e-commerce, mas também usuários que nunca ouviram falar da sua marca – até aquele momento.

No blog você pode estender o diálogo com os clientes, usar uma linguagem ainda mais descontraída e reforçar o posicionamento da sua marca. Além disso, com o blog você terá ainda mais conteúdo indexado pelo Google e outras ferramentas de busca, o que fará seu negócio ser encontrado com uma frequência ainda maior por usuários que fazem buscas aleatórias.

Um blog pode ser o primeiro estágio dos usuários no funil de vendas da sua empresa, e com o conteúdo certo você fará o cliente perceber que precisa do seu produto. Depois é só conduzi-lo com cuidado até a página de pagamento!

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