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como criar um bom cta

CTA: como criar um bom CTA no seu email marketing

Para quem atua no âmbito digital, vendendo produtos ou serviços, é fundamental desenvolver uma estratégia de Marketing Digital que seja capaz de fazer com que a marca aumente a sua autoridade em seu nicho de atuação.

Ou seja, é necessário melhorar a imagem perante os seus públicos de interesse, aumentar as vendas e, consequentemente, o lucro. É necessário também elevar a quantidade de clientes, bem como as oportunidades de negócios. E, por fim, potencializar o relacionamento com os consumidores e potenciais consumidores.

Nesse sentido, uma ferramenta que tem ajudado muitas marcas a alcançarem os objetivos destacados é o email marketing. Ferramenta que faz parte de uma estratégia “maior”, a qual é baseada no funil de vendas, ou seja, a jornada que um cliente faz para, finalmente, comprar o produto ou serviço que deseja.

Todavia, para desenvolver uma boa estratégia de email marketing é essencial saber fazer um bom CTA (Chamada para Ação), sendo este um dos seus principais elementos.

Gostaria de saber como criar um bom CTA? Continue a leitura.

O que é email marketing? Conceito, benefícios e elementos

o que é email marketing

Conceito

O email marketing é a ferramenta que a empresa utiliza para se comunicar via email com o seu consumidor, ou potencial consumidor, sobretudo, na sua fase inicial de relacionamento com o cliente.

Geralmente, o email marketing é utilizado em campanhas de produtos, serviços, ofertas e promoções. Além disso, pode figurar em outros tipos de estratégias de Marketing Digital, como por exemplo, o funil de vendas.

O funil de vendas, para quem ainda não sabe, é uma ferramenta que uma empresa utiliza para mapear a jornada de compra do cliente. Comumente, o consumidor segue 4 estágios em sua jornada de compra, são eles:

  1. Aprendizado e Descoberta 
  2. Reconhecimento do Problema;
  3. Consideração de Compra;
  4. Decisão de compra.
decisão de compra

Nesse percurso, a empresa costuma oferecer ofertas e brindes, como por exemplo, descontos, e-books, cursos etc. Em contrapartida, coleta os dados do potencial cliente. É aqui que entra o email marketing, como uma ferramenta que possibilitará à marca se aproximar do lead que foi captado pela sua estratégia.

Benefícios

O email marketing é uma excelente ferramenta de Marketing Digital, porque oferece a uma marca os seguintes benefícios:

– Possibilidade de fechar novas oportunidades de negócios;

– Pode aumentar o número de clientes, de maneira a elevar as vendas;

elevar as vendas

– Ajuda a marca a se aproximar dos públicos que a interessa;

– Auxilia a marca no processo de fidelização de clientes;

– O email marketing é uma boa ferramenta, porque também atualiza os clientes sobre os novos produtos e serviços da marca.

Elementos do email marketing

Independentemente do tipo de email marketing (promocional, sazonal, mensagens de boas-vindas, fidelização etc.), é fato que ele possui uma estrutura básica, a qual torna possível aprender como desenvolver um da maneira correta, mas sem deixar de levar em consideração aspectos como público, linguagem, tom, objetivo etc.

Conheça os elementos de um email marketing:

Assunto

assunto

O assunto é um dos elementos mais importantes de um email marketing, considerando que é ele que fará o primeiro contato com o público que a marca deseja alcançar.

Os especialistas recomendam que o assunto seja provocativo, chamativo, atraente, para que dessa maneira, seja capaz de chamar a atenção do cliente ou potencial cliente.

Além disso, é essencial que o assunto seja personalizado, como se o email fosse enviado de forma especial para a pessoa a que se destina, ainda que o conteúdo seja enviado em massa para o banco de contatos da marca.

Outro ponto a se destacar é que o assunto deve ser claro, objetivo, curto. Portanto, nada de assuntos extensos demais. Você precisa entender que os gestores e empresários são pessoas ocupadas, que leem, muitas vezes, uma grande quantidade de conteúdos no dia a dia (relatórios, ordem de serviço, cartas de fornecedores etc.). Assim, é importante prezar pela objetividade no assunto do seu email marketing.

Exemplos: “Achou o produto que estava procurando? Clique aqui e não perca tempo!”

Corpo do email

corpo do email

Para que o consumidor mantenha interesse em seu conteúdo, não é somente o assunto que deve ser atrativo, mas também o corpo do email marketing. Dessa maneira, capriche. O ideal é que seja curto e claro, devendo ter no máximo 20 palavras cada e não deve ultrapassar mais que quatro parágrafos.

Destaque-se também para o fato de que o email deve apresentar uma característica de peculiaridade, ou seja, como se fosse destinado à pessoa a que foi enviado. Para isso, chame a pessoa pelo primeiro nome. Por exemplo:

“Olá, Ricardo

Temos uma grande surpresa para você. Vimos que você tem interesse no produto X, mas que não o comprou por algum motivo que ainda não sabemos. Por que não conta para a gente? Mas enfim, estamos aqui para dizer que o produto X está com desconto de 50%, mas só para você, hein?

Aproveite essa chance única clicando aqui, na imagem ao lado!”

Veja que o texto é curto e objetivo e apresenta uma caráter personalíssimo, como se fosse enviado especialmente para o Ricardo. Quando o texto é colocado dessa maneira, se conecta melhor com o potencial cliente.

CTA

Também temos como elemento do email marketing o CTA. Ao lado dos outros dois elementos, podemos dizer que o CTA é o ponto mais alto do email marketing, o auge do conteúdo, o que conecta o conteúdo aos produtos e serviços de uma marca. É ele que convida o cliente a tomar uma atitude sobre o que está lendo. Para entendê-lo melhor, continue lendo.

O que é CTA?

o que é CTA

De acordo com uma agência de marketing de conteúdo, o CTA (Call to Action) que, em português, significa “Chamada para Ação”, é qualquer chamada, seja visual ou textual, que leve o leitor de uma página a tomar alguma ação. É uma solução que é utilizada em conteúdos, blogs, sites, anúncios e email marketing.

Geralmente, o CTA pode ser colocada no início, meio ou fim de um conteúdo. À medida que a chamada é introduzida, leva o leitor a tomar alguma ação, seja para permanecer no texto, continuar a leitura, seja visitar outro conteúdo em um blog ou realizar a compra de um produto ou serviço desejado.

Assim sendo, podemos dizer que o CTA é, de certo modo, a ferramenta que motiva o potencial consumidor a fazer algo que seja do interesse de uma empresa.

Uma boa chamada para ação é capaz de fazer com que a marca aumente as suas vendas e o número de clientes.

Como criar um bom CTA para o seu email marketing

Para desenvolver um bom CTA para o seu email marketing, deve-se considerar alguns passos, os quais foram criados por especialistas no assunto. Abordamos eles a seguir. Veja:

Considere a etapa no funil de vendas

considere a etapa no funil de vendas

A primeira coisa que deve considerar, segundo especialistas, é o estágio no funil de vendas em que o potencial cliente se encontra, para que dessa maneira, crie um CTA alinhada, harmonizada.

Por exemplo, não faria sentido algum você pedir que o seu cliente faça um orçamento do produto ou serviço X, sendo ele um potencial cliente que mal conhece as suas soluções, um visitante do seu site. Nesse caso, o mais recomendado é criar uma chamada para ação que o leve a conhecer mais e melhor a sua empresa, bem como os seus produtos e serviços.

O tipo de chamada para ação que leva o cliente a comprar produtos e serviços é indicado para o consumidor que está em processo de decisão de compra, ou seja, uma pessoa que está no meio ou no fundo do seu funil de venda.

Conheça a sua persona

conheca a sua persona

De nada adianta lançar uma chamada para ação quando não se conhece, de fato, a sua persona. É, no termo popular, um tiro no pé. O ideal é que se conheça bem a sua persona, para que dessa maneira, ofereça uma solução que condiga com os seus interesses.

Por exemplo, se é uma gerente de Marketing de empresa, por que não adotar chamadas para ação que a leve a conhecer conteúdos que aprimorem os seus conhecimentos e façam com que se torne mais criativa na gestão de Marketing da empresa na qual trabalha?

É claro que esse tipo de chamada para ação precisa considerar outros fatores, como o estágio do funil de vendas em que ela se encontra.

De todo modo, vale destacar a importância de se conhecer muito bem a persona por outros motivos. Um deles é a linguagem: quando se conhece a persona, dá-se para construir uma Chamada para Ação com uma linguagem que se aproxime do público a que ela se dirige.

Caso seja para uma pessoa jovem, descolada, estudante de universidade, por que não adotar uma linguagem menos formal, que tenha a ver com esse tipo de perfil? O mesmo vale para profissionais, executivos, diretores etc.

A chamada precisa refletir o perfil do público a que se destina. Observando isso, a chance de obter sucesso aumenta, sem dúvida alguma.

Analise o nível de conhecimento de sua persona

Outra coisa que precisa ser considerada na criação de um CTA no seu email marketing é o nível de conhecimento de sua persona em relação ao conteúdo abordado no corpo do email. Essa dica complementa a que recomenda que avalie o nível de estágio no funil de vendas em que a sua persona se encontra.

Por que é importante analisar o nível de conhecimento de sua persona em relação ao conteúdo abordado ou produto ou serviço sugerido? Por um motivo simples, mas que pode resultar no fracasso de sua ação de email marketing.

Caso a persona já tenha conhecimento em relação a sua sugestão de Chamada para Ação, dificilmente se sentirá motivada a tomar uma atitude, pois isso, não mudaria nada em sua vida, literalmente.

O ideal, assim, é tomar como base o nível de conhecimento da persona para criar uma Chamada para Ação que a convença de que tomar uma atitude. Naquele momento, é indispensável, porque: poderá aumentar o seu conhecimento, a tornará mais criativa, resolverá um problema que esteja passando, melhorará as suas vendas, etc.

Não seria nada atrativo criar uma Chamada para Ação de um conteúdo no qual a persona já tenha domínio. Exemplo: um doutor em Comunicação Social não teria interesse em ler um artigo sugerido por um CTA cujo título fosse “Teorias da Comunicação”, porque, provavelmente, já leu isso na graduação, mestrado e doutorado.

Todavia, se a Chamada para Ação o levasse para um conteúdo do tipo: “As tecnologias estão revolucionando o Jornalismo Cultural. Saiba mais!”, talvez ficasse mais tentado a clicar ou tomar uma atitude em direção à leitura do texto, porque é contemporâneo, um assunto inovador.

Desse modo, ao desenvolver um CTA, considere não somente a forma como vai abordar a Chamada para Ação, mas também que atitude vai recomendar ou sugerir.

Defina o formato do CTA

defina o formato do CTA

O formato da Chamada para Ação é outro fator a ser considerado. Normalmente, cria-se uma Chamada para Ação no formato textual. Todavia, isso não quer dizer que não possa considerar implementá-la no formato visual (imagens).

O ideal, independentemente do formato, é que apresente os elementos mencionados anteriormente e que seja atraente, ao ponto de fisgar o olhar da persona e de fazer com que ela tome uma atitude.

Exemplos de chamadas para ação para email marketing:

Para que visualize melhor como desenvolver um CTA para email marketing na prática, montamos este tópico, que traz alguns exemplos. Observe:

“Então, o que está esperando? Entre em contato conosco agora mesmo!”

“Gostaria de saber mais? Visite o nosso site.”

“Apostamos que ficou curioso para saber mais. Estamos certos? Então, entre em contato conosco!”

“Aproveite o momento e leia também dicas sobre como utilizar o produto X.”

Depois de ler este conteúdo, sem dúvida alguma, você ficou expert no desenvolvimento de Chamadas para Ação de email marketing. E que bom por isso. Também temos como objetivo fornecer conteúdos de qualidade, para que nossos clientes aperfeiçoem cada vez mais as suas estratégias de Marketing Digital.

Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco. Combinado?

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