11 maneiras de turbinar seu email marketing em 2020
O email marketing é uma das armas mais confiáveis para o profissional de marketing. Novos canais de marketing vão e vêm, muitos deles prometendo um ROI impressionante, mas poucos deles podem realmente competir com a abordagem testada e comprovada do email.
O email é relativamente simples de usar e oferece um retorno impressionante. Portanto, é óbvio que empresas que vão de serviços financeiros a varejo priorizariam o email marketing como um dos principais alicerces de sua estratégia.
Embora fácil de usar, é difícil dominar o email marketing se você não agir com base em informações que podem ajudar a gerar impacto. E, frequentemente, o resultado dessa negligência são emails esteticamente bonitos e com bons textos, mas que são marcados como spam e não chegam à caixa de entrada do destinatário.
É imperativo que suas campanhas de email cheguem ao destino pretendido e causem o impacto que você deseja. Portanto, aqui estão algumas práticas recomendadas para turbinar seu email marketing em 2020:
1. Não bombardeie suas listas de email com mensagens nas temporadas de pico
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É tentador enviar o maior número possível de emails para atrair a atenção de seus clientes e abafar a concorrência. Mas, ao fazer isso, você corre o risco de não apenas chatear seu cliente, mas também ter suas campanhas sinalizadas como spam. Ou, pior ainda, ser incluído na lista negra de provedores de serviços de email, o que pode afetar suas taxas de entrega.
É melhor definir uma cadência de mensagens personalizadas meses antes de uma temporada importante para o seu setor. Por exemplo, se você é uma empresa de viagens que deseja vender pacotes no fim da primavera, comece enviando gradualmente emails que anunciam o que está reservado para seus clientes com meses de antecedência, para começar a criar impulso à medida que a estação se aproxima.
Essa abordagem gradual oferece a capacidade de conscientizar, compartilhar notícias da marca com clientes novos e existentes com maior probabilidade de se envolver com ela e reagir às métricas em tempo real para maximizar as conversões.
2. Pratique a segmentação de audiência
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Os especialistas em email nunca recomendam o envio em massa porque é uma maneira infalível de fazer com que os assinantes cancelem rapidamente a inscrição ou sinalizem suas mensagens como spam. E você não pode culpá-los – porque os profissionais devem saber melhor do que ninguém que enviar um email sobre agulhas de tricô para um cliente que curte esportes de ação é a melhor maneira de afastá-lo da sua marca.
Use os dados disponíveis para enviar ofertas de email personalizadas e direcionadas, como um aviso de que um item fora de estoque que o assinante adicionou como favorito está de volta às prateleiras. Essa abordagem personalizada aumentará suas taxas de entrega, e você também pode esperar que as taxas de conversão aumentem, pois está fornecendo o que os clientes precisam exatamente quando precisam.
3. Mantenha o que está funcionando
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Embora muitas vezes o alto risco seja igual a alta recompensa, não corra riscos antes dos períodos mais lucrativos do ano.
Claro, você pode ver um aumento nas vendas empurrando uma campanha não testada para o seu público tradicional. Mas, se não der certo, seu ROI poderá cair a profundidades que provavelmente não teria atingido se você tivesse feito o teste em momentos mais seguros.
Em vez disso, analise todas as suas campanhas anteriores; identifique quais táticas de entrega, mensagens e design produziram os melhores resultados, e siga-as.
4. Higienize sua lista
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A higiene da lista – limpeza regular de assinantes inativos – é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para manter a saúde de suas campanhas de email o ano todo.
Enviar emails persistentemente para assinantes desengajados pode ter efeitos devastadores na sua reputação. Em vez disso, analise com que frequência o cliente responde e faça os ajustes necessários. O cliente está respondendo com menos frequência? Envie menos emails.
5. Crie linhas de assunto atraentes
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Se você atua em um setor particularmente movimentado, verifique os emails que seus concorrentes estão enviando e ajuste sua estratégia de acordo com o objetivo de chamar a atenção dos clientes. Uma maneira eficaz de fazer isso é dominar a arte da linha de assunto.
Para um cliente, sua linha de assunto é como um aperto de mão: muito fraco, e você corre o risco de ser ignorado; muito forte e você corre o risco dele clicar em “marcar como spam”. É melhor ser amigável, mas direto, dando uma amostra factual do que está dentro da sua mensagem que eles acharão útil.
É uma queda de preço em um item favorito? Diga isso e não tenha medo de ser criativo quando o fizer. Apenas certifique-se de que sua criatividade não se torne ambígua, porque, contrariamente à crença popular, linhas de assunto vagas como “Tem um segundo?” desperta a ansiedade de seus assinantes, não a curiosidade.
6. Envie emails regulares e consistentes
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Vamos ser sinceros, a última coisa que você deseja é ser chamado de spammer. No entanto, o medo é irracional se você estiver enviando mensagens para assinantes que se juntaram voluntariamente à sua lista de emails. Portanto, não hesite em enviar emails regulares para sua lista, pois isso quase sempre resulta em um número maior de vendas.
Além disso, estudos mostram que a maioria das pessoas verifica seus emails diariamente. Então, enviando emails regulares, você está fazendo a coisa certa.
Você estará praticando spam se está enviando email para pessoas com quem sua empresa não tem um relacionamento e que não lhe deram permissão para o envio de mensagens. Você não está enviando spam ao entrar em contato com seus assinantes. Ao criar e nutrir uma lista de assinantes leais que abrem e leem todos os seus emails, você não deve ter problemas ao enviar emails semanais ou diários e obter mais vendas.
7. Envie emails curtos
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Muitas dicas de email marketing falam sobre como melhorar a taxa de abertura de seus emails, mas poucas discutem sobre como manter a atenção do leitor quando o email é aberto. As mensagens de email que você escreve precisam ser claras e concisas para que seus assinantes entendam e ajam de acordo.
Manter seus emails simples ajuda a obter uma melhor resposta de sua campanha. A ideia é conscientizar seus assinantes da oferta que você tem para eles. Se eles acharem sua oferta interessante o suficiente, você os levará para seu site para saber mais. Ao manter seus emails curtos e diretos, você facilita a ação das pessoas.
Mais uma coisa que você precisa ter em mente é o fato de que mais e mais pessoas estão acessando e lendo os emails em dispositivos móveis. Portanto, é mais provável que os emails que você envia aos seus assinantes sejam lidos no celular do que em um computador. Lembre-se de que você está tentando alcançar pessoas que não têm muito tempo disponível.
Veja como você pode manter seus emails curtos e interessantes:
– Evite rodeios e escreva apenas o necessário para transmitir sua mensagem;
– Se você deseja compartilhar mais informações, use tópicos para quebrar seu email;
– Tenha uma chamada de ação principal por email, em vez de adicionar várias. Ter vários CTAs apenas distrai o leitor. Isso pode deixá-los confusos sobre o que devem fazer a seguir.
8. Personalize cada email
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O email marketing funciona muito bem quando se trata de criar uma experiência única para seu cliente. Ao usar o poder da personalização, você pode fazê-los se sentir exclusivos ou especiais, o que aumenta a chance de eles negociarem com você. De acordo com a Campaign Monitor, os emails que possuem uma linha de assunto personalizada têm 26% mais chances de serem abertos quando comparados aos emails que têm uma linha de assunto genérica e não personalizada.
Portanto, se você tiver acesso ao primeiro nome dos destinatários de seu email, faz sentido usá-los na linha de assunto e no corpo do email. Você também pode fazer perguntas fáceis e relevantes no email para dar uma sensação personalizada.
Você pode até dar um passo à frente adicionando seus próprios dados pessoais aos emails, como seu nome e sua fotografia. Sendo uma empresa, você deve entender a importância de adicionar um toque pessoal ao seu email marketing, pois isso afeta diretamente o número de conversões recebidas.
9. Tenha uma landing page dedicada para sua campanha
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Seus esforços não devem se limitar ao email. Você também precisa dar a mesma importância para onde você envia o tráfego a partir da sua mensagem. Sim, estamos falando da página de destino.
Na maioria das vezes, os assinantes clicam no seu email e vão para sua página inicial, página de produto ou página de destino específica. Para obter conversões mais altas e obter o melhor retorno do seu investimento, faz sentido criar uma landing page dedicada e direcionar seu tráfego para ela. Uma landing page é muito mais relevante e direcionada, o que a torna realmente eficaz.
Verifique se sua landing page possui os seguintes elementos:
– Um título forte que faz o visitante querer saber mais
– Um subtítulo que apoia e enfatiza esse título
– Uma imagem ou vídeo de suporte que explica o objetivo da landing page em menos de um minuto
– Prova social, como logotipos de clientes, depoimentos, etc
– Um plano de ação que converte seus assinantes em clientes
– Lembre-se de que a mensagem que você transmite através do email deve corresponder à da página de destino. A oferta na landing page deve ser relevante e específica. Não a polua com outras ofertas.
– Por último, mas não menos importante, é sempre uma boa ideia não ter navegação na sua página de destino. Dessa forma, seus clientes estarão mais focados na sua oferta, que é exatamente o que você quer.
10. Use muito espaço em branco
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Seus clientes são pessoas ocupadas. Mesmo que eles encontrem tempo para ler seu email, é óbvio que você não é a única empresa que envia emails. Eles estão prestando atenção, e você deve fazer o máximo para tornar seus emails digitalizáveis.
A estrutura de cada email precisa ter muito espaço em branco. Em outras palavras, você precisa manter seus parágrafos curtos, usar subtítulos e adicionar marcadores, sempre que aplicável. É assim que você recebe a atenção total de seus clientes em potencial e aumenta suas chances de convertê-los.
Haverá momentos em que você precisará enviar uma versão mais longa do seu artigo ou um longo discurso de vendas. Nesse cenário, faz sentido exibir uma breve introdução no email e encaminhar o cliente para seu site com um link “leia mais”.
Quando comparado aos blocos de parágrafos, o conteúdo digitalizável é mais legível. O que indiretamente melhora a experiência do leitor, levando a melhores vendas a longo prazo.
11. Torne seus emails valiosos
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Se seu email não oferecer valor, ele será ignorado. O que também afetará suas taxas de abertura. Qualquer informação que você enviar para sua lista de emails precisa ser valiosa. Nem uma vez, nem duas, mas sempre. A consistência na entrega de valor é a chave para que seus emails sejam lidos repetidamente.
Nem todo mundo na sua lista de email se tornará seu cliente. Somente uma porcentagem dos clientes em potencial pressiona o botão “comprar” depois de receber seus emails. Portanto, tente ter uma mistura saudável de conteúdo, promoções e ofertas de qualidade. Ter o equilíbrio certo pode fazer muita diferença no número de vendas que você realiza a longo prazo.
No entanto, os clientes em potencial que solicitaram especificamente informações sobre seus novos produtos ou serviços devem receber o conteúdo necessário para tomar uma decisão de compra. Nesse cenário, o conteúdo promocional funciona a seu favor e não contra. Por fim, o tipo de valor que você entrega aos seus assinantes de email depende do tipo de conteúdo que eles estão procurando. O que significa que você precisa ter uma sólida compreensão de seus gostos e preferências.
Você não pode e não deve comprometer o valor ao fazer marketing por email. Porque essa é a única maneira de conquistar a confiança da sua lista. E é necessário ter confiança para converter clientes em potencial.
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