Como a segmentação pode afetar a sua taxa de cliques
Nós já mencionamos aqui diversas vezes a importância da segmentação das listas na hora de enviar uma campanha de email marketing para seus clientes. Com a segmentação, você garante estar enviando comunicações que são de interesse do seu cliente, o que gera mais interesse no seu email marketing, menos descadastros e marcações como SPAM e, consequentemente, mais qualidade e alcance nos seus envios futuros.
O que muita gente não sabe é que a segmentação das listas também garante um número maior de cliques – e também de conversões. O Mail Chimp fez uma pesquisa onde foram analisados os envios do segundo semestre de 2016 para entender o impacto da segmentação nos resultados, e o que descobriram foi bastante interessante.
Os tipos de segmentação avaliadas foram: demográfica (idade, língua e gênero), hábitos de compra (onde foram analisadas compras anteriores e interesse do cliente), engajamento em emails anteriores, áreas de interesse (aquelas assinaladas pelo cliente na hora de assinar a newsletter), atividades (email de boas-vindas, fonte da assinatura na newsletter – se foi através do Facebook, do site ou de outro lugar) e localização.
Número de cliques é afetado pela segmentação
Uma conclusão que o pessoal do MailChimp chegou é que um email segmentado pode ter até o dobro de cliques daqueles que não são segmentados. Mas os resultados podem depender bastante do tipo de segmentação: os melhores resultados durante a pesquisa apareceram nos emails segmentados demograficamente.
Segmentar é converter
Quando o assunto é conversão, a segmentação também traz excelentes resultados. Os emails não segmentados analisados durante a pesquisa tiveram uma taxa de conversão de menos de 1,5%. Por outro lado, os emails segmentados de acordo com os hábitos de compra dos clientes tiveram uma taxa de conversão de mais de 3,5%. Ou seja, segmentar corretamente seu email marketing pode aumentar o seu faturamento!
2 Comentários
[…] Leia também: Como a segmentação pode afetar a sua taxa de cliques […]
[…] do gosto musical, você pode segmentar a sua audiência por idade, gênero, localização e atividade. Você pode determinar o orçamento […]