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Como aumentar a retenção de clientes na sua empresa

Para que a sua empresa tenha uma boa saúde financeira, você precisa pensar em maneiras de manter as suas vendas sempre em alta. E isso não significa apenas apostar no Marketing Digital para conquistar novos clientes, mas também reter os clientes que já compraram os seus produtos ou serviços.

Fidelizar os consumidores é a certeza de que você terá vendas recorrentes, e também que terá clientes que não só defenderão como também indicarão a sua marca para quem pede sugestões (o que é cada vez mais comum nas redes sociais).

Além disso, diversas pesquisas já comprovaram que os custos de fidelizar os clientes são mais baixos do que o custo para atrair novos consumidores até o seu negócio. Apostar em um atendimento impecável é a certeza de que você estará encantando os usuários sem a necessidade de aumentar os seus investimentos – o que resulta em maiores lucros para que a sua empresa mantenha-se em crescimento constante.

Mas a fidelização não depende apenas do bom atendimento. Existem diversas outras estratégias que você pode adotar para conquistar os seus clientes para sempre.

Confira as nossas dicas para aumentar a retenção de clientes na sua empresa, e bons negócios!

– Foque no pós-venda

retenção de clientes

Você conseguiu atrair o consumidor e fechar a venda, ótimo! Mas não pense que o seu trabalho terminou. Agora é hora de pensar em estratégias para que o cliente tenha sempre a sua marca em mente quando precisar de produtos ou serviços no seu segmento. E uma boa maneira de fazer isso é caprichando no atendimento pós-venda.

Não estamos falando de atendimento ao consumidor, que geralmente é acionado quando existem problemas a serem solucionados. Aposte em uma postura mais pró-ativa para garantir 100% de satisfação ao seu cliente.

Isso significa fazer um acompanhamento após a venda. Você pode ensinar o cliente a usar o seu produto, por exemplo, para que ele possa aproveitar todos os recursos. E é possível fazer isso através do email marketing: envie tutoriais, vídeos, e-books e outros materiais para que o usuário aprenda com quem mais entende daquele produto, você.

– Aposte no CRM

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Você já deve ter ouvido falar em CRM (Customer Relationship Manager, ou Gerenciador de Relacionamento com o Cliente). O termo ganhou popularidade nos últimos anos, pois os sistemas de CRM são excelentes aliados das empresas.

Com um bom sistema de CRM, você pode cadastrar cada cliente e monitorar todos os contatos que ele já teve com a sua empresa. Você saberá se o consumidor já comprou anteriormente, se teve problemas com o seu produto ou serviço, além de outras informações vitais para um bom atendimento.

De posse desses dados, você será capaz de oferecer um atendimento personalizado e focado nas reais necessidades do seu consumidor. E nada melhor que atendimento personalizado para encantar e fidelizar um cliente, não é mesmo?

– Ouça o que o seu cliente tem a dizer

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Os reviews e avaliações dos clientes são importantes para mostrar aos outros como o seu produto ou serviço é bom, mas também serve para que você aprenda onde pode melhorar.

Em tempos de popularização das redes sociais, é fundamental monitorar o que é dito sobre a sua empresa – e, de fato, entender as reclamações que são feitas a seu respeito. Não deixe uma crítica sem resposta: procure conversar com o cliente para entender o que aconteceu, e também para procurar soluções.

Ao mostrar interesse no feedback dos usuários, você mostra que está aberto a mudanças para oferecer sempre o melhor serviço. Se necessário, ofereça compensação ao cliente que se sente lesado: dessa maneira você garante a fidelização até mesmo dos consumidores insatisfeitos. E evita que as reclamações viralizem e se tornem uma bola de neve incontrolável.

– Coloque-se no lugar do cliente

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Muitas vezes temos uma visão distorcida da nossa empresa, e somos incapazes de perceber alguns detalhes que prejudicam a experiência do cliente. Por isso, é bom sair de trás do balcão e se colocar no lugar dos consumidores para analisar a sua operação como um todo.

Se necessário, contrate um serviço de cliente oculto para receber uma avaliação honesta e isenta do seu atendimento. Você certamente encontrará pontos que podem (e devem) ser melhorados. Pode ser o atendimento, a organização do espaço físico ou a agilidade no caixa, entre outros.

E assim que você identificar os problemas, corrija-os imediatamente. Pode ser que você tenha que mexer profundamente na estrutura da sua empresa, mas vale a pena fazer o sacrifício. Afinal, a satisfação é essencial para a retenção do cliente.

– Mantenha contato com os consumidores

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Não foque a sua estratégia de marketing apenas na conquista de novos clientes para a sua empresa. Pense em ações para se manter próximo ao consumidor fiel, como mensagens de email marketing enviadas em momentos cruciais (você pode calcular o tempo de uso do seu produto e oferecer a substituição com desconto na hora certa, por exemplo).

Use as redes sociais para solidificar o relacionamento, com posts voltados aos seus clientes fiéis, que você pode selecionar através do direcionamento do FB Ads. Peça recomendações, poste fotos dos usuários usando o seu produto, compartilhe histórias de sucesso. Humanize a sua marca, e mostre que você se preocupa genuinamente com os consumidores.

– Valorize o seu cliente

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Uma reclamação recorrente de operadoras de TV por assinatura é em relação às promoções para atrair novos clientes, enquanto os consumidores antigos não recebem nenhum tipo de recompensa por sua fidelidade. É uma crítica muito justa, e que reflete o pensamento da maioria dos usuários, de que merecem reconhecimento por sua fidelidade.

Portanto, para a retenção é fundamental que você pense em ações que recompensam os seus clientes mais fiéis. Descontos, benefícios, vantagens exclusivas: analise as possibilidades e faça o possível para agradar os usuários mais antigos. Você já pensou em promover um programa de fidelidade? É uma excelente maneira de incentivar os consumidores a adquirir cada vez mais produtos com a sua empresa, ao invés de fazer novas compras com os seus concorrentes.

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