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como aumentar as taxas de abertura e o roi do seu email marketing

Como aumentar as taxas de abertura e o ROI do seu email marketing

Criar uma campanha de email marketing brilhante pode (e deve) ser motivo de orgulho. Quando você consegue adaptar seu texto aos desejos e anseios do público-alvo, significa que está antenado nas necessidades de seu cliente – e isso é excelente. Porém, de nada adianta ter um conteúdo sensacional se as pessoas não abrem o seu email. Sem abertura, não há conversão. E é sobre isso que vamos conversar hoje.

Existem várias maneiras de aumentar as taxas de abertura e o retorno do investimento (ROI) do email marketing. Vamos falar sobre três dos mais eficientes e ver como você pode integrá-los à sua estratégia imediatamente!

O que as métricas dizem sobre a eficácia do seu email marketing

O que as métricas dizem sobre a eficácia do seu email marketing

É importante prestar atenção aos relatórios da sua ferramenta de envio de email marketing ver o que eles têm a nos dizer sobre os seus envios anteriores. Suas métricas fornecem um feedback inestimável sobre o desempenho do seu conteúdo.

As taxas de abertura, especificamente, fornecem informações sobre a qualidade da sua lista de contatos e também sobre como você pode ajustar suas linhas de assunto. As taxas de cliques, por sua vez, mostram uma imagem clara da eficácia do seu conteúdo em geral e, principalmente, do seu CTA (call to action, ou chamada à ação).

Porém, antes de decidir se suas métricas de engajamento poderiam melhorar, vejamos o que dizem as estatísticas.

Qual é uma boa taxa de abertura?

De acordo com um estudo realizado pelo MailChimp, a taxa média de abertura – em todos os setores – é de 20,81%. Qual é a sua? Se estiver muito abaixo desse número, não se preocupe. Há muitas maneiras para melhorar esse número. Confira:

Dicas para aumentar a taxa de abertura

1) Limpe a sua lista de contatos

Limpe a sua lista de contatos

Quando você notar que as taxas de abertura estão diminuindo, pode acreditar que algo não está certo com seu conteúdo. Sim, pode ser esse o caso. No entanto, antes de pensar em maneiras de melhorá-lo, dê uma olhada na sua lista de emails.

Quantas reclamações de spam você recebe, em média? Quantos dos seus emails são devolvidos? Você está fazendo o possível para coletar endereços de email precisos e manter a higiene da sua lista?

Enviar mensagens para endereços de email inválidos não afeta apenas sua taxa de rejeição. O uso de uma lista com endereços inválidos mancha a reputação do remetente – um elemento crucial para o sucesso do seu email marketing.

Além disso, se a sua taxa de rejeição for muito alta ou você cair em muitas armadilhas de spam (emails inválidos usados especificamente pelos provedores para identificar quem compra listas de contatos), talvez seus emails não cheguem nem à pasta de spam. Eles simplesmente não são entregues – e aí não é surpresa que as taxas de abertura comecem a cair.

A qualidade de qualquer lista de emails está em constante declínio. As pessoas abandonam seus endereços de email, ou trocam de emprego e mudam para uma conta diferente. Além disso, bots e emails descartáveis ​​podem prejudicar seu banco de dados, fazendo com que sua reputação – e as taxas de abertura – sofram. É aqui que usar um serviço de email marketing como o Nitronews, que avalia seus contatos a cada envio, pode fazer uma grande diferença.

Ao eliminar contatos ruins da sua lista, você:

– melhora e mantém sua reputação do remetente

– estabelece confiança com os provedores de caixa de entrada

– alcança seus inscritos e se reconecta a eles

– aumenta suas taxas de abertura e conversões

2) Envie emails de forma consistente

Envie emails de forma consistente

Construir uma estratégia de email marketing bem-sucedida e melhorar o ROI leva tempo. Acima de tudo, porém, é preciso consistência na qualidade do conteúdo e no ritmo de envio.

Novamente, os provedores de caixa de entrada (como Gmail, Outlook, Yahoo, etc) determinam para onde vão seus emails – a caixa de entrada, a pasta de spam ou simplesmente lugar nenhum. Um comportamento de envio irregular é uma bandeira vermelha e afetará sua capacidade de entrega e taxas de abertura.

Por outro lado, o envio de seus emails no mesmo dia (e mesmo ao mesmo tempo) promove melhor posicionamento da caixa de entrada e maior envolvimento geral.

Os motivos são:

– você não pega os provedores de caixa de entrada de surpresa. Eles sabem o que esperar de você e confiam em você. Portanto, eles entregam seus emails.

– o mesmo se aplica às pessoas da sua lista. Elas sabem que você envia email uma vez por semana (ou duas vezes por mês, ou seja lá qual for a sua periodicidade) e têm o hábito de clicar nas linhas de assunto.

Portanto, defina uma programação para seus emails e cumpra-a. Você verá suas taxas de abertura aumentando e o restante de suas métricas também melhorará. Como remetente de email, ser previsível é sempre benéfico.

3) Crie conteúdo de qualidade

Crie conteúdo de qualidade

Sua lista de emails está atualizada. Além disso, você envia seus emails regularmente. No entanto, suas taxas de abertura não estão fazendo justiça ao seu conteúdo. E se você desse uma olhada mais atenta ao seu conteúdo?

Às vezes, os menores ajustes podem fazer uma grande diferença. Você não precisa alterar a voz da sua marca, mas talvez possa escrever seu conteúdo de maneira mais compreensível. Lembre-se, é necessário usar um tom de conversa em seus textos. Você não parecerá menos profissional. Pelo contrário, você poderá construir uma conexão mais forte com seu público, e isso também refletirá nas taxas de abertura.

Algumas dicas para escrever melhor:

– Leia o máximo que você puder. Jornais e revistas são um ótimo lugar para começar. Os jornalistas escrevem para as pessoas, então siga o conselho de David Ogilvy e roube suas técnicas.

– Assine vários email marketing e newsletters. Especialmente os dos seus concorrentes. Isso o ajudará a sentir os tópicos e estilos de escrita ao seu redor e desenvolver o seu próprio.

– Faça uma aula de redação. Existem muitas opções online, e os benefícios são inegáveis. Mas primeiro, devore todos os blogs de comunicação e marketing que você encontrar. Muitos bons conselhos são gratuitos!

– Peça feedback. Seus colegas, familiares e amigos verão detalhes que escapam de você e oferecerão informações valiosas. Considere as sugestões deles e veja como as mudanças afetam suas taxas de abertura.

4 maneiras de aumentar sua taxa de abertura

Agora que você já sabe como usar as métricas a seu favor e recebeu as dicas para ter um melhor ROI, confira essas maneiras para aumentar a sua taxa de abertura:

1) Otimize a linha de assunto

 Otimize a linha de assunto

O assunto é o que decide se seu email vai para a lixeira, caixa de entrada, atualizações ou promoções (principalmente se falarmos sobre os serviços do Gmail). É altamente recomendado prestar mais tempo e atenção ao criar a linha de assunto. Nunca use linhas longas e chatas, com palavras complicadas, pois isso não fará com que o usuário a abra.

Em vez disso, use uma linha de assunto curta, entre 6 a 10 palavras, bastante descritiva, cativante e envie uma mensagem clara para aumentar a curiosidade dos destinatários em ler o conteúdo em seu email.

Além disso, não tenha medo de usar emojis para que seu email se destaque em uma caixa de entrada cheia de emails não lidos. Mas, use esse recurso apenas se for o caso, e se sua marca é descontraída o suficiente para ser associada a emojis. Caso contrário, use o método clássico. Vai funcionar bem.

2) Use subtítulos

Use subtítulos

A maioria dos profissionais envolvidos na criação de email marketing não percebe que serviços como o Gmail permitem que os usuários vejam a primeira linha do email e cometem o grande erro de começar com o “olá leitor”.

Em vez de usar uma frase ou frase de saudação como primeira frase, tente resumir todo o email com ele. Alguns modelos de email marketing apresentam sub-cabeçalhos internos, portanto, preste atenção e use-os com sabedoria.

Além disso, os sub-cabeçalhos funcionam como um segundo fator de acionamento. Portanto, se você não conseguiu acionar o usuário com a linha de assunto, terá uma segunda chance com o sub-cabeçalho. Para um melhor desempenho, é bom não perder nenhuma das duas chances, mas se a linha de assunto falhar, aproveite ao máximo o subtítulo.

3) Evite entrar na pasta de spam ou promoção

Evite entrar na pasta de spam ou promoção

Se você continuar vendo zero ou baixa taxa de abertura para suas campanhas de email, há uma alta probabilidade de que seus emails foram interceptados pelo filtro de spam.

As palavras que você escreve primeiro na linha de assunto podem fazer com que o seu email chegue à pasta de spam. É por isso que especialistas identificaram uma lista de palavras suspeitas que devem ser eliminadas da linha de assunto a todo custo.

Se seu assunto contiver palavras como “Dinheiro grátis”, “Encomende agora”, “Promoção especial” ou “Compra direta” você provavelmente não terá os resultados esperados, porque os filtros de spam identificam esse tipo de email e os enviam diretamente para a pasta de spam.

Em vez disso, tente usar palavras moderadas que possam desencadear as mesmas emoções e reações que você acha que as palavras da lista negra fariam. Dessa forma, você chegará até a caixa de entrada e parecerá sério o suficiente para ser levado em consideração pelos usuários.

Além disso, tente incentivar os novos usuários a não marcar como spam seu email, para garantir que eles continuem recebendo suas mensagens no momento certo.

4) Envie as campanhas na hora certa

Envie as campanhas na hora certa

O horário de envio do seu email marketing deve ser perfeito para tirar o máximo proveito dele. O envio de uma newsletter em um dia e horário errado pode diminuir significativamente sua taxa de abertura.

Um estudo revelou que esses dias e horários são perfeitos para enviar emails:

Dias

Terça-feira – O melhor dia para emails é às terças-feiras, de acordo com o MailChimp Studies. Não é o começo da semana e nem o fim. As pessoas já estão de bom humor e verificam seus emails constantemente e também prestam mais atenção a eles.

Quartas-feiras – O mesmo estudo do MailChimp revelou que as quartas-feiras ficam sempre em segundo lugar pela taxa de abertura. As razões são as mesmas para as terças-feiras, mas vale mencionar que as pessoas estão ainda mais engajadas em seu processo de trabalho às quartas-feiras.

Quintas-feiras – Se você enviar dois emails por semana, o segundo deverá ser às quintas-feiras, pois as sextas-feiras já são consideradas finais de semana.

Horários:

horários

6h – 50% de todos nós começamos o dia enviando um email na cama. Alguns acordam às 6 da manhã, outros depois. E, para não perder nenhum público, chegue às 6h.

10h – As manhãs tardias também são um dos momentos favoritos para ler emails para a maioria de nós. E isso ocorre porque, enquanto estiver no trabalho ou em casa, a maioria de nós tende a verificar emails no momento em que faz uma pequena pausa.

14h – Enviar emails no início da tarde é uma boa opção, pois as pessoas costumam procrastinar e checar os emails na volta do almoço.

20h – 45% dos usuários com idades entre 25 e 55 anos têm o hábito de verificar seus emails antes de ir para a cama, e é por isso que esse horário também é bom para o envio de email marketing.

Seguir estas etapas e conselhos ajudará você a aumentar sua taxa de abertura de email. Ou, pelo menos, o levará mais perto do que você precisa para se aproximar do seu público. É bom lembrar que você deve ajustar essas diretrizes às realidades de seus negócios e às necessidades de seu público-alvo, e o mais importante – ao criar o boletim informativo, pense mais no que seus usuários desejam ver e ler, qual é o objetivo geral do perfil do usuário e como ajudá-lo. Pense menos em seus ganhos – eles aparecerão se você for útil e criar uma boa imagem perante seu público.

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