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IAs e o marketing digital: entenda como um está impactando o outro

As IAs e o marketing digital estão diretamente ligados no mundo atual, em diferentes processos. Isso porque, as estratégias mais recentes de atração de clientes faz uso da tecnologia mais moderna do mercado de maneira bastante incisiva.

A Inteligência Artificial está presente em diferentes setores atuais, por mais que não saibamos disso. Várias áreas já fazem uso dessa tecnologia, e no caso do marketing digital, essa situação não seria diferente dos outros casos.

E para te ajudar a entender melhor a relação entre os dois, e os seus impactos, resolvemos produzir este artigo. Aqui, você vai entender como as duas áreas estão interligadas atualmente, para te mostrar o quanto são importantes uma para a outra.

Boa leitura!

Como a Inteligência Artificial e o marketing digital atuam juntos?

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Hoje, IAs e o marketing digital atuam juntos dentro do mercado, para ajudar empresas a atingirem bom desempenho no mercado. O impacto de um no outro faz com que novas tecnologias e estratégias sejam desenvolvidas para melhorar os números em geral.

Basicamente, a Inteligência Artificial é desenvolvida para conseguir realizar tarefas dentro do marketing digital. Isso faz com que o marketing impacte a IA de maneira geral, afinal de contas, funcionalidades são desenvolvidas para serem usadas na área.

Porém, é claro, a IA também desenvolve aplicações e outros processos para diferentes áreas, e não apenas para o marketing. De toda forma, ambos conseguem se relacionar bem, e com a ajuda um do outro, melhoram os resultados de diferentes empresas.

Em todo caso, para te mostrar que a IA também impacta o marketing, vamos apresentar alguns exemplos. A seguir, você vai conhecer tecnologias do tipo que já são usadas corriqueiramente dentro de estratégias de marketing digital:

Chatbots

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Uma das tecnologias mais usadas dentro do marketing digital atual é o chatbot, também chamado de atendente virtual. Essa tecnologia consiste em contar com um robô que é capaz de enviar mensagens programadas para a sua audiência.

Hoje, ela é importante para garantir que todos os seus leads vão ser atendidos quando entrarem em contato com a sua marca. Como o processo é automatizado, ele consegue gerir o seu atendimento de forma que possa até mesmo se converter em vendas.

Apesar de contar com algumas limitações, como não entender determinados comandos, os chatbots são muito úteis. Isso porque, ao menos garantem que o seu público vai ter o atendimento necessário para ter um contato com a sua loja.

Além disso, são altamente personalizáveis, o que permite que você use o mesmo tom de voz para atender o público. Outro ponto é que, se ele não conseguir gerir o atendimento, ele deve enviar uma mensagem informando sobre isso para um atendente.

Em todo caso, o chatbot é uma Inteligência Artificial, e é usado aos montes por diversas empresas de marketing digital. Muitas delas, inclusive, coletam dados valiosos do seu público por meio da interação que os leads têm com essa tecnologia.

Mensagem certa

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Outro ponto em que a Inteligência Artificial impacta no marketing digital é na hora de mandar a mensagem certa. Como já dissemos, ela consegue compreender em que estágio do funil de vendas, provavelmente, cada lead seu realmente está.

Com isso, ele consegue identificar se uma mensagem mais direta, ou para estabelecer uma relação inicial, é mais interessante. Dessa maneira, as suas chances de fazer o lead caminhar durante o trajeto acaba sendo muito maior.

Quanto mais correta for a mensagem para o cenário em que a negociação se encontra, melhor para a sua empresa. Com isso, as suas chances de venda aumentam consideravelmente, e por isso, essa estratégia não deve ser deixada de lado.

E como a tecnologia é capaz de aprender sozinha, ela consegue melhorar cada vez mais esse processo. A Netflix indica materiais para seus usuários por meio dessa mesma técnica, o que já nos mostra o quanto ela pode ser eficaz.

Personalização

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Outro ponto em que a IA é usada no marketing digital é quando falamos sobre a personalização da experiência. Hoje, essa tecnologia pode entender padrões, o que a ajuda a criar uma experiência única para cada uma das leads, facilitando as vendas.

Com isso, os seus clientes conseguem aumentar o nível de satisfação, o que ajuda na retenção do público. É esse tipo de estratégia que o Spotify usa, por exemplo, criando playlists de cada gênero mais ouvido pelo usuário de maneira automática.

Dessa forma, o usuário não precisa criar nada, e ainda aproveita o que realmente foi procurar dentro da plataforma: música. Isso também pode ser usado dentro de estratégias de marketing digital, para atrair o público com algo que ele quer.

Entendendo o padrão de comportamento do lead, a IA é capaz de disponibilizar uma experiência de compra mais agradável. Ou seja, ela vai tornar as vendas mais simples e fazer com que a sua empresa tenha a oportunidade de aumentar seus resultados.

Análises

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A Inteligência Artificial também pode ser usada para realizar a análise de informações sobre seus leads. Hoje, muitos dados são coletados a todo o momento, e conseguir gerir tudo isso, para retirar alguma informação útil, pode ser algo complicado.

Porém, a Inteligência Artificial presente em ferramentas de análise já é capaz de realizar essa tarefa. Quando um programa separa seus clientes de acordo com o estágio no funil de vendas, é esse o processo que está sendo realizado.

Ou seja, a IA é capaz de fazer com que o seu negócio melhore a capacidade de fazer análises assertivas. Por meio de algoritmos e do estudo de comportamento dos usuários, ele entende tudo o que pode ser útil para o seu negócio e te mostra isso.

Existem IAs que até mesmo conseguem prever o comportamento futuro do cliente, o que te ajuda a estar sempre um passo à frente. Esse tipo de informação é muito valioso para fazer com que o seu time dê ao consumidor aquilo que ele realmente quer.

Entender o que ele está procurando, quando a necessidade surgiu, entre outros dados, é essencial no cenário atual. Com isso, você consegue posicionar os seus anúncios e garantir que a sua campanha tenha resultados melhores.

Precificação

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Outra tarefa que pode ser feita por Inteligência Artificial é a precificação de produtos dentro do marketing digital. Hoje, ela é usada de forma que faz com que o seu serviço seja valorizado dentro do mercado, de acordo com as buscas do seu usuário.

Quanto mais se pesquisa por uma passagem para viajar, mais alto o valor acaba ficando de maneira geral. Isso acontece porque a IA consegue identificar que a procura está alta, e faz com que os preços sejam parecidos com os da sua concorrência.

Essa estratégia faz com que os preços das principais empresas do mercado consigam acompanhar a demanda por esse serviço. Dessa maneira, elas aumentam seu lucro de acordo com o número de pedidos que estão sendo feitos.

É interessante destacar que esse procedimento é feito automaticamente, sem a necessidade da sua intromissão. Porém, é claro, depois da IA sugerir um preço a ser adotado pelo seu negócio, você precisa fazer o aceite, afinal, a decisão é sua.

Quais são as vantagens de usar a IA dentro do marketing digital?

Ao usar a Inteligência Artificial dentro do marketing digital, é possível usufruir de uma série de benefícios. Com isso, as chances de sucesso do seu negócio aumentam, afinal de contas, vai ter uma tecnologia de ponta para te auxiliar em vários procedimentos.

Entretanto, é claro que as vantagens de se usar a IA no marketing digital vão acabar variando de acordo com seu uso. Em todo caso, os benefícios são bem diversos, e os principais que podemos destacar são os seguintes:

  • Reduz riscos: a tecnologia permite a análise de dados de maneira mais precisa, com informações concretas, o que te ajuda a reduzir o risco de cometer erros;
  • Agilidade: com a automatização disponibilizada pela IA é possível tornar os seus procedimentos mais ágeis de maneira geral;
  • Satisfação do cliente: consequência das decisões corretas e de maior agilidade, a satisfação do seu público com seus serviços deve aumentar;
  • Mais lucro: com maior satisfação, mais vendas devem acontecer, ou seja, o lucro do seu empreendimento deve aumentar.

Em todo caso, o uso da Inteligência Artificial dentro da sua estratégia de marketing digital só tem a agregar na sua empresa. Com isso, o seu empreendimento é beneficiado, e você aumenta suas chances de conseguir ter bons resultados no mercado como um todo.

Quais são as tendências do uso de IA no marketing atual?

Dentro da aplicação da Inteligência Artificial, existem algumas tendências que vêm se tornando mais populares no momento atual. E estar atento aos principais movimentos feitos pelas empresas é essencial para conseguir se manter atual e não ser deixado de lado por possíveis clientes.

As tendências não são muitas, porém, é sempre interessante conhecer tudo de maneira mais próxima. Quanto melhor informado, maiores são suas chances de se preparar para se adequar ao que o mercado exige no momento. Por isso, vamos te apresentar algumas das principais tendências de IA na área no momento atual:

Machine learning

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Hoje, a maior tendência da Inteligência Artificial no marketing digital é fazer uso do machine learning para melhorar processos. Basicamente, estamos falando de máquinas aprendendo sozinhas, sem a necessidade de ensinar nada para elas.

É o caso do ChatGPT, tecnologia que talvez consiga até mesmo substituir o Google em um futuro próximo. Aqui, a plataforma consegue aprender novas coisas com autonomia, sem a necessidade de ter alguém adicionando dados novos sempre que algo acontece.

Com isso, é possível ter contato com insights que a mente humana não teve em determinado momento. Além disso, o processo feito por uma máquina leva a vantagem de ser realizado em tempo real, sem grandes complicações.

Em todo caso, tecnologias como o ChatGPT, que conseguem aprender sozinhas, vem conseguindo se destacar mais no mercado. Isso faz com que as empresas tenham um desempenho de ainda mais destaque no marketing digital.

Linguagem

A Inteligência Artificial também impacta a linguagem quando estamos falando de marketing digital. Com a tecnologia atual, ela consegue estudar a forma como nos comunicamos, seja de forma oral, seja escrita, compreendendo o que está sendo dito.

É por isso que assistentes como a Siri e a Alexa conseguem funcionar de maneira perfeita atualmente. Hoje, a fala é muito mais fluida, apesar de ainda contar com limitações que fazem com que elas pareçam mais “robóticas” do que humanas.

De toda forma, saiba que já é possível usar isso para fazer com que se tenham bons resultados no mercado. Aliado a um bom planejamento de palavras-chave, você deve conseguir ter um bom desempenho para desenvolver a marca.

Contudo, é claro, é necessário saber como realizar essas tarefas e fazer bom uso dessa tecnologia. Um profissional especializado em marketing digital se faz necessário em sua empresa para garantir que esse cenário consiga se tornar proveitoso.

A IA vai tornar os profissionais de marketing digital obsoletos no mercado?

Uma dúvida quando falamos sobre IAs e o marketing digital é sobre o tempo em que o trabalhador realmente vai ser útil. Como a Inteligência Artificial já realiza uma série de ações diferenciadas, muitos temem que os profissionais da área percam a “utilidade”.

Com isso, dariam trabalho para as máquinas, ficando sem emprego, o grande temor do trabalhador de qualquer área. Contudo, saiba que esse cenário é bem improvável de acontecer, mesmo com a tecnologia tão avançada quanto vemos hoje.

Isso porque, as máquinas atuais aprendem por meio do machine learning, absorvendo conhecimento de pautas escritas. O ChatGPT, por exemplo, funciona dessa maneira, ou seja, usando o que já foi escrito por humanos para basear as suas respostas.

Logo, seria necessário que novos conhecimentos sejam produzidos para continuar mantendo as máquinas atualizadas. E isso, pelo menos até agora, não é feito por nenhuma tecnologia, logo, é bem improvável que a IA substitua os seres humanos.

Em todo caso, essa tecnologia pode ser usada sem maiores temores pelos profissionais, pois só vem para agregar mais valor. Tudo o que torna a realização do serviço mais prática é bem-vindo para melhorar o serviço de todos nós.

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