15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300
Você não tem lista de e-mails? Saiba como fazer um e-mail marketing

Você não tem lista de e-mails? Saiba como fazer um e-mail marketing

Se você ainda não tem uma lista de e-mails, saiba que ela é essencial para sua estratégia de e-mail marketing. Muitos imaginam que seja difícil criar uma, porém, esse processo pode ser feito de maneira prática, desde que se use as ferramentas corretas.

Além disso, saber que decisão tomar também é uma maneira de garantir que a sua lista de e-mails vai trazer resultados. Definir objetivos, ter os dados certos, e escolher produtos para oferecer, são partes importantes que precisam estar em todo o seu planejamento.

De toda forma, para te ajudar a criar a sua própria lista, para melhorar a sua estratégia de e-mail marketing, resolvemos elaborar este artigo. Aqui, você vai conhecer todas as fases que precisam estar presentes em sua criação, para garantir maior efetividade.

Enfim, para descobrir como montar sua lista de e-mails, não deixe de ler o texto que preparamos a seguir!

Defina a meta da sua lista de e-mails

Defina a meta da sua lista de e-mails

Se você não tem uma lista de e-mails, mas pretende criá-la, o primeiro passo a ser tomado é definir o seu objetivo com ela. Com isso você consegue direcionar melhor as suas ações, para evitar que gaste tempo e esforço com algo que não vai te trazer resultados.

Se você pretende apenas apresentar um produto novo, as suas ações são diferentes do que se pretende acelerar a jornada de compra. Por isso, é importante saber qual será o seu objetivo ao montar uma lista de contatos, afinal, é preciso apresentar algo de valor.

Se o objetivo for atrair novos clientes, por exemplo, é interessante apresentar ofertas e vantagens de seus produtos. Porém, para um cliente mais antigo da sua loja, outro tipo de material pode ser mais interessante, afinal, ele já conhece os seus benefícios.

Por isso, é importante definir o seu objetivo, afinal, dependendo dele, sua ação será totalmente diferente. De acordo com as metas que forem montadas para o seu negócio, você vai começar a planejar os seus próximos passos, que são diretamente influenciados por isso.

Boa parte das empresas cria uma lista de e-mails para gerar leads, buscando formas de aumentar suas vendas. Porém, dependendo da situação da sua empresa, pode ser mais interessante apenas nutrir os clientes que já conhecem seu negócio.

Com essa estratégia de e-mail marketing, você pode fazer com que ele aumente o seu ticket médio, trazendo mais resultados. De toda forma, primeiro, defina suas metas com a criação da lista, para então, partimos para as próximas etapas.

Verifique os dados necessários

Verifique os dados necessários

 

É essencial contar com as informações certas para que a sua lista de e-mails conte com contatos valiosos. Por isso, é importante coletar os dados corretos, pois, somente assim, você tem a oportunidade de apresentar bons resultados nesse sentido.

O e-mail é o básico a ser solicitado, porém, outras informações podem ser necessárias, de acordo com seu nicho. Uma empresa da área educacional, por exemplo, precisa saber o que o seu cliente já sabe sobre determinado assunto, para enviar os e-mails corretos.

Porém, nesse caso, pouco importa o gênero da pessoa, além da sua idade, o que também não tem relevância. Contudo, se você tem uma empresa que oferece serviços de musculação, essas e outras informações podem ser valiosas para o seu caso.

De toda forma, tudo vai depender do seu objetivo, apesar de que é importante ter algumas informações básicas em boa parte dos casos. Alguns dos dados que mais podem ser relevantes durante esse processo são os seguintes:

  • nome;
  • gênero;
  • profissão;
  • renda;
  • idade;
  • número;
  • endereço.

Em todo caso, com 3 ou 4 dados já é o suficiente para conseguir segmentar melhor cada uma das mensagens a serem enviadas. Com o apoio das informações corretas, você consegue dialogar muito mais facilmente com a sua audiência.

Com dados corretos, por exemplo, candidatos podem até mesmo usar o e-mail marketing para campanhas políticas. Saber as informações que você precisa, e conseguir captar elas, oferecendo algo em troca, é essencial para criar a sua lista de e-mails.

Escolha o que vai ser oferecido

Escolha o que vai ser oferecido

Após essas duas etapas, será necessário elaborar a isca para atrair a atenção do seu público. É aqui que você pode oferecer algo em troca das informações que você precisa do seu cliente, sendo muito importante apresentar uma boa oferta.

A isca precisa ser um material gratuito, mas que vá agregar valor para o seu público de alguma forma. Isso vai fazer com que ele se sinta tentado a baixar, afinal, a troca de um material valioso, por algumas informações, parece justa.

Algumas das iscas que podem ser oferecidas por seu negócio são as seguintes:

  • e-book: são livros digitais, e nós, inclusive, já escrevemos um artigo contendo 8 dicas para criar o e-book perfeito para te ajudar;
  • planilha: ofereça uma forma do seu cliente se organizar, ou uma planilha com dados úteis para o objetivo deles;
  • infográfico: tem o mesmo objetivo da planilha, porém, não vai muito além da apresentação de informações, pois não pode ser modificado;
  • descontos: promoções podem ser efetivas para atrair a atenção e convencer o cliente a te dar as informações necessárias;
  • participação: dê convites para participar em eventos, webinars, entre outras ocasiões especiais que sua empresa vá promover.

É importante que você apresente produtos que são desejados pela sua audiência, pois somente assim será possível atraí-los. Se necessário, faça testes e pergunte para o seu público o que pode ser mais útil para que os ajude a alcançar seus objetivos.

Monte uma landing page para captar e-mails

Monte uma landing page para captar e-mails

O próximo passo para conseguir criar a sua lista de e-mails ainda é ligado diretamente com a captação de novas pessoas. Ela vai acontecer por meio de uma landing page, uma página online voltada exclusivamente para que a troca de informações aconteça.

O foco de uma landing page é aumentar a sua taxa de conversão, facilitando na obtenção de informações por parte da empresa. Ela deve estar presente em seu site, pois é por meio dela que você vai conseguir obter todos os dados necessários do seu público.

É nela também que você deve fazer a oferta do seu produto gratuito, para atrair a atenção do seu público. Como é o momento de decisão do seu cliente, é interessante apresentar, de forma resumida, as vantagens que determinado produto pode ter para o cliente.

É interessante citar que tudo deve ser feito de maneira simples, sem atrapalhar a navegação do seu cliente. As opções de preenchimento devem estar bem destacadas, e sem nenhum tipo de layout que atrapalhe a assinatura de forma rápida.

Além disso, não deixe de apresentar uma chamada para o formulário, para que ele não seja esquecido. Outro ponto interessante aqui é que você aproveita as datas do calendário para apresentar propostas temáticas, que podem te ajudar a ter mais sucesso.

Uma estratégia de e-mail marketing para Black Friday, por exemplo, pode usar a cor preta como tema. Além disso, usar gatilhos que usam senso de urgência, dentro da sua landing page, também é uma excelente maneira de atrair mais atenção.

Sua página precisa de divulgação

Sua página precisa de divulgação

Após criar a sua landing page para captar e-mails, chegou o momento de fazer a sua divulgação. Ela apenas no seu site, sem ajuda de impulsionamento, talvez não acabe rendendo todos os frutos que você espera colher da sua estratégia.

Por isso, é importante investir esforços para divulgar a landing page, pois isso vai aumentar a sua lista de e-mails. Para isso, você pode usar outras ferramentas digitais, pois elas são muito efetivas para garantir que vai conseguir atingir um bom público.

Alguns dos canais que podem ser usados com esse intuito são:

  • redes sociais;
  • blogs;
  • site;
  • canais de vídeos;
  • entre outros.

Para que isso dê certo, é necessário que você convença o público de que o seu produto gratuito é valioso. Para isso, apresente as suas vantagens na divulgação, mostrando o que a sua audiência pode ganhar ao fazer o download do seu material.

Nessa etapa, também é válido fazer uso de gatilhos, como o da escassez, ao alertar que a oferta não é ilimitada. Além disso, faça uma chamada, também conhecida como CTA, para chamar a sua audiência para realizar o preenchimento do formulário.

Com a divulgação, chegou o momento de esperar para checar se a sua estratégia está apresentando os resultados esperados. Se novos contatos forem adicionados à sua lista de e-mails, esse é um indício de que o seu planejamento foi bem elaborado.

Monitore resultados para fazer mudanças

Monitore resultados para fazer mudanças

Após todas essas etapas, chegou o momento de monitorar seus resultados, para checar se está conseguindo alcançar seus objetivos. É importante saber que o resultado a longo prazo costuma ser muito melhor do que em um período curto dentro do e-mail marketing.

De toda forma, é interessante realizar uma análise periódica sobre a performance da estratégia que foi criada. Analise os leads que foram geradas, quais dados foram fornecidos, número de downloads realizados de determinados materiais digitais.

Além disso, o número de pessoas que quiseram se descadastrar, e o motivo, também é importante de ser analisado. Isso porque, dessa forma, você vai poder fazer mudanças que visem melhorar a forma como a sua estratégia é colocada em prática.

É na etapa de avaliação que você checa o que funcionou e o que não conseguiu alcançar as metas estabelecidas. A partir daqui, você já faz ajustes para lapidar ainda mais o seu planejamento, de forma que faça com que ele fique cada vez mais efetivo.

Essa avaliação é tão importante quanto rastrear os resultados do seu site, outra etapa essencial. Todo tipo de análise em relação ao desempenho da sua estratégia é muito útil, e por isso, não pode deixar de ser feita com frequência em nenhuma hipótese.

Armazenamento de informações também é essencial

Armazenamento de informações também é essencial

Após colocar a sua estratégia em prática, é importante que você tenha algum lugar para guardar todos os dados mais relevantes. O seu armazenamento também deve fazer parte do seu planejamento, pois não pode ser feito de maneira descuidada.

É preciso que você tenha atenção para garantir que todas as informações sejam guardadas em locais seguros e organizados. Algumas plataformas em nuvem, como a planilha online do Google, é um bom local para se guardar e-mails de forma segmentada.

Porém, para isso, seria necessário realizar o preenchimento dos dados da tabela de maneira manual, o que leva tempo. Para que isso não aconteça, você tem a alternativa de usar a sua própria ferramenta de envio de e-mail para guardar os dados.

Alguns dos programas mais utilizados do mercado contam com um espaço próprio para armazenar esse tipo de informação. Por isso, se você conta com ferramentas de qualidade, a tendência é que não enfrente dificuldades para realizar essa tarefa.

De toda forma, essa é uma estratégia de e-mail marketing completa para quem pretende criar a sua própria lista de contatos. Essa prática, inclusive, é mais recomendada do que a simples compra de contatos, como você vai descobrir em nosso próximo tópico.

Lista de e-mails compradas devem ser evitadas

Lista de e-mails compradas devem ser evitadas

Agora que você já viu como criar uma lista de e-mails, e como isso pode ser bom para sua estratégia, vamos falar sobre a compra de contatos. Muitas empresas adotam essa estratégia, por mais que ela não seja recomendada e muito menos ética.

Ela não é recomendada pelo simples fato de que esses contatos não se inscreveram para receber suas ofertas. Você pode até conseguir alguns bons resultados isolados, porém, o risco de ser marcado como spam é muito grande nesse tipo de situação.

Os contatos comprados para sua lista de e-mails não contam com qualidade, e por isso, dificilmente vão trazer bons resultados. Muitos deles, inclusive, não devem nem mesmo abrir seus e-mails, o que dificulta no momento de avaliar a efetividade do seu plano.

Por isso, o melhor a ser feito é manter distância dessas listas de contatos já prontas, pois elas não têm valor real. É muito mais positivo que você construa sua própria rede de contatos, pois as chances de ter bons resultados com eles é muito maior.

Com as dicas que apresentamos aqui, você vai conseguir montar uma boa lista, conseguindo bons resultados em sua estratégia de e-mail marketing. Enfim, esse é o nosso texto, e esperamos que tenha bons resultados ao colocar todo esse conhecimento em prática!

calendario-marketing-novembro-azul-2022
Post anterior
Calendário de Marketing Novembro de 2022
Calendário Marketing Dezembro Laranja
Próximo post
Calendário de Marketing Dezembro de 2022

0 Comentário

    Deixe uma resposta

    Aprenda sobre marketing digital!

    Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

    Email cadastrado com sucesso!