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Dicas para ter melhores resultados com a sua página no Facebook

O Facebook é, inegavelmente, a mais importante rede social da atualidade. Enquanto outras redes sociais deixaram de atrair a atenção do público e saíram do ar (saudades, Orkut!), o Facebook soube se manter relevante – e não dá o menor sinal de cansaço.

Para as empresas que apostam no Marketing Digital como uma forma de divulgação dos seus produtos e serviços, ter uma página no Facebook é fundamental. Através dos posts no FB você apresenta suas novidades para o público-alvo, e tem chance de socializar com os seus consumidores.

Também é importante lembrar que muitos internautas passam o dia inteiro com o Facebook aberto, e que é através da rede social que se informam. Muitos também usam a timeline para pedir recomendações, e ter uma página é a maneira perfeita de aproveitar essas oportunidades.

Porém, muitas vezes o Facebook não corresponde às nossas expectativas. Muitas vezes iniciamos uma página esperando que milhões de fãs irão curtir nossas publicações, e isso não acontece.

Para evitar frustrações, reunimos algumas dicas para você ter os melhores resultados possíveis com a sua página no Facebook. Confira:

– Publique todas as informações da sua empresa na página

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As páginas do Facebook possuem um campo de “sobre” bastante completo, e é fundamental que você forneça o máximo de informações possíveis para os visitantes da sua página. Desde endereço, site e email até horário de funcionamento, formas de pagamento e missão e valores da empresa – todas as informações são importantes.

Ao iniciar a página da sua empresa, certifique-se de compartilhar todas as informações que o visitante pode precisar. Isso inclusive lhe poupará bastante tempo respondendo mensagens de clientes solicitando informações.

– Leve o algoritmo do Facebook em consideração

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O Facebook possui um algoritmo chamado Edge Rank, que classifica a relevância de cada postagem para cada usuário. O funcionamento exato desse algoritmo ainda é um mistério, mas é fato que ele prejudica (e muito) a visualização dos posts das páginas.

Isso significa que mesmo que você tenha milhões de fãs na sua página, apenas uma pequena parcela desse público será impactada pelos seus posts organicamente. O que também é uma forma de garantir que as empresas invistam em publicidade na rede social: ao impulsionar os seus posts, você garante que mais e mais fãs vejam os seus posts.

Por isso, antes de desistir de postar no Facebook ou brigar com a sua agência por não ter os resultados esperados, leve em consideração o algoritmo. E pense com carinho na possibilidade de impulsionar os posts.

– Poste com regularidade

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Pense no Facebook como uma bola de neve: quanto mais você posta, mais likes e comentários recebe. E quando mais likes e comentários recebe, mais fãs novos aparecem. Por isso é fundamental manter uma regularidade de postagens na sua página, para manter o seu conteúdo sempre em evidência.

Se você tem dificuldade em pensar em conteúdo genial todos os dias, faça uma programação semanal ou mensal. Não deixe de verificar quais são as datas comemorativas e feriados para preparar conteúdo especial nesses dias.

– Interaja com o seu público

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Lembre-se de que o Facebook é uma rede SOCIAL. Socializar com a sua audiência não é apenas desejado: é obrigatório. Responda a todas as mensagens, comentários e menções que você receber no Facebook – se necessário, monte uma equipe para fazer isso. Mas nunca, em hipótese alguma, deixe seus clientes sem resposta. Isso pode prejudicar seriamente a imagem da sua empresa.

Também é bacana estimular a interação do público. Publique perguntas, enquetes, e outros conteúdos que incitem o seu cliente em potencial a interagir com a sua empresa. Isso mostra que você tem interesse na opinião do usuário, e que se preocupa em oferecer o melhor serviço.

– Aposte em imagens e vídeos de qualidade

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Leve sempre em consideração que o Facebook é uma rede social extremamente visual. Os posts que mais chamam a atenção dos usuários (e, consequentemente, têm mais chances de viralizar) são aqueles que contam com imagens e vídeos de alta qualidade.

Por isso, não deixe de aplicar um bom tratamento às suas fotos e de apostar em design de qualidade para os cards de Facebook. Aposte também em infográficos e vídeos com curta duração – e alto apelo para os usuários!

– Não programe os posts e não encurte os links

Também é importante levar em consideração algumas particularidades do Facebook.

A rede social, por exemplo, garante uma maior visibilidade a posts publicados de maneira nativa, diretamente na timeline, em detrimento dos posts programados. Por isso, sempre que possível não deixe os seus posts programados e publique diretamente na timeline.

O mesmo vale para links encurtados: o Facebook não dá a mesma visibilidade para conteúdo com links encurtados em ferramentas como o bit.ly que dá para links que são simplesmente colados no post. Por isso, tente evitar o uso de encurtadores para garantir mais visualizações para o seu conteúdo.

– Fique de olho nos melhores dias e horários para postar

É importante levar em consideração os hábitos dos usuários na hora de postar no Facebook. Postar durante a madrugada, por exemplo, é um tiro no pé. Poucas pessoas estão online nesse horário e provavelmente seu conteúdo não será visualizado.

Por isso, é fundamental ficar de olho nos melhores dias e horários para publicar os seus posts. Os dias de semana, entre terça e quinta-feira, costumam ter os melhores resultados. Em relação aos horários, os picos de acesso do Facebook no Brasil costumam ser às 11h, 15h e 20h.

– Divulgue a sua página no Facebook

A audiência no Facebook não se constrói sozinha: as pessoas precisam saber que você possui uma página. Por isso, não meça esforços para divulgar a sua página sempre que possível. Mande mensagens através do email marketing para convidar seus clientes a curtirem a página. Cole cartazes no seu ponto de venda. Mande cartões junto com a sua entrega.

Não interessa o método, o importante é que as pessoas sejam informadas sobre a existência da sua página no Facebook para que possam curti-la!

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