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ROI

Tudo que você precisa saber sobre ROI

Quem trabalha com Marketing Digital certamente já ouviu falar sobre ROI, uma importante métrica para avaliar se as suas campanhas trazem o resultado esperado. Determinar se o ROI (return over investment, ou retorno sobre o investimento) foi positivo é fundamental para entender quais ações funcionaram ou não.

Você pode calcular o ROI do seu disparo de email marketing, das campanhas de links patrocinados e dos posts impulsionados nas redes sociais, entre outros.  Dessa maneira você saberá exatamente quanto ganhou para cada real (ou dólar, ou euro, ou qualquer outra moeda) gasto.

Você também pode calcular o ROI para verificar se valeu o investimento em novas ferramentas, treinamentos e capacitação dos seus funcionários, e até em reformas no espaço físico da sua empresa. O importante é que o retorno seja sempre positivo – caso não seja, pode ser hora de rever os seus investimentos.

A importância do ROI

ROI

O ROI é fundamental para que você avalie corretamente a eficácia de cada investimento realizado na sua empresa, especialmente pela área de Marketing. Com o cálculo do ROI fica mais fácil determinar o que funciona ou não, e dessa maneira você consegue planejar com mais segurança as suas próximas ações.

A partir do ROI você pode traçar metas mais realistas para a sua empresa, tendo em mente o retorno que ações semelhantes trouxeram no passado. Ou seja, o ROI pode desempenhar um papel muito importante no seu plano de negócios.

Além disso, o ROI costuma ser avaliado por investidores na hora de determinar se vale a pena apostar no seu negócio. Portanto, é de fundamental importância que você calcule o retorno de todos os investimentos realizados na sua empresa.

Aprenda a calcular o ROI

ROI

Não é preciso ser um gênio da matemática para determinar o ROI de uma ação. O cálculo é bastante simples, e pode ser feito por qualquer um.  Para fazer a conta, é importante que você inclua todos os custos de uma ação – dessa maneira você não terá resultados falsos.

O cálculo mais simples (e conhecido) é o lucro – custo / custo.  Digamos que você investiu 5 mil em uma ação que converteu em 50 mil em vendas. Nesse caso o seu cálculo é 50.000 – 5.000 / 50.000 e o resultado é 9. Ou seja, você teve um retorno de 9 reais para cada real investido, o que é um excelente retorno.

Outra possibilidade é calcular a porcentagem do retorno. Nesse caso, você faz o mesmo cálculo de lucro – custo / custo, e depois multiplica por 100. Utilizando o exemplo anterior, isso significa que você teve 900% de lucro.

Como elaborar um relatório focado no ROI

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Ao utilizar ferramentas conhecidas de métricas, como o Google Analytics, você se depara com centenas de informações sobre o tráfego em seu site. O relatório do Analytics é poderoso, mas o usuário pode perder horas preciosas até encontrar os dados que realmente interessam.

Quando a sua campanha é focada em resultados, as chamadas métricas de vaidade não fazem muita diferença. Ou seja, não adianta ter milhares de fãs na sua página no Facebook se eles não compram nada. O que interessa é quantas pessoas chegaram até o seu site através dos posts nas redes sociais (e outros canais) e de fato efetuaram uma compra.

Portanto, ao elaborar um relatório para a sua empresa ou cliente é muito importante que você foque em resultados. Existem maneiras de integrar o Google Analytics às suas campanhas e assim determinar o que de fato funcionou (ou não) na sua estratégia de comunicação.

Por isso, ao elaborar um relatório tenha em mente quem vai ter acesso a esses dados, e pense em quais são as métricas que realmente interessam ao seu público-alvo.

Como aumentar o ROI

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Agora que você já calculou o ROI, que tal aumentá-lo? Mesmo que você tenha bons números, sempre é bom ampliar o número de conversões e lucrar mais, não é mesmo?

A dica é usar o CRO (Conversion Rate Optimization, ou Otimização das Taxas de Conversão) para potencializar as suas vendas. Com os ajustes certos, você pode aumentar consideravelmente as conversões a partir do tráfego que atrai para o seu site ou landing page.

Com o CRO você não aumenta só a sua lucratividade como também o ROI, já que você utiliza a mesma estrutura e não precisa fazer novos investimentos. E com maior lucratividade, você consequentemente terá mais verba para investir na sua empresa e em ações de marketing. Ou seja, você entra em um ciclo de crescimento que permite que a sua marca atinja todo o seu potencial. Com mais dinheiro, você pode investir também em aumentar o valor do clique em suas campanhas de links patrocinados, o que distancia a sua marca da concorrência e o transforma em uma referência no mercado.

Como aplicar o CRO na sua estratégia

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Decidiu que deseja aumentar as suas taxas de conversão? Ótimo! O CRO é uma excelente maneira de ampliar as suas vendas – e, consequentemente, ajudar no crescimento da sua empresa. Por isso, trouxemos algumas dicas rápidas para otimizar o seu site ou landing page para ter melhores resultados.

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Determine o público-alvo: o primeiro passo para o CRO é fazer um levantamento do público que você atende. Dessa maneira, você será capaz de determinar a jornada de compra do seu cliente e fazer as mudanças necessárias para aumentar as conversões em seu site.

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Melhore sua página de conversão: não adianta ter muitas páginas de conversão se nenhuma atende ao seu público-alvo. Vale mais a pena ter poucos pontos de entrada em seu site, desde que eles ofereçam valor e soluções ao consumidor.

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Seja profissional: contrate um profissional de UX para fazer uma análise completa do seu site e páginas de conversão. Opiniões pessoais de pessoas que não são do ramo não ajudarão a criar a melhor solução possível.

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Funcionalidade é melhor que beleza: entendemos que o design desempenha uma função importante no marketing digital, mas você deve priorizar a funcionalidade do seu site ao invés da estética. Deixe os enfeites de lado, e foque na eficiência da sua página.

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