Dicas para se destacar no Pinterest
Quando o Pinterest surgiu, há alguns anos atrás, foi uma verdadeira febre entre os internautas. Todo mundo criou pins, seguiu os amigos, e descobriu a facilidade de encontrar referências visuais e organizá-las em um só lugar.
Com o tempo (e com o surgimento de novas funcionalidades nas outras redes sociais), o Pinterest passou a ser conhecido como uma rede social de nicho, onde segmentos como decoração e beleza se destacavam. Essa descrição não corresponde inteiramente à realidade, e se você deixou o Pinterest de lado por pensar assim, pode estar perdendo oportunidades interessantes de negócios.
Acontece que o Pinterest ainda atrai uma audiência bastante expressiva, e os marketeiros mais antenados já perceberam isso. Com pins atraentes, é possível ganhar bastante destaque dentro da comunidade do Pinterest, e o melhor: é possível atrair centenas (ou milhares) de novos usuários para o seu site diariamente.
Todos os dias 54 milhões de novos pins são publicados, e nada menos que 93% dos usuários do Pinterest já usaram o site para planejar ou fazer novas compras.
Mas como seduzir esse público? É o que vamos discutir hoje, com dicas para se destacar no Pinterest e aumentar o tráfego no seu site ou blog. Não basta publicar uma imagem e torcer para que ela se destaque, é preciso postar com estratégia. Continue lendo e confira:
Use imagens grandes
Use imagens amplas para ajudar seus pins a se destacar na verdadeira multidão de pins do Pinterest. Sua imagem será redimensionada em todos os dispositivos, mas para ter uma imagem de boa qualidade, o tamanho ideal é 735 pixels de largura por 1100 pixels de comprimento.
Abuse do vermelho
Use a cor vermelha nos seus pins, tanto quanto possível. Os pins que utilizam essa cor obtêm uma maior taxa de resposta e mais repins do que aqueles com cores mais claras.
Torne seu site amigável para os usuários do Pinterest
Certifique-se de que o conteúdo e as imagens do seu comércio eletrônico são grandes o suficiente para serem compartilhadas no Pinterest. Você também pode considerar duplicar suas imagens – uma imagem ampla para ilustrar seu post e uma imagem vertical para incentivar o compartilhamento no Pinterest. No texto alternativo de todas as suas imagens, personalize uma descrição que ajudará os usuários a compartilhar seu conteúdo facilmente. Certifique-se de instalar um botão PIN IT em seu site para compartilhamento rápido e fácil.
Compartilhe seu próprio conteúdo no Pinterest
Não espere que os usuários compartilhem seu conteúdo, faça isso você mesmo. Certifique-se de que todas as suas imagens apontem para o seu site, diretamente para a página onde esse produto ou conteúdo pode ser encontrado. Use uma frase pensativa ou bem-humorada para a descrição da imagem para atrair usuários e convencê-los a clicar em seu site.
Enriqueça a sua mensagem
Poste outros conteúdos e produtos que melhorem a mensagem da sua marca. Ajude sua comunidade a aumentar, destacando informações interessantes e úteis em sua área. Aumente a relevância do seu produto com acessórios que os complementem.
Faça curadoria de conteúdo
Compartilhe conteúdo animado, informativo e encorajador que você sabe que seu público adoraria. Esta é uma ótima oportunidade para mostrar o quão bem você conhece sua comunidade e aumentar a sua relevância no Pinterest.
Organize suas pastas
Essas pastas – também conhecidas como boards – são as categorias de seus pins. Adicione pastas diferentes para diferentes linhas de produtos. Ou use pastas separadas para responder a perguntas diferentes que sua comunidade frequentemente faz. As possibilidades são infinitas!
Crie uma pasta para cada persona
As pastas também são uma maneira perfeita de criar conteúdo para cada uma de suas personas, de maneira mais personalizada. Se o seu público-alvo são a mãe ocupada, o executivo ou o aposentado, você pode facilmente separar o conteúdo que atrairia cada um deles em diferentes pastas.
Instale o botão de postagem rápida no seu navegador
O Pinterest oferece um botão de postagem rápida que você pode instalar no seu navegador. Este botão faz com que você poste rapidamente, sem perda de tempo para buscar conteúdo para seus boards. Dessa maneira, você pode adicionar conteúdo às suas pastas com frequência sem perder tempo.
Compartilhe seus pins em outras redes sociais
Poste o URL e a descrição de um pin no Twitter para incentivar seus seguidores a se juntarem a você também no Pinterest. Publique uma história interessante no Facebook com um link para o pin para aumentar o engajamento em ambas as plataformas simultaneamente.
Promova seus pins
Os pins promovidos se parecem com todos os outros, mas funcionam como anúncios: você paga o Pinterest para que ele seja visto por mais pessoas. O Pinterest recentemente adicionou uma funcionalidade onde você pode promover seu conteúdo de maneira fácil e rápida, como já fazemos no Facebook.
Use o Pinterest Video
Os vídeos são a grande tendência da internet, e o Pinterest não ficou de fora. Ao longo do ano passado, os usuários salvaram 60% mais vídeos do que no ano anterior. Como os vídeos funcionam especialmente bem na plataforma, considere publicá-los no seu perfil.
Interaja com os clientes através de comentários
O Pinterest é tão visual que pode ser fácil esquecer os comentários. Mas não faça isso. É importante que você responda aos comentários. Não há nada mais desestimulante que uma série de perguntas e comentários dos usuários sem nenhuma resposta da marca.
Crie boards comunitários
Os boards comunitários são uma ótima maneira de alcançar novos seguidores, expandir seu alcance e obter mais conteúdo sem ter que criar você mesmo. Para criar um board comunitário, tudo o que você precisa fazer é convidar as pessoas para uma das suas pastas. Uma vez que o board estiver ativo, você terá que monitorá-lo regularmente para se certificar de que não há conteúdo inapropriado.
Observe as estatísticas do seu perfil no Pinterest
Verifique as estatísticas com frequência para ver quais pins estão obtendo a maior interação, quais pins estão gerando o maior tráfego para seu site e quais pins estão sendo mais repinados. Dessa maneira você entenderá quais conteúdos funcionam melhor no Pinterest, e alcançará resultados ainda melhores.
Já usa o Pinterest? Compartilhe sua experiência nos comentários!
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