Como aumentar sua lista de emails usando o Facebook
Uma das maneiras mais rápidas de aumentar sua lista de emails é através das redes sociais. Existem inúmeras plataformas na internet, mas há uma que (ainda) reina soberana: com mais de 2,45 bilhões de usuários mensais ativos, o Facebook é a plataforma de mídia social mais popular do mundo.
Com o alcance e o engajamento que o marketing nas redes sociais oferece a marcas e empresas, negligenciá-lo significaria perder dinheiro. Se você está interessado em construir uma forte presença online, gerar leads e criar sua lista de contatos, o Facebook é a sua primeira parada.
Mas isso não quer dizer que você deva investir apenas nas redes sociais. Segundo pesquisa realizada pela DMA, quando se trata de compras feitas como resultado do recebimento de uma mensagem de marketing, o email tem a maior taxa de conversão (66%), quando comparado ao social, mala direta e outros.
Por isso, redes sociais como o Facebook devem ser utilizadas em conjunto com o e-mail marketing para que a sua campanha tenha o máximo resultado. O problema é que poucas pessoas sabem como tirar proveito de todos os recursos de marketing disponíveis. Por isso, hoje vamos falar sobre maneiras criativas de aumentar sua lista de emails usando a rede social criada por Mark Zuckerberg.
Confira as dicas:
1) Aproveite o alcance e engajamento do Facebook Live
Estatísticas recentes mostram que as transmissões ao vivo do Facebook recebem 6 vezes mais interações e 10 vezes mais comentários do que os vídeos tradicionais.
Os vídeos ao vivo do Facebook oferecem às empresas uma vantagem que os vídeos convencionais não oferecem. Embora você possa capturar a atenção dos usuários do Facebook com vídeos regulares, falta um fator importante: interação em tempo real.
As transmissões ao vivo do Facebook permitem que você interaja com seus seguidores em tempo real. Você pode ver as reações dos seus seguidores e responder a quaisquer perguntas deles. Esses recursos facilitam muito o aumento da taxa de engajamento.
Outra vantagem do Facebook Live é o custo: é barato e fácil de produzir. Você não precisa de nenhuma câmera sofisticada ou edição de alto nível para começar.
O algoritmo do Facebook também dificulta que o conteúdo da marca seja visto pelos fãs da página, mas com a live, os vídeos têm maior probabilidade de aparecer em seus feeds de notícias. Isso faz com que o Facebook Live seja uma maneira eficiente de direcionar tráfego para a sua página, site ou formulário de inscrição da sua newsletter.
Algumas estatísticas do Facebook Live:
– 82% dos usuários do Facebook preferem assistir a vídeos ao vivo do que qualquer outra forma de conteúdo
– Os vídeos ao vivo do Facebook recebem 10 vezes mais comentários do que os vídeos tradicionais
– 80% das pessoas preferem assistir a vídeos ao vivo do que ler postagens no blog
Antes de começar seus vídeos ao vivo, você deve ter uma estratégia sólida para atingir seu objetivo: aumentar a lista de contatos.
2) Desenvolva sua estratégia ao vivo no Facebook
– Indique o assunto da sua transmissão: é importante que os espectadores do vídeo ao vivo saibam o que estão prestes a assistir. Seu tópico serve como sua proposta de valor – deve demonstrar o que eles vão ganhar gastando tempo para assistir ao seu vídeo.
– Visão geral e chamariz: antes de acessar o vídeo totalmente, dê ao seu público uma visão geral do que eles estão prestes a assistir. O próximo passo é usar o chamariz como sua arma secreta. Seu chamariz é o incentivo que os faria querer fornecer o endereço de email. É muito essencial criar uma recompensa atraente, se você estiver interessado em gerar leads. Por exemplo, você pode dizer aos espectadores que qualquer pessoa que assista o vídeo até o final receberá uma demonstração gratuita, uma atualização de conteúdo, ou qualquer outro benefício que você possa oferecer que chamará a atenção dos seus clientes em potencial. Não seja muquirana: seu chamariz deve ser valioso o suficiente para fazer com que o espectador queira oferecer seu endereço de email em troca.
– Oferecer conteúdo de qualidade: é muito fácil para os usuários de mídia social se distraírem. Se você quiser manter a atenção deles, precisa oferecer conteúdo em vídeo de qualidade.
3) Crie um vídeo de qualidade, que envolva a sua audiência
– Compartilhe uma história: seu vídeo ao vivo precisa começar com o problema que você está tentando resolver e terminar com a solução. Isso vai manter seu público envolvido durante a sua transmissão.
– Ensine algo novo: seu vídeo deve ensinar a seu público algo novo ou apresentar um tópico de uma forma diferente e que nunca foi feita antes. Pesquisas apontam que 59% dos principais tomadores de decisão de uma empresa assistem a vídeos para aprender coisas novas.
– Apelar para as emoções do público: quanto mais o público puder se conectar emocionalmente ao seu vídeo, maior será a probabilidade de executar qualquer ação. Quando você apela às emoções deles, é mais provável que eles forneçam seus endereços de email. Com o Facebook Live, você não apenas pode gerar leads e aumentar sua lista de emails, mas também aumenta o envolvimento com seus usuários.
4) Use o botão de chamada para ação na sua página do Facebook
Um botão de call-to-action é uma ótima maneira de incentivar os usuários a se inscreverem no seu boletim informativo por email. Quando um usuário clica no botão de inscrição na sua página do Facebook, ele pode optar por se tornar assinante de email.
Ao criar botões de CTA, verifique se você os vincula a um site em funcionamento, já que depois de clicar no botão de inscrição, o usuário será redirecionado para a página de inscrição onde colocará seu endereço de email.
Estas são as etapas que você usaria para criar o botão de call-to-action:
Etapa 1: faça login e vá para a página comercial da sua empresa no Facebook
Etapa 2: crie o botão de call-to-action
O botão de call-to-action está localizado na parte superior da sua página, ao lado esquerdo do botão “curtir”.
Etapa 3: escolha seu botão CTA
Você pode escolher entre os botões de CTA pré-configurados no Facebook: “Fazer uma reserva”, “Entrar em contato”, “Saber Mais”, “Comprar”, “Baixar o aplicativo”, “Inscreva-se”, etc.
Escolha o botão que melhor se adequa ao seu objetivo comercial. Se seu objetivo é aumentar sua lista de emails, use o botão “Inscreva-se”.
Etapa 4: crie um link com rastreamento para acompanhar os resultados
Ao criar o link de destino, adicione um código de rastreamento UTM exclusivo para saber quantas pessoas estão clicando no botão
Etapa 5: escolha um destino para usuários de dispositivos móveis
Você pode escolher se deseja direcionar usuários móveis para um site ou aplicativo.
Etapa 6: clique em “criar”
Este é o último passo do processo. Você pode editar ou excluir o botão CTA quando quiser.
5) Ofereça conteúdo exclusivo
Conteúdos exclusivos são uma ótima maneira de levar as pessoas a se inscreverem na sua lista de emails. Se você ainda não oferece conteúdo exclusivo, deve começar agora.
Para fazer seu conteúdo exclusivo funcionar, siga estas etapas para aumentar o valor do conteúdo:
– Listas de espera
Você pode criar hype para um produto ou evento específico, fazendo com que as pessoas se inscrevam com antecedência. As primeiras pessoas a se inscrever podem receber um bônus ou desconto. Essa é uma ótima maneira de aumentar massivamente sua lista de emails
– Prazo limitado
Você pode definir prazos para que as pessoas resgatem uma promoção ou participem de um evento. Isso criaria um senso de urgência neles e os levaria a agir agora e não mais tarde.
-Quantidade limitada
Ao oferecer conteúdo exclusivo, limite as quantidades disponíveis. Isso causaria uma corrida entre o seu público. Você notaria que mais pessoas se inscreveriam na sua lista de emails por causa do medo de perder. Por exemplo, “As primeiras 50 pessoas a se inscrever recebem 50% de desconto” ou “Espaço limitado. Apenas 20 ingressos disponíveis”.
6) Use as promoções pagas do Facebook
Uma vantagem que a promoção no Facebook oferece é a economia. Com a publicidade no Facebook, você pode promover sua newsletter e direcionar tráfego para suas páginas de destino sem gastar muito. Claro que o tamanho do investimento tem que ser proporcional ao seu objetivo: não adianta gastar R$ 10 e esperar um milhão de inscritos.
Para acertar com promoções pagas, primeiro você precisa definir seu público-alvo.
Por melhor que seja a sua configuração de anúncios, ela não vai ser boa se você não estivesse segmentando o público-alvo certo. Existem mais de 50 milhões de páginas no Facebook e grande parte delas deve atingir o mesmo público que você. Se você não segmentar seu público-alvo adequadamente, seus anúncios poderão se perder no enorme fluxo de conteúdo.
Ao definir seu público, estes são os fatores que você deve levar em consideração:
Localização: em vez de enviar seus anúncios para todos no Facebook, aponte-os para um local geográfico específico. Isso pode ser de acordo com o país, estado ou CEP. Você pode até simplificá-lo ainda mais para as pessoas que trabalham em uma área específica.
Informações demográficas: isso inclui fatores como idade, sexo, educação, religião, estado civil, etc.
Interesses: ao definir seus conjuntos de anúncios, considere os interesses do público-alvo que você está segmentando. Por exemplo, se você estiver vendendo câmeras, selecionaria uma audiência cujos interesses são a fotografia.
Segmente um público parecido
O Facebook oferece um recurso útil que permite fazer upload de sua lista de emails atual para que você possa atingir um público parecido. Isso permitiria que seus anúncios chegassem a um público semelhante ao seu. Isso garante que você também tenha uma taxa de conversão mais alta.
Tudo o que você precisa fazer é ir para o público-alvo, “criar público-alvo” e, em seguida, selecione “público parecido” no menu suspenso.
Com promoções pagas, você pode direcionar ativamente as pessoas para as páginas de destino otimizadas para coletar emails. A chave é acertar com a segmentação do seu anúncio. Você não deseja direcionar as pessoas para uma página de destino com uma proposta de valor que não lhes seja útil. Quanto mais preciso você estiver com a segmentação de seu público, mais conversões e ROI você gerará.
Conclusão
Aumentar a lista de emails deve ser uma prioridade para qualquer empresa interessada em aumentar e impulsionar as vendas. A boa notícia é que, quando usado de maneira eficaz, o Facebook é uma ótima maneira de aumentar suas listas de email.
Você pode usar sua página do Facebook diretamente, oferecer conteúdo exclusivo ou fazer uso de promoções pagas. Com promoções pagas, lembre-se de sempre atingir o público certo.
Gostou das dicas? Já usa o Facebook para captar e-mails? Compartilhe suas ideias conosco nos comentários!
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