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8 passos de como fazer um e-mail marketing direcionado para campanhas políticas

8 passos de como fazer um e-mail marketing direcionado para campanhas políticas

Fazer e-mail marketing para campanhas políticas é possível, desde que os candidatos saibam exatamente como fazer isso. Adotar a estratégia correta pode trazer resultados excelentes, afinal, a importância do digital está cada vez mais acentuada nas eleições.

E por esse motivo, investir em e-mail marketing pode ser algo tão vantajoso para as eleições. As estratégias ajudam a convencer eleitores, e podem fazer com que o número de votos de um candidato consiga ultrapassar o que era esperado.

Porém, para que isso aconteça, é preciso tomar alguns cuidados específicos. Escolher bem a linha de assunto, além até mesmo do próprio e-mail que realizará o envio, são pontos pequenos, mas que não podem ser ignorados por quem pretende se destacar.

No mais, são muitos os passos a serem tomados para conseguir adotar uma boa estratégia. E por isso, separamos alguns aspectos essenciais, que não podem ser ignorados em sua campanha política. Confira!

Segmente apenas para quem tem interesse

O primeiro passo para fazer e-mail marketing para campanhas políticas é saber segmentar o seu público. Isso é básico de toda estratégia de marketing que utiliza e-mails, porém, a sua importância é ainda maior quando estamos falando sobre política.

Isso porque, as chances de e-mail político ir parar na caixa de spam do seu público são muito grandes. E isso acontece, principalmente, porque, muitas vezes, os candidatos compram lista de contatos, o que não é positivo de forma alguma.

A melhor forma de fazer com que a sua estratégia comece da maneira correta é conversando com quem realmente quer te ouvir. Por isso, recolha abaixo-assinados, verifique quem está em suas lives, entre outros pontos importantes.

Além disso, é claro, avise o seu usuário de que ele está inscrito para receber os seus e-mails políticos. Isso, inclusive, vai te ajudar a identificar quem é o público que você está conseguindo conversar, para segmentar as suas ações de forma correta.

É essencial que você, ao analisar a sua audiência, confira os seguintes dados de quem está inscrito:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Região;
  • Renda.

Com essas informações, você consegue adequar a sua linguagem a quem realmente vai te ouvir. E saiba que, nos dias de hoje, muitas são as pessoas que utilizam a internet como fonte de informação, afinal, o conhecimento se torna mais acessível.

E segundo pesquisa feita pela Reuters, 91% dos brasileiros utilizam a internet para se informar, o que é ótimo para políticos que investem em e-mail marketing. Conversar diretamente com quem vai te dar apoio é essencial para qualquer figura pública.

Mensagens personalizadas é o básico

Outro passo simples que precisa ser tomado quando estamos falando sobre e-mail marketing para campanhas políticas é a personalização. Esse aspecto, básico, precisa ser melhor trabalhado por quem pretende conseguir resultados positivos nesse meio.

A personalização de e-mails é extremamente importante quando estamos falando sobre conversar com o público. Isso porque, não se fala da mesma forma para uma pessoa que tem 18 anos, e outra que já está com quase 70.

Alguém com 18 anos, vai estar votando, provavelmente, pela primeira vez, e por isso, é preciso produzir conteúdos que o convença a te apoiar. Apresentar conceitos que julga ser interessante, além de uma linguagem mais jovial, é essencial nesse processo.

Já com os mais experientes, a tendência é que o pensamento já tenha sido formado. Por isso, é interessante um e-mail que reforce as suas ações sobre determinados temas, mudanças práticas na sociedade, além, é claro, de uma linguagem mais formal.

Por fim, para personalizar suas mensagens, você pode adicionar o nome de cada uma das pessoas que vai receber o texto. Isso te ajuda a se aproximar do público em geral, e criar um senso de intimidade que pode ser melhor construído com o tempo.

De toda forma, a personalização é um aspecto básico quando estamos falando de e-mail marketing de maneira geral. E, para campanhas políticas, onde você precisa convencer pessoas que não te conhecem, esse aspecto se torna ainda mais importante.

A linha de assunto da mensagem precisa conquistar o público

Quando estamos falando sobre campanhas políticas, o objetivo central de toda a sua estratégia é voltada para o voto. E para que ele seja registrado, é essencial que as pessoas que vão receber o e-mail ao menos abram para checar a mensagem.

E a maneira correta de fazer com que isso aconteça é contando com uma linha de assunto interessante para a sua audiência. Isso vai aumentar a sua taxa de abertura, e fazer com que as suas chances de conseguir mais votos aumente consideravelmente.

Além do tema que será tratado no e-mail, é recomendado que você também adicione a solução para o problema. Porém, infelizmente, não existe maneira de garantir que a sua estratégia realmente vai surtir o resultado esperado assim que for adotada.

Quando estamos falando sobre e-mail marketing, é necessário realizar testes, e aqui isso não seria diferente. Por esse motivo, não deixe de verificar qual linha de assunto gera uma maior taxa de abertura, para que ela seja adotada como o padrão da campanha.

No mais, não existe outra maneira de fazer isso que não seja realizando testes frequentes para verificar como a sua audiência reage. Aproveite o tempo antes das campanhas de fato se intensificarem para realizar todos os testes necessários para melhorar a sua estratégia.

E-mail responsivo e enviado pela pessoa certa

É muito importante que o seu e-mail seja enviado por uma pessoa, um endereço de e-mail que não seja robótico. Por isso, endereços como “nãorespondaessamensagem@político.com.br” e suas variáveis devem ser cortados da sua campanha o quanto antes.

É essencial que o público entenda que está conversando com uma pessoa de verdade, e por isso, use um endereço diferente para dialogar. Esse ponto, inclusive, influencia diretamente na taxa de abertura das suas mensagens.

Um e-mail de característica mais humana ajuda a incentivar o debate, e por isso, não pode ser deixado de lado. Se você pretende fazer com que seus eleitores se sintam respeitados, para que também te respeitem, esse aspecto é o básico para ser considerado.

Além desse ponto, é importante que você também conte e-mails de design responsivo, que se adequam a diferentes tamanhos de tela. Além dos smartphones, são muitos os outros aparelhos utilizados por quem consome conteúdos na internet.

E garantir que, independente do dispositivo, vai ser possível ler a sua mensagem, é de responsabilidade do político. É preciso agir de maneira profissional, e abarcando o máximo de pessoas possíveis para garantir uma aceitação maior do público.

O e-mail deve interagir com o seu público

Um ponto que não pode ser ignorado quando se está montando a sua estratégia de e-mail marketing para política, é a interação do público. Nesse ponto, é muito importante entender que mensagens de cunho político não são atrativas para a maioria das pessoas.

Sendo assim, prender a atenção do seu público por alguns minutos é algo realmente trabalhoso. No entanto, isso pode ser melhor trabalhado quando utilizamos ferramentas de interação, para tornar a sua comunicação algo mais dinâmico.

Por isso, e-mails políticos não devem contar com muito texto, mas sim, links para garantir que o público seja direcionado para um conteúdo mais específico. Sendo assim, as mensagens devem ser curtas, e repleta de links para outros canais.

Além disso, se possível, não deixe de adicionar espaço para o envio de mensagens, o que estimula o diálogo entre as duas partes. Com isso, o seu público entende que pode participar, o que faz com que sua campanha seja vista de forma positiva.

De toda forma, não deixe de direcionar a sua audiência para outro conteúdo que também seja de sua autoria. Usar as redes sociais para dar prosseguimento à sua estratégia de conseguir mais votos é uma excelente forma de garantir alguns votos.

As fake news devem ser evitadas a todo custo

Um ponto básico, mas que não deve ser ignorado, é a publicação de fake news por parte de quem é político. Essa prática, além de poder ser entendida como crime em alguns cenários, pode te fazer perder boa parte da credibilidade que foi construída durante a campanha.

Os eleitores, cada vez mais críticos em relação a esse ponto, não vão deixar de observar a fonte da sua mensagem. Por esse motivo, antes de sofrer qualquer tipo de ataque, não deixe de verificar qual é a origem da mensagem que será veiculada.

Esse ponto é muito importante quando estamos falando de e-mail marketing, pois nesse ponto, não é possível dizer que a mensagem não foi compartilhada. O seu nome, e-mail, além de outros pontos, vão estar diretamente vinculados à fake news.

Por esse motivo, é essencial fazer a checagem dos fatos antes de compartilhar qualquer tipo de mensagem. E esse cuidado deve se estender muito além da sua estratégia de e-mail marketing, já que também deve existir em outros tipos de compartilhamento.

Em todo caso, lembre-se sempre que você vai ser responsabilizado pelo que compartilhar, e por isso, sempre cheque a fonte das informações. Isso vai evitar problemas maiores no futuro, e fazer com que a sua campanha ganhe credibilidade entre o público.

Direcione o público para redes sociais mais jovens

É muito importante usar as estratégias de e-mail marketing com redes sociais, pois elas ajudam na formação de opinião. É muito importante, para os políticos de maneira geral, estar presente nos principais canais de comunicação dentro da internet.

Hoje, Facebook e Twitter são os sites que contam com maior engajamento quando estamos falando sobre causas políticas. Nesses espaços, as discussões ideológicas acontecem aos montes, e acabam sendo muito influentes na sociedade de maneira geral.

Isso porque, nesses canais em específico, o número de adultos é maior, o que estimula a comunicação. No entanto, não são somente elas que devem receber atenção dos políticos, afinal de contas, outros canais também contam com eleitores.

E se você está pensando no futuro, é importante começar a tornar a sua imagem conhecida entre o público mais jovem a partir de agora. TikTok, Instagram, entre outros canais, são muito usados por um público mais jovem, que, em breve, vai começar a votar.

E prova disso nós podemos notar ao verificarmos a pesquisa Digital 2022: Brazil (em inglês), onde checamos o número de usuários ativos das redes sociais em nosso país. Os números obtidos no levantamento foram os seguintes:

  • YouTube: 138 milhões;
  • Instagram: 119,5 milhões;
  • Facebook: 116 milhões;
  • TikTok 74,07 milhões;
  • Messenger: 65,50 milhões;
  • LinkedIn: 52 milhões;
  • Pinterest: 27 milhões;
  • Twitter: 19,05 milhões;
  • Snapchat: 8,25 milhões.

Como você pode ver, são muitos os usuários ativos em redes sociais que são mais jovens do que os tradicionais Facebook e Twitter. E por isso, não deixe de integrar a sua estratégia de e-mail marketing com a sua audiência dentro desses canais diferenciados.

Lives e vídeos são bem difundidos no meio

Como vimos até aqui, o e-mail marketing para campanhas políticas é algo que exige um pouco mais de preparo dos envolvidos. É necessário ter uma série de cuidados básicos quando estamos falando sobre se comunicar com um público diverso.

Além disso, é claro, é preciso estar sempre buscando formas de aumentar a sua audiência, pois é esse o intuito das campanhas políticas. O e-mail marketing pode ajudar nisso, porém, suas estratégias se tornam ainda mais potentes quando age em conjunto.

E isso fica potencializado quando estamos falando sobre usar lives e vídeos para turbinar a sua estratégia. Desde que a pandemia teve início, principalmente as lives começaram a receber um destaque que, antes, não tinham nem perto.

No entanto, hoje são vistas como forma de conectar pessoas, e podem ser utilizadas de maneira conjunta com e-mail marketing. Informar o público sobre as lives é uma excelente forma de garantir que ela vai contar com um bom público presente.

Por isso, não deixe de linkar os e-mails com a live, além dos vídeos que estiverem sendo postados. Além disso, você também pode adicionar bastidores, e outros pontos interessantes que podem te ajudar a “humanizar” a sua imagem.

De toda forma, não deixe de usar o máximo de canais diferentes para garantir que está atingindo um público amplo. Dessa maneira, fazer com que o público conheça as suas propostas durante a eleição se torna muito mais simples.

No fim, esse é o nosso artigo, e esperamos que faça bom uso do conteúdo que apresentamos para te ajudar a fazer a sua campanha política!

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