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Saiba como rastrear os resultados do seu site em 4 passos simples

Saiba como rastrear os resultados do seu site em 4 passos simples

Saber como rastrear os resultados do seu site é algo essencial se você pretende ter melhores resultados dentro da internet. É indispensável monitorar como a atuação da sua empresa está sendo efetiva no cenário digital.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso saber como fazer o rastreamento dos resultados que foram obtidos com suas ações. E a boa notícia é que, seguindo alguns passos simples, é possível fazer com que isso se torne realidade.

E para te ajudar com essa tarefa, resolvemos elaborar um passo a passo de como te ajudar a monitorar os resultados digitais. Por meio de ações simples, você pode descobrir se a sua estratégia online está, realmente, trazendo os frutos esperados para a empresa.

De toda forma, para descobrir como rastrear os resultados do site, confira os 4 passos que separamos a seguir!

1. Escolha o objetivo da sua empresa

Objetivo de um website

O primeiro passo a ser tomado para descobrir como rastrear os resultados do seu site, é definir os objetivos da sua empresa. Dessa forma, você tem ao menos um sinal de que as suas ações estão obtendo resultados positivos ou negativos.

Sem um norte a seguir, não existe maneira de definir se os resultados são positivos ou negativos. Por isso, é preciso ter um objetivo, pois, somente assim, é possível analisar o desempenho que alguma ação tenha tido em seu negócio.

Ou seja, o primeiro passo a ser tomado é definir quais são os objetivos do seu site, com as metas a serem alcançadas na internet. Um bom exemplo de objetivo a ser alcançado é o aumento no número de visitas dentro do domínio do seu negócio.

Para isso, é necessário conhecer a sua persona, o cliente ideal da sua empresa, para definir uma forma de comunicação. É preciso criar métodos que ajudem o seu negócio a alcançar os objetivos que foram traçados no momento inicial.

Tente pensar no que você deseja que seus clientes façam ao entrar dentro do seu site, se é baixar um material, se inscrever na newsletter, entre outras opções. Com isso, você já pode fazer um plano de ação para começar a colocar o plano em prática.

Definir o objetivo do site da empresa é crucial para tornar mais claro quais ações serão tomadas para garantir um melhor desempenho. Alcançar a finalidade para qual foi criada é algo básico para garantir maior sucesso para o seu negócio.

De toda forma, com isso, você ao menos já tem a possibilidade de fazer uma medição de resultados, para descobrir a performance total. Por esse motivo, esse é um ponto crucial para o início do planejamento da sua empresa.

2. Defina com que periodicidade o acompanhamento será feito

Defina com que periodicidade o acompanhamento será feito

Além de definir os objetivos do site da sua empresa, é muito importante escolher a frequência com que os resultados serão monitorados. É essencial que isso não seja feito em qualquer data aleatória, apenas para garantir uma melhor apuração.

O ideal é que a periodicidade leve em consideração todas as limitações do seu negócio, para que o processo seja feito de forma confortável. Isso porque, não adianta nada verificar os dados a cada 3 dias, se o procedimento feito está sendo realizado errado, por exemplo.

Por isso, converse com a sua equipe para verificar quais datas são mais interessantes para garantir um rastreio de maior qualidade. Se o processo pode ser feito com mais qualidade a cada 15 dias, não existe motivo para que não seja realizado dessa maneira.

De toda forma, para garantir que a sua estratégia vai trazer resultados, é preciso ter compromisso com essa tarefa. É essencial que as análises de dados sejam feitas de maneira periódica e consistente, para cumprir com o seu propósito na empresa.

Caso não se tenha compromisso em realizar essas ações, as chances de falhar com o seu plano digital são muito maiores. A sua estratégia de gerar leads para aumentar as vendas pode ser prejudicada de maneira significativa, por exemplo.

Em todo caso, a periodicidade vai depender muito dos objetivos que foram traçados em um momento inicial. Se a meta for aumentar o acesso à landing page, é preciso verificar o volume de visitas ao seu domínio praticamente diariamente, sem grandes espaços.

No entanto, se o objetivo definido for aumentar os acessos gerais em todo o site, um espaço maior pode ser mais interessante. Ter uma visão macro é sempre importante para garantir que sua estratégia está gerando os frutos esperados.

3. As métricas certas são essenciais

Métricas de um website

Nem tudo que pode ser mensurado precisa, necessariamente, passar por uma análise mais aprofundada da sua empresa. É essencial que o seu negócio saiba identificar quais são os pontos que realmente são relevantes para garantir o funcionamento da sua estratégia.

Uma empresa que avalia métricas irrelevantes para o seu objetivo, acabam perdendo tempo essencial para o futuro do negócio. Por isso, é essencial analisar os indicadores corretos, pois são eles que vão dizer se o seu plano de ação está obtendo sucesso.

Além disso, é essencial definir quais são os critérios que serão utilizados para a realização da avaliação dos dados. Por isso, é importante escolher os critérios que serão analisados de maneira crítica, para garantir melhores resultados.

Um exemplo disso é que, se para o seu site, descobrir de onde as pessoas vieram é importante, esse é um critério a ser levado em consideração. A partir disso, você já pode começar a analisar os canais que mais trazem resultados nesse sentido.

Já para o caso do seu objetivo ser aumentar as vendas no site, é importante analisar os contatos que foram gerados pela internet. Isso é essencial para verificar se os dados obtidos online realmente são capazes de trazer os resultados esperados.

De toda forma, as métricas a serem analisadas sempre vão ser aquelas que mais se adequam às necessidades da sua empresa. Por isso, definir o que será analisado é algo tão especial para garantir um rastreio de resultados mais eficaz.

Em todo caso, as métricas perfeitas são aquelas que cumprem com o objetivo esperado pela empresa de acordo com determinados cenários. Por isso, elas podem se alterar com o tempo, com essa mudança sendo algo totalmente normal e dentro do esperado.

4. Conheça as ferramentas para acompanhamento de desempenho

Conheça as ferramentas para acompanhamento de desempenho

De toda forma, chegou o momento de falarmos sobre as ferramentas para acompanhar os resultados do seu site. É essencial contar com o apoio de softwares que ajudem a mensurar a capacidade de atuação da sua empresa de maneira geral.

Contar com o apoio tecnológico correto é o básico para garantir uma análise de dados mais concreta. Com isso, as chances da sua empresa conseguir melhores resultados são muito maiores, afinal, vai estar lidando com informações concretas.

A capacitação para poder utilizar essas ferramentas é necessária, porém, todas elas são muito simples. Em algumas horas de uso, desde que já se tenha algum conhecimento tecnológico, já é possível aproveitar bem todas as funcionalidades dos programas.

De toda forma, é muito importante estar atento a todas as tecnologias que estão fazendo a diferença dentro do mercado. Utilizar as ferramentas mais atuais, em muitos casos, pode trazer resultados ainda mais expressivos para o seu negócio.

No entanto, é claro, isso vai depender das necessidades da sua empresa, afinal, somente assim, é possível descobrir o que é melhor para ela. Em todo caso, conhecer as ferramentas é sempre importante, afinal, é preciso fazer análises.

Enfim, conheça, a seguir, algumas das principais ferramentas para te ajudar a acompanhar o desempenho do seu site!

Google Analytics

Se você quer acompanhar os resultados do seu site de maneira mais próxima, o Google Analytics pode ser a ferramenta que você precisa. Por meio desse programa, é possível fazer um acompanhamento próximo de cada passo do seu portal.

A ferramenta permite a análise de uma série de estatísticas essenciais para garantir um melhor rastreio das suas atividades. Além disso tudo, é importante destacar que o Analytics é gratuito, e por isso, não vai te trazer qualquer tipo de prejuízo.

Com esse programa, você pode verificar os números de visitantes do seu site, além do tempo de permanência das pessoas na página. Além disso, taxa de rejeição, e número de visitantes são outros dados que podem ser acessados facilmente dessa forma.

Em todo caso, se você pretende fazer a avaliação do site de maneira prática, e de forma que facilite seu trabalho, o Analytics é uma excelente alternativa. E vamos lembrar que tudo isso está disponibilizado em uma plataforma gratuita para qualquer um.

Similar Web

A Similar Web também conta com uma ferramenta muito eficaz quando estamos falando sobre rastrear os resultados do seu site. Por meio dessa alternativa, o seu negócio consegue visualizar uma série de dados essenciais para a sua estratégia.

Basicamente, é possível verificar a taxa de rejeição, retenção, número de visitantes, entre vários outros pontos. Praticamente tudo o que é disponibilizado pelo Google Analytics também está presente dentro desse programa de análise.

Além desse ponto, você também tem a opção de verificar quais sites geram links diretamente para o seu domínio. Assim, é possível identificar quem está fazendo linkagem para promover o seu material ou site dentro da internet.

Todas as estatísticas que são disponibilizadas pela Similar Web são muito vantajosas para quem quer ter mais resultados digitais. No entanto, a ferramenta é paga, apesar de contar com um período de testes gratuito, para que você conheça suas capacidades.

Mention

O Mention é uma ferramenta muito útil quando estamos falando sobre preservar a reputação do seu negócio dentro da internet. Hoje, esse ponto é muito importante, afinal, influencia na forma como os consumidores enxergam a sua empresa.

Nos dias atuais, uma pessoa verifica a reputação de uma empresa antes de fazer qualquer compra na internet. E estar atento ao que estão falando sobre o seu negócio é uma forma interessante de identificar pontos negativos dentro da sua atuação de forma geral.

E o Mention é uma ferramenta que pode te ajudar nesse sentido, pois faz o rastreio da sua empresa na internet. Com ele, é possível saber o que falam sobre a sua marca nas redes sociais e outros canais de comunicação, por exemplo.

De toda forma, com isso, é possível verificar se o site da sua empresa está tendo resultados positivos na internet ou não. A ferramenta é paga, no entanto, permite checar a opinião dos seus clientes sobre os seus serviços, algo essencial para um negócio.

Benefícios de acompanhar os resultados do site

Benefícios de acompanhar os resultados de um website

Agora que já sabemos como rastrear os resultados do seu site, já podemos falar sobre as vantagens dessa prática. Por meio dela, é possível contar com vários benefícios interessantes, que podem ajudar a desenvolver melhor o seu negócio.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso contar com uma boa periodicidade de análise, como já destacamos. Com isso, você tem resultados atualizados, e mais voltados para a realidade dos negócios, do que em outros contextos.

De toda forma, essas são as principais vantagens de fazer o rastreio dos resultados do seu portal na internet:

  • Mudança de estratégia: é possível alterar a estratégia do seu negócio, caso os resultados não sejam o esperado, para trazer mais eficácia ao processo;
  • Verifica a eficácia: além disso, é possível verificar se a sua estratégia está, realmente, trazendo os resultados esperados na internet;
  • Reconhece as virtudes: é possível identificar pontos fortes dentro do seu modo de trabalho, o que ajuda a segmentar suas ações;
  • Aumenta a competitividade: com os ajustes corretos, é possível aumentar a sua competitividade contra os seus maiores concorrentes no mercado.

As vantagens são excelentes para garantir que um negócio tenha os resultados esperados em uma estratégia digital. O monitoramento de performance é muito benéfico, e fazer o rastreio se torna algo essencial por conta desses e de outros pontos.

Se você não realiza esse processo, você tem chance de insistir no erro, o que causa a perda de dinheiro, e, quem sabe, a falência. Por isso, se o seu negócio pretende ter sucesso no mercado, essa etapa é essencial de ser feita.

No mais, esperamos que tenha sucesso em rastrear os resultados do seu site!

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