Dicas para melhorar a linha de assunto do seu email marketing
Artigo atualizado em 23/05/2023
Sim, esse é mais um post falando sobre a importância de uma boa linha de assunto no seu email marketing. O assunto é recorrente pois é necessário ter muita atenção no primeiro elemento do seu email marketing que o consumidor vê – e que determina se ele vai abrir ou não a sua mensagem. Portanto, quanto mais dicas sobre a linha de assunto, melhor!
Hoje é dia de trazer algumas recomendações que podem fazer diferença na hora da criação da sua linha de assunto. É importante lembrar que você deve reservar um bom tempo para pensar no texto de assunto do seu email marketing, que deve ser sempre o melhor possível. Confira as dicas:
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Inserir elementos que se relacionam com o cotidiano do seu consumidor é uma excelente maneira de chamar a sua atenção. Pode ser uma brincadeirinha com alguma obra de ficção popular, se a sua linha de comunicação permite textos mais descontraídos, ou então algo relacionado à economia. Só para dar um exemplo: muitas empresas usaram o saque do FGTS e o dinheiro extra na conta dos trabalhadores para vender seus produtos.
Defina o objetivo do seu email marketing
Quando você tem um objetivo claro com o seu envio, fica muito mais fácil criar uma linha de assunto que destaque o produto ou serviço que você deseja promover. Ter metas claras, aliás, facilita a criação do email marketing como um todo.
Seja claro e conciso
Ao escrever a linha de assunto, seja claro sobre o conteúdo do seu email. Evite usar linguagem ambígua ou exagerada que possa confundir ou enganar os destinatários. Seja direto ao ponto e transmita o valor ou benefício que eles obterão ao abrir o email.
Muitas empresas optam por linhas de assunto como “abra e descubra nossa promoção”, mas em meio a tantos SPAMs, os usuários tendem a abrir mensagens com linhas de assunto claras. Portanto, se é uma promoção, diga que é uma promoção. Não esqueça que as pessoas hoje em dia não têm muito tempo a perder, então não abuse de sua boa vontade.
Utilize palavras-chave relevantes
Incluir palavras-chave relevantes na linha de assunto pode ajudar a melhorar a otimização para mecanismos de busca (SEO) e atrair a atenção dos destinatários que estão procurando por informações relacionadas. Pesquise e identifique palavras-chave relevantes para o seu público-alvo e insira-as de forma natural na linha de assunto.
Crie senso de urgência
Uma maneira eficaz de incentivar os destinatários a abrir seus emails é criar um senso de urgência na linha de assunto. Use termos como “última chance”, “promoção por tempo limitado” ou “oferta exclusiva hoje” para despertar o interesse e incentivar a ação imediata.
Personalize a linha de assunto
A personalização é uma técnica poderosa para aumentar o engajamento dos destinatários. Inclua o nome do destinatário na linha de assunto para torná-la mais pessoal e relevante. Além disso, segmente sua lista de email com base nos interesses e comportamentos dos destinatários para criar linhas de assunto altamente direcionadas.
Teste diferentes abordagens
Realize testes A/B com diferentes linhas de assunto para descobrir quais abordagens funcionam melhor para o seu público-alvo. Varie o comprimento, o estilo e as palavras utilizadas para encontrar a combinação ideal que gere altas taxas de abertura. Analise os resultados e ajuste suas estratégias de acordo.
Evite spam trigger words
Evite o uso de palavras que ativam filtros de spam nas linhas de assunto dos seus emails. Termos como “grátis”, “compre agora” e “oferta imperdível” podem levar seus emails direto para a pasta de spam. Mantenha sua linha de assunto autêntica, relevante e livre de clichês promocionais.
Ofereça benefícios claros
Os destinatários estão sempre interessados nos benefícios que obterão ao abrir seus emails. Destaque os principais benefícios ou informações que eles encontrarão dentro do email na linha de assunto. Isso despertará a curiosidade e incentivará a abertura.
Conclusão
Aprimorar a linha de assunto do seu email marketing é essencial para obter altas taxas de abertura e engajamento dos destinatários. Ao seguir as dicas mencionadas acima, você estará no caminho certo para criar linhas de assunto impactantes, otimizadas para SEO e capazes de impulsionar o desempenho das suas campanhas de email marketing. Lembre-se de testar diferentes abordagens e ajustar suas estratégias com base nos resultados obtidos.
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