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Confira 10 mitos e erros que prejudicam sua empresa no digita

Confira 10 mitos e erros que prejudicam sua empresa no digital

Conhecer mitos e erros que prejudicam sua empresa no digital é interessante para qualquer empreendedor no momento atual. Entender o que pode acabar impedindo o seu crescimento total, é essencial para conseguir ultrapassar essa barreira.

E saiba que são muitos os erros e mitos que acabam influenciando na forma como várias empresas trabalham. Porém, várias dessas questões podem ser resolvidas de forma simples: com informação e as ferramentas certas ao seu lado.

De toda forma, estamos aqui para te apresentar 10 mitos e erros que podem prejudicar a sua empresa dentro da internet. Confira!

1. Mito: o marketing digital vai passar por ser só uma moda

Mito: o marketing digital vai passar por ser só uma moda

Um dos maiores mitos que prejudicam sua empresa no digital é achar que o marketing digital é apenas uma moda. Até hoje, empresas deixam de investir nessas soluções, por acharem que não vale a pena, afinal, isso deve passar.

Contudo, desde a popularização da internet, novas formas de se fazer marketing foram sendo desenvolvidas. E hoje, a modalidade digital é a que traz mais resultados, e prova disso é que as grandes empresas não deixam de investir nesse meio.

Recentemente, os investimentos em marketing digital cresceram 74,2%, e isso só deve aumentar com o tempo. Trazendo excelentes resultados para quem usa, e atingindo o público correto, essa estratégia não pode ser subestimada.

Porém, é claro, enquanto vivermos também fora da internet, outras estratégias de marketing também vão funcionar. Entretanto, hoje em dia, é seguro dizer que as alternativas digitais são tão boas quanto às oferecidas por outros métodos de se chegar ao cliente.

De toda forma, o marketing digital veio para ficar, e, como hoje não imaginamos um futuro sem internet, a tendência é que se fortaleça ainda mais. Logo, se a sua empresa ainda não faz uso dessas estratégias, já passou da hora de dar o pontapé inicial.

2. Erros: só fazer uso das redes sociais na estratégia

 Erros: só fazer uso das redes sociais na estratégia

As redes sociais surgiram para trazer as relações pessoais para dentro do ambiente digital, e conseguiram fazer isso muito bem. Hoje, vários canais diferentes estão disponíveis, para agradar diferentes públicos, e permitir que eles tenham a interação que quiserem.

Porém, isso também é usado pelas empresas, que querem tornar o seu negócio mais acessível para o público. Permitir a comunicação, por um meio mais descontraído, é uma boa maneira de garantir que estará atendendo o seu cliente de uma boa forma.

Contudo, basear todas as suas atividades digitais, apenas nas redes sociais, pode ser um erro grave das empresas. Isso porque, as políticas desses canais mudam a todo instante, e isso pode acabar fragilizando toda a sua estratégia.

Se você só produz reels para o Instagram, por exemplo, e a plataforma muda para priorizar fotos, todo o seu conteúdo é prejudicado. Porém, se os vídeos também são aproveitados em um blog, o impacto tende a ser menor, pois existe outro meio de consumo.

De toda forma, usar blogs e sites, por exemplo, te ajuda a diversificar a sua atuação, o que não te deixa dependente de um único canal. Isso, além de ser mais seguro, também permite que você atinja um público muito maior no fim das contas.

3. Mito: é preciso ter uma equipe grande para dar certo

Mito: é preciso ter uma equipe grande para dar certo

Outro mito muito comum de ser encontrado atualmente é de que as estratégias digitais só dão certo com muitas pessoas. Vários empreendedores acreditam que precisam contar com um time extenso para fazer com que os resultados apareçam na internet.

Contudo, é interessante destacar que isso é apenas um mito, e que existem formas de fazer isso com uma equipe mais enxuta. Inclusive, várias ferramentas já foram desenvolvidas justamente para fazer com que esse trabalho seja mais prático.

Hoje, é possível programar postagens em redes sociais, além de realizar diversas outras tarefas de maneira automatizada. Quem tem uma boa organização, e é disciplinado para alcançar suas metas, consegue alcançar bons resultados mesmo sozinho.

Porém, é sempre interessante ter algumas pessoas ao seu redor, para tornar o seu trabalho mais simples. No entanto, uma equipe pequena, em muitos casos, já é o suficiente para fazer com que os resultados venham à tona.

Como boa parte das empresas brasileiras são pequenas ou médias, tenha a ciência de que é possível progredir no estágio que você está hoje. Com planejamento, aplicação, e usando as ferramentas certas, é possível alcançar resultados bastante expressivos.

4. Erro: fazer investimentos apenas nos anúncios

Erro: fazer investimentos apenas nos anúncios

Os anúncios são ferramentas muito úteis no momento de fazer sua marca ter contato com um grande número de pessoas. Várias plataformas disponibilizam isso para os seus usuários, e elas apresentam bons resultados, de maneira geral.

Contudo, é interessante destacar que a sua estratégia não pode depender exclusivamente da presença de anúncios. Por mais que aumente o seu alcance, não garantem que a sua lead seja nutrida para, realmente, comprar algo da sua empresa.

Os anúncios do Instagram, por exemplo, não valem de nada se você não tiver o que oferecer além daquele post. É preciso produzir conteúdo, ter algo a oferecer, e isso, o uso dos anúncios não vai ser o suficiente para substituir.

De toda forma, não estamos falando que os anúncios devem ser deixados de lado, pois eles são muito bons para as empresas. Porém, não dependa totalmente deles para alcançar seus objetivos, e por isso, diversifique a sua estratégia.

5. Mito: o marketing digital custa muito aos cofres da empresa

Mito: o marketing digital custa muito aos cofres da empresa

Muitos acreditam que investir em marketing digital é muito caro, porém, isso, não é verdade, pois acaba sendo uma alternativa até mais barata. Porém, é claro, o preço vai acabar variando de acordo com o tamanho da operação a ser feita.

Porém, saiba que fazer um anúncio no Instagram, por exemplo, custa um pouco mais de R$ 1, atualmente. Isso já demonstra que, sem gastar muito, você consegue atingir um público muito mais amplo, e por isso, essa alternativa não pode ser deixada de lado.

Em todo caso, como existem alternativas que custam por volta de R$ 1, já dá para se imaginar que, no geral, é mais barato do que o método tradicional. Por esse e outros motivos essa opção vem se tornando cada vez mais popular no mercado.

6. Erro: não fazer postagens frequentes nas suas plataformas

Erro: não fazer postagens frequentes nas suas plataformas

Outro erro comum que prejudica a sua empresa na internet é deixar de fazer postagens frequentes na internet. Por mais que, em alguns canais, não seja necessário postar todos os dias, ainda assim, é interessante manter uma boa frequência de conteúdos.

Nas redes sociais, por exemplo, é interessante manter uma frequência um pouco maior de postagens. No Instagram, manter os stories sempre movimentados, além de produzir vídeos quase diários, costuma trazer bons resultados para o seu negócio.

De toda forma, cada plataforma conta com um “calendário” de postagens que acaba sendo mais interessante para seus usuários. Além disso, o seu blog, também acaba sendo um ponto que não pode ser ignorado pelas suas postagens.

Quem deixa de postar material no blog, acaba sendo visto como inativo, o que pode prejudicar o seu negócio. Isso porque, o cliente te descarta como uma opção, além de que transmite a imagem de que você não está atualizado com as novidades.

De toda forma, independente do canal que você usa para se comunicar com o público, é interessante manter uma frequência de postagem. Caso não tenha tempo suficiente para organizar isso, contrate algum funcionário ou terceirize a tarefa, para não cometer erros.

7. Mito: é preciso ter um grande conhecimento técnico na área

Mito: é preciso ter um grande conhecimento técnico na área

Outro mito comum, muito compartilhado no meio, é de que é preciso ter grande conhecimento técnico para atuar no digital. Muitos imaginam que é preciso saber como programar um site do zero para começar a ter os resultados desejados.

Porém, saiba que existem várias ferramentas que automatizam várias tarefas, justamente para facilitar o trabalho nesse sentido. Hoje, além da criação de sites, existem soluções que ajudam no compartilhamento de e-mails, entre outras tarefas básicas.

Tudo isso te ajuda a lidar com várias leads diferentes, porém, sem a necessidade de ter conhecimento aprofundado sobre os temas, necessariamente. Contudo, ainda assim, você não deve subestimar o poder de contar com boa capacitação.

É sempre importante estudar e buscar formas de se manter ativo, entendendo o que realmente está acontecendo. Você não precisa se aprofundar em uma área que não seja o seu foco, porém, ao menos o básico, é interessante de se ter em mente.

Em todo caso, se não tiver tempo para se aprofundar em determinadas áreas, a contratação de novos funcionários pode ser algo positivo. Ter um especialista em cada campo de atuação da sua empresa pode trazer resultados bastante expressivos.

8. Erro: deixar de monitorar os resultados digitais do negócio

Erro: deixar de monitorar os resultados digitais do negócio

Um erro muito comumente cometido, e que prejudica a sua empresa, é não fazer o monitoramento dos seus resultados. Toda estratégia vai acabar trazendo resultados diferenciados, e isso precisa ser acompanhado de perto pela sua equipe.

Descobrir quais resultados estão sendo colhidos, de acordo com o seu planejamento, é essencial para entender os erros que estão sendo cometidos. Comparar com as metas que foram criadas também é um bom exercício a ser feito pela sua empresa.

Em todo caso, é preciso entender que rastrear os resultados vai te ajudar a entender até mesmo quem é o seu público. Além disso, verificar o que foi obtido, vai fazer com que você compreenda o real alcance do seu empreendimento.

É claro que isso vai depender muito, afinal, como já dissemos, é possível ter bons resultados com uma equipe enxuta. Porém, sempre extrair o melhor de todos, para atingirem sempre um público mais amplo, é o objetivo geral de todos.

Enfim, monitorar os resultados é uma postura básica a ser tomada aqui, e que não pode ser ignorada pelo seu negócio. Quem deixa de entender onde estão errando, e o que está colhendo, pode acabar sofrendo com o uso de informações errôneas.

9. Mito: investir no digital é possível apenas para as grandes empresas

Mito: investir no digital é possível apenas para as grandes empresas

Muitos empreendedores imaginam que o investimento na internet é possível apenas para as grandes empresas do mercado. Porém, isso é apenas um mito, afinal, como já vimos, os gastos com esse tipo de estratégia não são tão altos quanto o imaginado.

De toda forma, é justamente na internet que as pequenas e médias empresas têm maiores chances de se tornarem competitivas. Isso acontece porque, com a produção de conteúdo, elas podem ser mais notadas dentro do cenário digital.

Além disso, os anúncios não são caros de serem feitos, o que torna possível que as empresas pequenas também adotem essa estratégia. Chegar ao público certo, independente do seu tamanho, vai aumentar as suas chances de venda.

Em todo caso, o digital tornou possível que as empresas pequenas, de diferentes regiões, alcançassem um público maior. Ou seja, ele não é uma barreira, mas sim, uma oportunidade de tornar a sua estratégia ainda mais eficaz.

Por mais que o cenário atual já conte com várias empresas produzindo conteúdo, ainda assim, saiba que existe espaço. Ao usar a estratégia certa, você vai ser encontrado por quem realmente tem interesse em comprar do seu negócio.

10. Erro: basear o seu comportamento digital apenas na sua concorrência

Erro: basear o seu comportamento digital apenas na sua concorrência

Um dos principais erros que prejudicam sua empresa no digital é se basear totalmente na atuação da sua concorrência. Por mais que isso possa ser algo importante, ainda assim, não deve ser o comportamento do seu empreendimento.

A concorrência, de certa forma, te ajuda a entender onde o seu empreendimento está falhando com os clientes. Entender o que eles oferecem, que a sua empresa ainda não implementou, é essencial para encontrar soluções para o seu negócio.

Entretanto, fazer isso apenas copiando os seus concorrentes, não é a estratégia mais interessante a ser adotada. Os seus clientes vão perceber que um não oferece nada de diferente do outro, e com isso, você perde a sua identidade.

De toda forma, analisar a concorrência, para ter insights, e usar isso para melhorar o seu negócio, é algo inteligente a ser feito. Porém, apenas copiar a estratégia de outras pessoas não é interessante, e por isso, essa postura deve ser deixada de lado.

Enfim, esse é o nosso material, e esperamos que tenha gostado de conhecer os mitos e erros que podem prejudicar a sua empresa no digital!

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