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Confira 8 dicas essenciais para criar o e book perfeito

Confira 8 dicas essenciais para criar o e-book perfeito

No primeiro trimestre de 2021, somente a editora americana Harper Collins conquistou um aumento de aproximadamente 38% de vendas de e-books em relação ao período anterior. Isso fez com que os lucros da empresa crescessem significativamente diante da pandemia com as livrarias fechadas.

No entanto, esse é um número que revela uma tendência mundial. De fato, estima-se que esse mercado deve crescer até 28% até 2026. Afinal, trata-se de um tipo de livro virtual que pode ser criado por qualquer criador de conteúdo, e vendido de maneira simplificada.

Um e-book, na prática e na rotina dos negócios, é uma maneira de atrair leads e qualificá-los para que então sejam fechados negócios de mais alto valor. No entanto, somente nos Estados Unidos, podem ser encontrados materiais desse tipo vendidos por até 100 dólares.

Pensando assim, a sua empresa tem duas oportunidades distintas, de agregar valor ao seu cliente de maneira gratuita para coletar os seus dados e utilizá-lo em campanhas de marketing, ou vender como um produto propriamente dito.

No entanto, é preciso mais do que apenas uma ideia e o sonho de escrever um livro. Com isso em mente, a Nitro criou este conteúdo exclusivo com 8 dicas essenciais para criar o e-book perfeito.

Confira!

Compreenda o que é um Ebook

Um e-book é um tipo de ativo de marketing que entrega informação por um meio eletrônico na forma de um conteúdo longo. Na prática, trata-se da abreviação de “livro eletrônico”, em inglês.

Pode ser lido em um computador, em um dispositivo móvel ou até mesmo em leitores digitais específicos. Os e-books, assim como os livros, possuem “páginas” nas quais as pessoas podem navegar facilmente, e são entregues, na maioria das vezes, no formato PDF.

No entanto, existem algumas características que fazem os ebooks serem diferentes de apenas um PDF aleatório na internet.

Em primeiro lugar, ele deve agregar os conhecimentos em um determinado tópico. Não existe um número mínimo ou máximo de páginas para ser considerado um ebook, mas ele sempre será um conteúdo longo dividido em várias partes.

Pode até ser uma série de infográficos ou links externos. Porém, de qualquer maneira, possuem uma linha editorial e uma mensagem central a ser transmitida.

Uma das características mais importantes dos e-books é que eles sejam documentos inalteráveis. Isso significa que o seu cliente, ao baixar ou comprar, não poderá editar esse material.

No entanto, hoje em dia ainda existe muita pirataria nesse meio, afinal, é fácil copiar e colar o conteúdo na maioria dos casos, principalmente quando ele é criado ignorando esses princípios.

Os principais formatos utilizados hoje em dia são o PDF, o Mobi e o Epub. Sendo que o segundo e o terceiro são os mais recomendados, afinal, eles se ajustam a cada tela em que são exibidos, diferente do PDF.

1. Comece compreendendo a sua audiência

Antes mesmo de sentar-se e começar a digitar o conteúdo do seu e-book, é preciso compreender quem é a sua audiência e o que ela precisa.

Se a maior parte do seu público alega não ter tempo para nada, nem para sentar e ter uma conversa de 15 minutos com a sua empresa, então dificilmente ele perderá tempo lendo um livro digital.

Lembre-se que o objetivo de um e-book, para as empresas, na maioria das vezes, é gerar leads para a equipe de vendas ou de marketing. Portanto, escolha um tópico que desperta tanto interesse na sua audiência que ela automaticamente sentirá a necessidade de baixá-lo e entrar em contato com a sua empresa para tirar dúvidas.

Isso significa que o seu e-book não deveria se distanciar dos tópicos que a sua empresa já aborda e explora nas redes sociais e no seu blog. Afinal, se a audiência está acostumada com um tipo de conteúdo, esperará encontrar ele também nesse livro digital.

Essa, na verdade, é a oportunidade que você tem de se aprofundar em um assunto para cobrir todos os pontos que são deixados de lado nos conteúdos tradicionais. Eles são ideais para audiências que querem aprender mais antes de tomar uma decisão.

2. Comece a escrever

Nenhum e-book existe sem conteúdo, e existem duas maneiras para que você crie o seu próprio livro digital:

  • Fazendo uma curadoria com os seus conteúdos já publicados e reescrevendo eles de maneira organizada e coerente;
  • Criar algo completamente novo, mas que faça sentido para a sua audiência.

A ideia central em escrever um e-book, na verdade, está em agregar o máximo de valor aos leitores, solucionando um problema real. Dessa maneira, os seguidores que você conquista ficam satisfeitos com a sua marca desde o primeiro contato.

Conhecer a sua audiência tornará o processo muito mais simples. Basta seguir direto ao ponto que mais importa para os seus leads em potencial, sempre lembrando que você deve entregar tudo aquilo que promete no título e na sua landing page.

Uma dica é pensar em cada capítulo como um longo blog post que você precisa escrever para o seu site. Crie áreas em cada um dos capítulos, com sessões e bullet points ou imagens para fixar os conceitos.

Isso ajuda a escrever de maneira simples, em vez de uma linguagem rebuscada que afasta o seu leitor. A maneira mais eficiente de se comunicar com o seu cliente, é falando exatamente com a linguagem que ele usa.

Além do mais, garanta que se mantenha consistente após cada capítulo. Isso irá ajudá-lo a criar transições mais naturais entre eles, como se fosse uma progressão entre um conteúdo e o próximo.

3. Foque na introdução e no sumário

Podemos dizer, sem medo de errar, que a introdução é um dos pontos mais importantes de qualquer e-book. Ela serve para sintetizar a ideia principal que será explorada em cada capítulo, de modo que o cliente já chegue nele sabendo o que irá encontrar.

Inclusive, uma das estratégias de divulgação é justamente disponibilizar a introdução de maneira gratuita para instigar a curiosidade dos leitores.

Muitos criadores de conteúdo criam e-books achando que se trata apenas de uma série de postagens colocadas em sequência. Em partes, esse pode ser um método que funciona, mas precisa de estratégia.

É preciso que haja uma linha de raciocínio a ser seguida, assim como uma fluidez natural entre os tópicos que estão sendo abordados.

Se um capítulo não fizer sentido ou contradizer o anterior, as chances de a sua imagem de autoridade ruir são muito grandes.

Lembre-se sempre de facilitar a vida do lead, tornando o consumo de conteúdo mais simplificado. Isso é verdade tanto para os aspectos do conteúdo propriamente dito, quanto para os aspectos técnicos.

Uma das dicas mais valiosas é criar botões clicáveis no e-book.

4. Utilize sumário interativo

Para inserir links externos no seu e-book em PDF, basta criar um hyperlink normalmente no seu editor de texto e no programa que utilizar para gerar o e-book já finalizado.

No entanto, quando você precisa criar um sumário interativo, daqueles que leva o leitor para a página que ele precisa encontrar, o caminho é um pouco diferente. Para isso será necessário usar aplicativos externos.

O PDF ESCAPE é uma página online que pode cumprir essa função para você. Basta acessar a página, escolher a opção free online e fazer o upload do seu documento.

Quando o documento carregar, você vai até o menu esquerdo e clica na opção “link”. Com o botão esquerdo do mouse, crie uma caixa em torno do título da sessão no seu sumário, selecione a opção “página”, e indique a página que será acessada quando o usuário clicar nesse botão.

Ao inserir todos os links que deseja, basta clicar no ícone verde com duas setas brancas para baixo para fazer o download do seu documento. Sem marca d’água, de forma totalmente profissional.

Mas não se esqueça de conferir todos os links antes de avançar o seu Ebook para a próxima etapa.

5. Faça um conteúdo legível

Por mais incrível e interessante que seja o seu conteúdo e o seu ebook, as chances de que ele seja agradável apenas com longos textos são mínimas. Lembre-se de duas coisas: Nunca se leu tão pouco conteúdos longos, e nunca se buscou tantos atalhos na leitura.

O leitor atual não quer apenas um grande texto sem fim. Ele precisa de imagens que ilustram a narrativa para prender a sua atenção. Além do mais, ele quer conteúdos em negrito para saber quais são os pontos mais importantes.

Uma das maneiras de criar e-books memoráveis, é não focar apenas na escrita em si, mas em todos os aspectos estéticos envolvidos, como as imagens, a paleta de cores e até mesmo a fonte utilizada.

Afinal, sabe-se que quanto mais simples for a fonte, maior é a facilidade que o leitor tem em consumir o conteúdo, assim como realizar as ações que esse material está sugerindo.

A ilustração não serve apenas para tornar a leitura mais atrativa, mas para ajudar a fixar os conceitos ao mostrá-los de maneiras diversas, como em infográficos. Afinal, o visual também faz parte do processo de memorização.

Porém, tome cuidado. Quanto mais imagens, mais pesado ficará o seu ebook. É preciso ter parcimônia e investir apenas em figuras que contribuem com a compreensão, e não que distraiam a sua audiência.

6. Cuide do design do seu e-book

O design do seu e-book tem um impacto significativo na percepção que os leitores têm sobre a qualidade do conteúdo em si. Portanto, é preciso pensar nele não apenas como uma forma de reforçar o seu branding, como também para facilitar o consumo desse material.

Felizmente, hoje em dia existem muitas alternativas mesmo para quem não tem experiência nenhuma com design.

A primeira delas, é mais cara, é a contratação de designers freelancer por meio das inúmeras plataformas que existem nesse meio. Esse profissional sabe exatamente o que o seu ebook precisa para ficar perfeito.

Uma alternativa mais em conta, e que pode ser um grande diferencial na sua estratégia, é o uso de templates especializados. Atualmente, várias empresas vendem esses templates que podem ser totalmente personalizados para que o seu material tenha exatamente a cara do seu negócio.

7. Revise com extrema atenção

De acordo com um dos maiores escritores do mundo, Stephen King, a cada revisão o seu conteúdo deve diminuir em 10%.

O que isso significa?

Significa que a revisão é um dos momentos mais importantes da escrita. Ela não se trata apenas de buscar erros ortográficos e corrigi-los.

O principal trabalho de uma revisão para o e-book perfeito é rever os conceitos apresentados e garantir que eles estão sendo entregues da maneira correta. Também, é o momento de analisar se a sua linguagem está adequada ao público-alvo.

Saiba que esse é um processo tedioso, mas que jamais pode ser ignorado. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, os detalhes estão se tornando cada vez mais importantes.

8. Publique e divulgue

O seu e-book pode ser publicado de inúmeras maneiras. Pode ser com a ajuda de uma editora especializada no seu nicho, em um marketplace de livros digitais, ou até mesmo de maneira autônoma na Hotmart ou na Eduzz.

Caso seja uma oferta gratuita em troca dos dados de contato do seu lead em potencial, a melhor estratégia é entregar diretamente via e-mail ou na própria landing page após o envio do cadastro.

Por fim, não esqueça que esse é um material que precisa de divulgação para circular, caso contrário, ficará restrito apenas aos seus seguidores mais fiéis.

Isso significa criar uma landing page de qualidade que possui todos os atributos para ser encontrada pelos buscadores. O SEO será o seu maior aliado para gerar leads de maneira orgânica.

Além disso, você também pode investir em anúncios pagos, especialmente quando se espera algum retorno financeiro de curto-prazo com a venda desses e-books.

Uma terceira alternativa é divulgar em redes sociais para que os seus seguidores atuais sejam os primeiros a saber da novidade.

Para qualquer empresa, criar um e-book é dar um salto rumo à transformação digital. Afinal, os clientes querem tomar decisões cada vez mais informadas, e quem cria o conteúdo, é quem decide sobre a narrativa.

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