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Aprenda a mensurar a taxa de conversão da sua empresa

Todo o seu esforço em marketing digital não pode ser em vão, não é mesmo? Por mais que você queira reforçar a sua marca e se relacionar com os seus clientes, o objetivo final é sempre o mesmo: obter mais conversões. Uma conversão não precisa ser necessariamente uma venda, mas sim quando o cliente realiza uma ação que você deseja: pode ser baixar um e-book, ler um post no seu blog, compartilhar um conteúdo com os amigos ou, sim, comprar o seu produto.

Como contabilizar a conversão

Porém, como contabilizar as conversões e verificar que o seu investimento está tendo retorno? Bom, isso depende da ação que você espera do seu consumidor. Utilizando os exemplos anteriores: se você quer medir o desempenho de um e-book, tem que acompanhar as estatísticas de download do material. Se quer saber quantas pessoas clicaram no seu email marketing para ler um post no blog, o caminho são as estatísticas do Google Analytics. Se deseja saber quantas pessoas compartilharam seu conteúdo nas redes sociais, você pode usar as ferramentas de estatísticas disponibilizadas pelas principais, como Facebook e Twitter. Caso você queira mensurar as suas vendas, o Analytics também é o melhor caminho.

Saber se a sua taxa de conversão está acima ou abaixo da média também depende de diversos fatores. Você deve observar os seus concorrentes e ver qual é a conversão costumeira em diversos produtos. Lembre-se de que a conversão, especificamente no caso das vendas, depende do preço dos produtos. Comunicações com produtos grátis possuem uma taxa de conversão muito maior do que descontos, então se possível sempre insira algum benefício do tipo para seus clientes.

Calcule o ROI

E depois de mensurar a conversão, não deixe de conferir também o ROI (return over investiment, ou retorno sobre investimento). Para esse cálculo, veja o quanto gastou para criar e promover o material de divulgação e o quanto faturou. Dessa maneira você saberá o que vale a pena ou não dentro da sua estratégia de marketing!

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