15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300 true
capa-saiba-tudo-facebook-ads

Saiba tudo sobre o Facebook Ads

O Facebook é a maior rede social da atualidade e seus números surpreendem – no mundo todo, por exemplo, são 2 bilhões de usuários. Só no Brasil, ele tem mais 115 milhões de inscritos, ou seja, mais da metade da população brasileira. Além disso, 67% de todos os brasileiros presentes no Facebook acessam a rede social diariamente utilizando dispositivos móveis.

Como você pode ver, o Facebook tem um tremendo potencial de mercado, com uma grande variedade de públicos e usuários constantemente conectados, utilizando a rede social não apenas para se divertir e se comunicar, mas também para buscar informações, recomendações e soluções para problemas.

Não é por acaso que já há algum tempo as empresas começaram a investir em ações nas redes sociais, em especial na criada por Mark Zuckerberg. As agências de marketing e publicidade desenvolvem ações específicas para esses meios e trabalham diariamente analisando as métricas do Facebook.

Com tanto potencial de mercado, surgiu o Facebook Ads, que nada mais é do que a plataforma para criar anúncios e campanhas veiculados dentro do próprio Facebook e do Instagram, através da combinação de diversos tipos de público e de interesses.

Através do Facebook Ads, é possível utilizar uma publicação existente ou criar um novo post, além de anunciar utilizando diversos formatos, cada um com um objetivo específico. Ao criar o anúncio no Facebook Ads, você ainda define segmentação de público, posicionamento do anúncio, orçamento e quando e por quanto tempo seu anúncio vai ser veiculado (programação).

Vantagens de utilizar o Facebook Ads

vantagens-utilizar-facebook-ads

Mas porque anunciar utilizando o Facebook Ads? Como você viu nos dados no começo desse texto, podemos dizer que quase todo mundo está no Facebook. Isto garante um alcance muito maior para o seu negócio.

Com um público tão amplo, há também a vantagem da segmentação, que, quando é bem-feita e direcionada, garante resultados muito eficazes, atingindo e atraindo novas pessoas para a sua marca. A segmentação ainda pode ser variada, para atingir públicos diferentes, o que aumenta as possibilidades das ações de Marketing Digital.

Também é preciso lembrar que é cada vez mais difícil atingir seus fãs no Facebook de forma orgânica (sem anúncios), porque, com o alto volume de usuários e de empresas disputando atenção, a plataforma criou um algoritmo, o Edge Rank, que define os conteúdos mais relevantes para cada pessoa segundo o seu comportamento na rede (amigos, interesses, curtidas, cliques, buscas e por aí vai). Isso significa que, por melhor que seja o seu conteúdo, vai ser necessário investir em publicidade para alcançar mais pessoas.

Outro atrativo dos anúncios no Facebook Ads é que não há valor mínimo para começar a investir nem obrigação de manter um determinado valor. Isso permite adequar seu orçamento às suas necessidades de marketing. Some isso a uma boa segmentação e você vai economizar bastante, direcionando seu investimento para atingir pessoas que realmente possam se interessar por seu produto ou serviço.

Por fim, um dos maiores trunfos das ações de Marketing Digital é que elas são mensuráveis e isso não poderia ser diferente no Facebook Ads. Através das métricas, é possível acompanhar o desempenho dos seus anúncios, medindo resultados e analisando o comportamento do seu público.

Tipos de anúncio

tipos-de-anuncio

O Facebook Ads oferece diversos tipos de anúncio, divididos em 3 grandes grupos de objetivos de marketing: reconhecimento, consideração e conversão. Antes de escolher qual formato de anúncio utilizar, é preciso entender qual é a finalidade de cada um, por isso, confira quais são eles:

Reconhecimento

reconhecimento-marca-alcance

1. Reconhecimento da marca: anúncios cujo objetivo é alcançar usuários que estejam mais propensos a prestar atenção no seu negócio ou anúncio, aumentando o reconhecimento da marca.

2. Alcance: tem como propósito alcançar o maior número de pessoas de acordo com o seu público-alvo e ainda controlar com que frequência elas verão os anúncios da sua empresa. O direcionamento por localização permite ainda criar um alcance sob medida para quem tem um negócio local e busca promover um anúncio para quem está dentro de um raio nas intermediações.

Consideração

3. Tráfego: anúncio que ajuda a direcionar tráfego do Facebook para páginas externas, como seu site, blog, ofertas, promoções, conhecer um produto/serviço, acessar outros conteúdos, etc.

aumento-trafego

4. Envolvimento: o objetivo é aumentar o envolvimento dos usuários com sua página, evento ou publicações. O envolvimento é medido pelas curtidas, compartilhamentos, comentários, obtenção de ofertas e confirmação em eventos.

aumentar-envolvimento-dos-usuarios

5. Instalações do aplicativo: se seu negócio ou página conta com um aplicativo próprio e quer aumentar o número de instalações, o anúncio leva o usuário direto para a página em que o aplicativo é instalado.

6. Visualizações do vídeo: chamam mais atenção e já recebem mais visualizações orgânicas do que outros formatos estáticos. Com o anúncio, é possível atingir ainda mais gente e adicionar botões como “Comprar Agora”, “Assistir Mais” e “Cadastre-se”, com link de acesso para a página em questão. Ideal para vídeos promocionais ou conteúdos especiais.

7. Geração de cadastros: você pode associar formulários à sua publicação e levantar informações relevantes, como e-mail e telefone, das pessoas que se interessarem para entrar em contato com elas.

geracao-cadastros

Conversão

8. Conversões: similar ao de tráfego, porém voltado para analisar de forma mais sólida o índice de conversão do anúncio. Na prática, é colocado um pixel do Facebook na página de finalização de compra ou agradecimento, fazendo com que seja possível medir o número de pessoas que atingiram o objetivo depois de clicar no anúncio.

conversao

9. Venda do catálogo de produtos: é possível armazenar as informações dos seus produtos ou serviços em um catálogo e criar anúncios que exibem de forma automática produtos desse catálogo baseados no público-alvo.

10. Visitas ao estabelecimento: agora os anúncios do Facebook podem ir além do digital. Através desse formato, é possível determinar um raio de alcance a partir da sua loja/empresa/evento e exibir anúncios para as pessoas dentro dessa geolocalização, fazendo com que as pessoas vão até você.

Se sua empresa quer anunciar no Facebook Ads, busque a orientação de uma agência de Marketing Digital para obter os melhores resultados!

https
Post anterior
As vantagens de ter um site HTTPS
gmail
Próximo post
Tenha uma taxa de abertura melhor no Gmail

Aprenda sobre marketing digital!

Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

Email cadastrado com sucesso!