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10 dicas para usar o email marketing para promover sua live ou webinar

As lives, webinars e outros eventos são considerados parte essencial de um mix de marketing saudável. Em tempos de coronavírus elas se tornaram ainda mais indispensáveis, já que são uma maneira fácil e barata de se manter em contato com seus clientes. Além disso, elas são usadas ​​para criar novas listas de contatos, interagir com leads e consolidar relacionamentos com os clientes existentes.

Muitos eventos offline foram estão sendo transmitidos online durante a quarentena. Um efeito inesperado é que podemos dar uma nova olhada em como fazer e promover eventos. E também em como fazer com que as pessoas se inscrevam e participem.

Estamos observando o que as empresas estão fazendo, e reunimos algumas dicas sobre o uso da automação de marketing e do email para garantir que sua live seja um sucesso. Continue lendo e confira:

1) Defina o seu público-alvo

Seu esforço será em vão se você atrair o público errado para sua live ou webinar. Então, vamos começar definindo quem é a audiência para sua transmissão.

Qual é o perfil e os interesses do seu cliente em potencial? Ao aplicar as técnicas de email marketing na sua divulgação, certifique-se de segmentar suas mensagens e impactar as pessoas pretendidas e no estágio ideal do funil de vendas para ter as conversãos que planejou.

2) Defina o assunto do seu webinar / palestra / aula

Defina o assunto do seu webinar / palestra / aula

É claro que você já deve ter uma idéia do assunto que deve ser tratado durante o seu webinar, mas nunca é uma má ideia ver se o tópico está sincronizado com o tipo de público que você está tentando atrair – e o estágio de tomada de decisão em que se encontra.

Em seguida, crie uma seleção ou lista com clientes e leads que você gostaria que participassem de seu evento. Com base na sua lista, você pode convidá-los pessoalmente ou automatizar o processo usando um fluxo de email personalizado.

Se houver palestrantes ou patrocinadores externos, peça que eles também convidem participantes. Dessa forma, você pode aumentar drasticamente seu alcance. É provável que eles deem algo ao seu público, como, por exemplo, um desconto em ingressos ou uma oferta de livro.

É claro que seus próprios objetivos são importantes, mas o valor para o público-alvo deve ser o ponto de partida: desde o planejamento inicial, conteúdo e transmissão, até o acompanhamento após o evento.

3) Comunique o valor do seu evento

Comunique o valor do seu evento

Normalmente, os webinars são gratuitos. Portanto, não existe barreira de compra, mas você está competindo com muitos eventos semelhantes, especialmente nessa época de isolamento social. Então prepare-se para mostrar o valor do seu evento antecipadamente.

É impossível conseguir que as pessoas participem do seu evento se o assunto não for de interesse. Tente selecionar um tópico que seja amplo o suficiente para atrair um público grande, mas que seja segmentado o suficiente para não acabar sendo algo genérico. Quanto mais específico, mais conselhos valiosos ​​os participantes podem levar com eles.

É uma grande vantagem se o tópico estiver diretamente relacionado ao seu produto, ao problema que você pode resolver ou a um nicho específico. Principalmente porque isso permite que você faça o acompanhamento de maneira mais simples e pode facilmente medir o interesse do registro e da participação.

O título do seu evento é crucial. Ele precisa ser criado para atrair a atenção do público e também garantir que comunique claramente qual é o valor para o participante. Um título perfeito deve mencionar algum conhecimento indispensável para o nicho pretendido. Você pode atrair participantes em potencial com esse título e, em seguida, levá-los para uma landing page onde fornecerá mais detalhes.

O título perfeito:

– Apela a um público suficientemente grande

– Direcionado o suficiente para medir a intenção

– Relacionado diretamente ao público, nicho ou produto

– Comunica o que será entregue para a audiência

Dica: Você pode se inspirar no YouTube para encontrar títulos de eventos semelhantes e ver quanta atenção eles conseguiram atrair.

4) Segmente o seu evento e a sua comunicação

Segmente o seu evento e a sua comunicação

Assim como você faz escolhas todos os dias no trabalho, é indispensável escolher um tópico que corresponda ao seu público. Escolher um tópico muito amplo não terá o tipo de tração e interesse de que você realmente precisa. Você precisa encontrar o nível certo de especificidade.

Vamos dar um exemplo para que você perceba a importância de ser específico:

Digamos que você é o responsável pelo marketing de uma empresa de decoração. Esse é um assunto bastante amplo, que pode se desdobrar em diversos nichos e segmentos. O seu webinar será sobre decoração de interiores ou exteriores? O convidado falará sobre um espaço específico da casa? Sobre algum estilo em especial?

Você pode falar sobre as ferramentas utilizadas, técnicas, materiais, estilos, mostrar exemplos, entrevistas, etc. Quanto mais específico você for, mais chances tem de atrair a audiência certa – e também de fazer uma boa live ou webinar.

5) Defina os objetivos do seu webinar

Defina os objetivos do seu webinar

Definir os objetivos da sua live ou webinar é fundamental para que você possa medir seus resultados após o evento. Aliás, ter uma lista de metas ajudará até na sua divulgação e no acompanhamento das inscrições antes da live.

Mas quais podem ser os objetivos de promover uma live ou webinar?

– Apresentar aos clientes seu novo lançamento, recurso ou serviço;

– Reduzir a demanda do atendimento ao cliente, tornando os clientes mais familiarizados com seu produto;

– Aumentar as vendas;

– Conseguir mais informações sobre os seus usuários e definir onde cada um está dentro da jornada de compra;

– Gerar fidelidade e relacionamento com o cliente;

– Apresentar sua empresa para novos clientes em potencial.

6) Não foque apenas nas vendas!

Não foque apenas nas vendas!

Mesmo que as vendas sejam a sua meta final, você não quer que seu webinar seja muito autopromocional. Os seminários online geralmente funcionam melhor para conteúdo educacional. Portanto, não tenha medo de receber palestrantes convidados de fora da sua empresa!

Confira alguns benefícios de realizar um webinar com um orador convidado:

– Amplia sua base de público

– Estabelece sua autoridade

– Torna seu conteúdo mais atrativo

– Traz novas perspectivas

– Alivia a sua pressão para produzir bom conteúdo

– Melhora sua credibilidade

Então sim, um orador convidado é definitivamente algo a considerar, mas certifique-se de que ele seja bom, pois sem qualidade todas as reivindicações de autoridade, credibilidade e entusiasmo vão embora.

7) Promova seu evento da maneira certa

Promova seu evento da maneira certa

Para atrair pessoas, precisamos promover o webinar. Você pode usar sua própria lista de email para se concentrar no tópico do seu webinar e terminar com um CTA que leva as pessoas a se registrarem.

Não há nada contra mencionar o webinar em sua newsletter regular, mas o envio de emails dedicados para o seminário online resultará em um número muito maior de registros. É o foco aplicado ao email marketing: você revisa todos os seus pontos de contato e vê qual funciona melhor para aumentar o número de participantes.

8) Planeje sua sequência de emails e a campanha acionada

Certifique-se de cobrir todas as etapas que antecederam o evento, mas também aquelas são resultado direto do seu webinar. Considere que cada participante tem necessidades diferentes em estágios diferentes, e cada um deles oferece grandes oportunidades de usar conteúdo dinâmico, email acionado e personalização para direcionar o comportamento desejado.

Confira os emails acionados que você pode usar durante seu evento:

– Durante a promoção do evento, leve seus inscritos para a página de inscrições

– Após o registro, mas antes do evento, informe sobre o conteúdo e os aspectos práticos do webinar, crie antecipação e reduza o não comparecimento

– Mesmo que eles já tenham se registrado, envie um lembrete no dia anterior a um evento ao vivo, possivelmente para imprimir seu ingresso ou adicionar à sua agenda

– No dia do evento, informe que o webinar está acontecendo agora (ou qualquer lembrete de última hora)

– Após o evento, envie uma mensagem de agradecimento, envie as apresentações ou vídeos e faça o acompanhamento.

9) Adicione um vídeo de valor

Adicione um vídeo de valor

O aumento da presença e da atenção geral aos seus negócios pode começar diretamente na inscrição. Algumas pessoas pensam que precisam manter seus segredos protegidos e não oferecer nada, mas queremos ter a atenção das pessoas e uma maneira de fazer isso é trocar valor por atenção.

Faça uso da atenção que conquistou e comece a entregar valor no momento da inscrição. Portanto, faz sentido inserir um vídeo na sua landing page e entregar um conteúdo valioso logo após a inscrição para motivar a presença no webinar. Esse vídeo prova que você sabe do que está falando.

Digamos que você seja um consultor de negócios e ajude os nutricionistas a encontrar clientes. “Você está lutando para encontrar clientes?” pode ser o título do seu vídeo. Depois dê a eles algumas dicas úteis para conseguir mais clientes em um vídeo de 5 minutos. É como um trailer de um filme, que vai gerar ainda mais interesse em seu lançamento.

10) Ofereça uma gravação ou apresentação para os participantes

Para as pessoas que não podem participar no dia e horário marcado, considere gravar o seminário online e enviá-lo por email. Se o fizer, não se esqueça de mencionar nos emails de seu anúncio, porque o número de registros certamente será maior. Se você não estiver gravando, oferecer o envio das apresentações utilizadas pode ser uma alternativa rápida.

Uma reprodução do webinar também pode ser disponibilizada por tempo limitado. Isso pode até ajudá-lo a criar um senso de urgência. Algo como uma semana é um prazo apropriado: uma boa parte dos faltantes podem assistir às gravações do seminário e, ao definir um prazo, você terá outro motivo de contato válido quando o prazo estiver prestes a expirar.

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