11 maneiras de turbinar seu email marketing em 2020
O email marketing é uma das armas mais confiáveis para o profissional de marketing. Novos canais de marketing vão e vêm, muitos deles prometendo um ROI impressionante, mas poucos deles podem realmente competir com a abordagem testada e comprovada do email.
O email é relativamente simples de usar e oferece um retorno impressionante. Portanto, é óbvio que empresas que vão de serviços financeiros a varejo priorizariam o email marketing como um dos principais alicerces de sua estratégia.
Embora fácil de usar, é difícil dominar o email marketing se você não agir com base em informações que podem ajudar a gerar impacto. E, frequentemente, o resultado dessa negligência são emails esteticamente bonitos e com bons textos, mas que são marcados como spam e não chegam à caixa de entrada do destinatário.
É imperativo que suas campanhas de email cheguem ao destino pretendido e causem o impacto que você deseja. Portanto, aqui estão algumas práticas recomendadas para turbinar seu email marketing em 2020:
1. Não bombardeie suas listas de email com mensagens nas temporadas de pico
É tentador enviar o maior número possível de emails para atrair a atenção de seus clientes e abafar a concorrência. Mas, ao fazer isso, você corre o risco de não apenas chatear seu cliente, mas também ter suas campanhas sinalizadas como spam. Ou, pior ainda, ser incluído na lista negra de provedores de serviços de email, o que pode afetar suas taxas de entrega.
É melhor definir uma cadência de mensagens personalizadas meses antes de uma temporada importante para o seu setor. Por exemplo, se você é uma empresa de viagens que deseja vender pacotes no fim da primavera, comece enviando gradualmente emails que anunciam o que está reservado para seus clientes com meses de antecedência, para começar a criar impulso à medida que a estação se aproxima.
Essa abordagem gradual oferece a capacidade de conscientizar, compartilhar notícias da marca com clientes novos e existentes com maior probabilidade de se envolver com ela e reagir às métricas em tempo real para maximizar as conversões.
2. Pratique a segmentação de audiência
Os especialistas em email nunca recomendam o envio em massa porque é uma maneira infalível de fazer com que os assinantes cancelem rapidamente a inscrição ou sinalizem suas mensagens como spam. E você não pode culpá-los – porque os profissionais devem saber melhor do que ninguém que enviar um email sobre agulhas de tricô para um cliente que curte esportes de ação é a melhor maneira de afastá-lo da sua marca.
Use os dados disponíveis para enviar ofertas de email personalizadas e direcionadas, como um aviso de que um item fora de estoque que o assinante adicionou como favorito está de volta às prateleiras. Essa abordagem personalizada aumentará suas taxas de entrega, e você também pode esperar que as taxas de conversão aumentem, pois está fornecendo o que os clientes precisam exatamente quando precisam.
3. Mantenha o que está funcionando
Embora muitas vezes o alto risco seja igual a alta recompensa, não corra riscos antes dos períodos mais lucrativos do ano.
Claro, você pode ver um aumento nas vendas empurrando uma campanha não testada para o seu público tradicional. Mas, se não der certo, seu ROI poderá cair a profundidades que provavelmente não teria atingido se você tivesse feito o teste em momentos mais seguros.
Em vez disso, analise todas as suas campanhas anteriores; identifique quais táticas de entrega, mensagens e design produziram os melhores resultados, e siga-as.
4. Higienize sua lista
A higiene da lista – limpeza regular de assinantes inativos – é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para manter a saúde de suas campanhas de email o ano todo.
Enviar emails persistentemente para assinantes desengajados pode ter efeitos devastadores na sua reputação. Em vez disso, analise com que frequência o cliente responde e faça os ajustes necessários. O cliente está respondendo com menos frequência? Envie menos emails.
5. Crie linhas de assunto atraentes
Se você atua em um setor particularmente movimentado, verifique os emails que seus concorrentes estão enviando e ajuste sua estratégia de acordo com o objetivo de chamar a atenção dos clientes. Uma maneira eficaz de fazer isso é dominar a arte da linha de assunto.
Para um cliente, sua linha de assunto é como um aperto de mão: muito fraco, e você corre o risco de ser ignorado; muito forte e você corre o risco dele clicar em “marcar como spam”. É melhor ser amigável, mas direto, dando uma amostra factual do que está dentro da sua mensagem que eles acharão útil.
É uma queda de preço em um item favorito? Diga isso e não tenha medo de ser criativo quando o fizer. Apenas certifique-se de que sua criatividade não se torne ambígua, porque, contrariamente à crença popular, linhas de assunto vagas como “Tem um segundo?” desperta a ansiedade de seus assinantes, não a curiosidade.
6. Envie emails regulares e consistentes
Vamos ser sinceros, a última coisa que você deseja é ser chamado de spammer. No entanto, o medo é irracional se você estiver enviando mensagens para assinantes que se juntaram voluntariamente à sua lista de emails. Portanto, não hesite em enviar emails regulares para sua lista, pois isso quase sempre resulta em um número maior de vendas.
Além disso, estudos mostram que a maioria das pessoas verifica seus emails diariamente. Então, enviando emails regulares, você está fazendo a coisa certa.
Você estará praticando spam se está enviando email para pessoas com quem sua empresa não tem um relacionamento e que não lhe deram permissão para o envio de mensagens. Você não está enviando spam ao entrar em contato com seus assinantes. Ao criar e nutrir uma lista de assinantes leais que abrem e leem todos os seus emails, você não deve ter problemas ao enviar emails semanais ou diários e obter mais vendas.
7. Envie emails curtos
Muitas dicas de email marketing falam sobre como melhorar a taxa de abertura de seus emails, mas poucas discutem sobre como manter a atenção do leitor quando o email é aberto. As mensagens de email que você escreve precisam ser claras e concisas para que seus assinantes entendam e ajam de acordo.
Manter seus emails simples ajuda a obter uma melhor resposta de sua campanha. A ideia é conscientizar seus assinantes da oferta que você tem para eles. Se eles acharem sua oferta interessante o suficiente, você os levará para seu site para saber mais. Ao manter seus emails curtos e diretos, você facilita a ação das pessoas.
Mais uma coisa que você precisa ter em mente é o fato de que mais e mais pessoas estão acessando e lendo os emails em dispositivos móveis. Portanto, é mais provável que os emails que você envia aos seus assinantes sejam lidos no celular do que em um computador. Lembre-se de que você está tentando alcançar pessoas que não têm muito tempo disponível.
Veja como você pode manter seus emails curtos e interessantes:
– Evite rodeios e escreva apenas o necessário para transmitir sua mensagem;
– Se você deseja compartilhar mais informações, use tópicos para quebrar seu email;
– Tenha uma chamada de ação principal por email, em vez de adicionar várias. Ter vários CTAs apenas distrai o leitor. Isso pode deixá-los confusos sobre o que devem fazer a seguir.
8. Personalize cada email
O email marketing funciona muito bem quando se trata de criar uma experiência única para seu cliente. Ao usar o poder da personalização, você pode fazê-los se sentir exclusivos ou especiais, o que aumenta a chance de eles negociarem com você. De acordo com a Campaign Monitor, os emails que possuem uma linha de assunto personalizada têm 26% mais chances de serem abertos quando comparados aos emails que têm uma linha de assunto genérica e não personalizada.
Portanto, se você tiver acesso ao primeiro nome dos destinatários de seu email, faz sentido usá-los na linha de assunto e no corpo do email. Você também pode fazer perguntas fáceis e relevantes no email para dar uma sensação personalizada.
Você pode até dar um passo à frente adicionando seus próprios dados pessoais aos emails, como seu nome e sua fotografia. Sendo uma empresa, você deve entender a importância de adicionar um toque pessoal ao seu email marketing, pois isso afeta diretamente o número de conversões recebidas.
9. Tenha uma landing page dedicada para sua campanha
Seus esforços não devem se limitar ao email. Você também precisa dar a mesma importância para onde você envia o tráfego a partir da sua mensagem. Sim, estamos falando da página de destino.
Na maioria das vezes, os assinantes clicam no seu email e vão para sua página inicial, página de produto ou página de destino específica. Para obter conversões mais altas e obter o melhor retorno do seu investimento, faz sentido criar uma landing page dedicada e direcionar seu tráfego para ela. Uma landing page é muito mais relevante e direcionada, o que a torna realmente eficaz.
Verifique se sua landing page possui os seguintes elementos:
– Um título forte que faz o visitante querer saber mais
– Um subtítulo que apoia e enfatiza esse título
– Uma imagem ou vídeo de suporte que explica o objetivo da landing page em menos de um minuto
– Prova social, como logotipos de clientes, depoimentos, etc
– Um plano de ação que converte seus assinantes em clientes
– Lembre-se de que a mensagem que você transmite através do email deve corresponder à da página de destino. A oferta na landing page deve ser relevante e específica. Não a polua com outras ofertas.
– Por último, mas não menos importante, é sempre uma boa ideia não ter navegação na sua página de destino. Dessa forma, seus clientes estarão mais focados na sua oferta, que é exatamente o que você quer.
10. Use muito espaço em branco
Seus clientes são pessoas ocupadas. Mesmo que eles encontrem tempo para ler seu email, é óbvio que você não é a única empresa que envia emails. Eles estão prestando atenção, e você deve fazer o máximo para tornar seus emails digitalizáveis.
A estrutura de cada email precisa ter muito espaço em branco. Em outras palavras, você precisa manter seus parágrafos curtos, usar subtítulos e adicionar marcadores, sempre que aplicável. É assim que você recebe a atenção total de seus clientes em potencial e aumenta suas chances de convertê-los.
Haverá momentos em que você precisará enviar uma versão mais longa do seu artigo ou um longo discurso de vendas. Nesse cenário, faz sentido exibir uma breve introdução no email e encaminhar o cliente para seu site com um link “leia mais”.
Quando comparado aos blocos de parágrafos, o conteúdo digitalizável é mais legível. O que indiretamente melhora a experiência do leitor, levando a melhores vendas a longo prazo.
11. Torne seus emails valiosos
Se seu email não oferecer valor, ele será ignorado. O que também afetará suas taxas de abertura. Qualquer informação que você enviar para sua lista de emails precisa ser valiosa. Nem uma vez, nem duas, mas sempre. A consistência na entrega de valor é a chave para que seus emails sejam lidos repetidamente.
Nem todo mundo na sua lista de email se tornará seu cliente. Somente uma porcentagem dos clientes em potencial pressiona o botão “comprar” depois de receber seus emails. Portanto, tente ter uma mistura saudável de conteúdo, promoções e ofertas de qualidade. Ter o equilíbrio certo pode fazer muita diferença no número de vendas que você realiza a longo prazo.
No entanto, os clientes em potencial que solicitaram especificamente informações sobre seus novos produtos ou serviços devem receber o conteúdo necessário para tomar uma decisão de compra. Nesse cenário, o conteúdo promocional funciona a seu favor e não contra. Por fim, o tipo de valor que você entrega aos seus assinantes de email depende do tipo de conteúdo que eles estão procurando. O que significa que você precisa ter uma sólida compreensão de seus gostos e preferências.
Você não pode e não deve comprometer o valor ao fazer marketing por email. Porque essa é a única maneira de conquistar a confiança da sua lista. E é necessário ter confiança para converter clientes em potencial.
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