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Tendencias: é necessário que sua empresa esteja em todas as redes sociais

Tendências: é necessário que sua empresa esteja em todas as redes sociais?

Existe muita pressão para que nós estejamos presentes em todas as redes sociais. Isso também acontece com as empresas, mesmo que muitos não pensem se isso realmente é válido e deve ser feito pelo seu negócio.

É muito importante levar em consideração uma série de fatores quando estamos falando sobre estar em uma rede social ou não. É claro que a internet permite um contato maior do público com a empresa, porém, é preciso saber onde ele está antes de mais nada.

De toda forma, estar presente, não necessariamente, garante que você vai conseguir ter destaque na internet. É preciso ser ativo, fazer postagens frequentes e realmente oferecer algo de interessante para o seu público poder se informar.

Em todo caso, estamos aqui justamente para te ajudar a entender quais redes sociais podem ser interessantes para a sua empresa. Pode ser que, no fim das contas, o seu público esteja presente em todas elas e você precise pensar em uma estratégia mais ampla.

Enfim, para descobrir todos esses dados sobre atuação nas redes, venha ler o artigo que preparamos!

É preciso estar em todas as redes sociais com a empresa?É necessário que sua empresa esteja em todas as redes sociais

Antes de mais nada, vamos responder à seguinte questão: é necessário estar presente em todas as redes sociais? A resposta para isso depende de cada caso, porém, de maneira geral, podemos dizer que não é preciso estar em todos os canais.

Até porque, dificilmente, a persona da sua empresa também vai usar todas as redes, logo, não existe necessidade. Escolher qual canal você vai investir necessita de muita pesquisa para checar quais são as redes mais usadas pelos seus clientes.

Além disso, entender como cada uma das redes sociais funciona é um ponto muito interessante a ser analisado. Se você vende roupas, é muito mais vantajoso estar presente no Facebook ou Instagram do que no Twitter, por exemplo.

Tudo vai depender da sua forma de atuação na internet, além dos produtos que o seu negócio vende, é claro. Unir todos esses pontos, com a estratégia que já é utilizada, é um ponto que não deve ser ignorado por seu negócio.

Em todo caso, não existe a rede social certa ou errada, porém, é interessante estar sempre nos principais canais de comunicação. Isso vai te ajudar ao menos a ser encontrado, para conseguir manter uma linha de contato com o seu público.

Como se portar dentro de cada rede social?Como se portar dentro de cada rede social

Para descobrir qual rede social o seu negócio precisa estar, é preciso levar em consideração a sua forma de atuação. De acordo com o seu perfil, e com o funcionamento da rede, é possível notar com qual canal você tem maior sinergia.

Uma empresa que precisa fazer uso de muitos textos, por exemplo, pode ter mais sucesso dentro do Twitter do que no Instagram, que é mais visual. Por esse motivo, é preciso levar em consideração a forma como o seu negócio precisa atuar para analisar essa questão.

A integração das redes sociais no e-commerce é essencial para fazer com que a sua presença digital seja ainda maior. Com isso, as suas chances de obter sucesso são maiores, além de ser possível promover uma experiência única ao cliente.

Quanto mais agradável for comprar algo em seus canais, maiores são as chances do seu cliente voltar a fazer negócio com você. Por esse motivo, a integração, e um bom atendimento, em qualquer canal que seja, é algo importantíssimo.

De toda forma, estamos aqui para te falar um pouco mais sobre como cada uma das redes sociais funciona. Dessa maneira, você consegue delimitar qual delas é a melhor para que a sua empresa esteja presente na internet. Confira!

Facebook

Se você quer dominar as redes sociais, é preciso estar no Facebook, a mais tradicional entre todas as que vamos falar aqui. Ela pode parecer estar em desuso, porém, conta com praticamente 100 milhões de brasileiros ativos dentro da plataforma.

O Facebook conta com integração total ao Instagram e com o WhatsApp, o que fez com que voltasse a ser mais relevante. E esse canal vem se mostrando muito proveitoso para empresas que queiram contar com uma atuação mais acentuada no mercado.

Dentro do Facebook, é possível fazer postagens de vídeos, fotos, textos, além de fazer uso de postagens temporárias, como os stories. Para quem quer ter uma atuação mais completa no mercado, além de várias opções de interação, é uma boa alternativa.

De toda forma, é possível fazer uso do Facebook Ads para realizar o tráfego pago dentro da plataforma. Isso faz com que você impulsione seus conteúdos, para atingir um público cada vez maior, fazendo com que se tenha mais clientes.

Imagina-se que o Facebook conte apenas com pessoas mais velhas, porém, isso não é bem verdade. Em todo caso, se você quer estar nas redes sociais, o Facebook, que te permite ter contato direto, adicionar endereço, entre outros dados, é importante.

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, contando com milhões de usuários ativos em todo o Brasil. A plataforma pode parecer com o Facebook, até por pertencerem ao mesmo dono, porém, o seu funcionamento é mais diferenciado.

Isso porque, essa rede social se tornou conhecida por contar com mais apelo visual do que as outras que serão citadas aqui. Tanto que não é possível fazer postagens no Instagram se você não contar com uma imagem ou com o vídeo acompanhando.

De toda forma, no Instagram, é possível usar fotos, vídeos, stories, além de adicionar legendas em seus posts. O uso de hashtags, para que seja encontrado por um público que ainda não conhece sua marca, é um bom recurso a ser explorado.

Por contar com forte apelo visual, o Instagram pode funcionar como uma ótima vitrine para postar fotos dos seus produtos. A plataforma até mesmo conta com loja, apesar de não ser possível fazer todo o procedimento de venda dentro da rede.

Em todo caso, o Instagram é uma rede dinâmica, e por isso, é preciso saber como ter engajamento dentro desse canal. Fazer postagens diárias, além de fazer uso dos seus recursos, como o stories e os reels, é algo essencial.

Twitter

O Twitter é uma rede que conta com certo apelo visual, porém, não é tão forte quanto nos outros que já citamos. Até porque, esse canal funciona mais como um microblog do que qualquer outra coisa, logo, é mais comum se encontrar textos por lá.

E isso deve ser feito de maneira direta, afinal, não é possível contar com tweets contendo muitos caracteres (ao menos até agora). No Brasil, não conta com muitos usuários em comparação com outros canais, apesar de ainda ser bastante relevante.

Isso porque, tudo o que acontece no Twitter tem uma repercussão muito grande em outros canais dentro da internet. Por isso, é muito comum encontrarmos prints de tweets dentro de outras redes sociais, pois a plataforma “dita o ritmo” da web.

Em todo caso, o Twitter lida muito bem com humor, e por isso, é interessante procurar formas de fazer postagens divertidas, que sejam compartilháveis. Não é sem motivo que a Netflix e o Guaraná Antarctica atuam exatamente dessa forma por lá.

Enfim, o Twitter é interessante para quem quer ter um diálogo mais próximo com o cliente, afinal, eles podem te marcar e conversar diretamente em todas as postagens. Além disso, te ajuda a resolver problemas dos clientes, te ajudando a ter mais prestígio.

Pinterest

O Pinterest é uma plataforma que conta com vários usuários ativos em todo o Brasil, sendo muito popular entre diferentes faixas etárias. Porém, o seu funcionamento é muito diferente das outras redes sociais, afinal, os textos são menos presentes do que em outros canais.

Essa rede social é mais voltada para as imagens, e por isso, é usada para criar uma espécie de catálogos pelas empresas. É possível postar imagens, linkar com seu produto, e com isso, fazer a divulgação dos produtos que você vende.

O usuário pode ser direcionado para realizar a compra, ou ainda salvar a sua imagem, chamada de “pin”, para visualizar depois. Pode ser que as vendas não sejam realizadas agora, porém, a hipótese de negociação não pode ser ignorada.

De toda forma, é possível fazer uso do Pinterest de maneira mais profissional, por meio da sua versão paga. Nele é possível visualizar o alcance das suas postagens, para verificar o que está conseguindo ter uma performance melhor com os usuários.

Além disso, também é possível fazer uso de anúncios segmentados, para aumentar a visualização dos seus produtos. Nesse ponto, funciona de forma parecida com os outros canais que apresentamos aqui, apesar dos textos serem bem mais raros.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada para o ambiente profissional, porém, também pode ser usado para propaganda. Por meio desses canais, é possível divulgar conteúdo de forma que faça com que a sua empresa seja vista como uma autoridade na área.

Logo, se você está querendo ter mais prestígio na internet, esse pode ser um dos melhores canais para investir os seus esforços. Porém, como dissemos, ela é mais voltada para o meio profissional, logo, consumidores finais podem não ser atingidos.

Sendo assim, se você é um fornecedor, ou uma empresa que vende para outras empresas, essa pode ser uma boa rede social para investir esforços. Porém, para quem vende para consumidores finais, pode ser que não seja tão interessante assim.

De toda forma, o LinkedIn é uma rede que permite o uso de vídeos, fotos e textos, também contando com alternativas de engajamento. Além disso, é possível criar enquetes para engajar ainda mais com o seu público.

Se você está em busca de parcerias, ou da contratação de funcionários, esse portal também pode servir bem. Inclusive, existem muitas vagas de emprego publicadas diariamente dentro da rede social, além de perfis profissionais.

YouTube

O YouTube é uma excelente rede social para qualquer empresa que queira ter mais visibilidade dentro da internet. Isso porque, os vídeos, que são o básico da plataforma, são um dos formatos de conteúdo mais consumidos na web.

Além disso, o YouTube é o segundo maior buscador da internet, ficando atrás apenas do Google, o que já demonstra todo o seu tamanho. E isso também indica um ponto interessante a ser notado aqui: as pessoas fazem pesquisas por lá.

Logo, se alguém está encontrando problemas com o computador, elas vão no YouTube procurar por uma solução. Com isso, ela pode ter contato direto com a sua marca, e com isso, você consegue fazer uma boa estratégia de marketing digital funcionar.

Quanto maior for a qualidade do seu material, maiores são as chances de conseguir ter relevância dentro da internet. Vídeos tutoriais, ensinando a usar seus produtos, além de dar dicas sobre a sua área de atuação, são bons materiais a serem feitos.

No YouTube, não é possível contar com apenas imagens estáticas, porém, ainda assim, é uma excelente rede social. Isso porque conta com muitos usuários ativos todos os dias, e por ser o segundo maior buscador da internet, vai te ajudar a se tornar relevante.

Aprimore a sua estratégia fazendo testesAprimore a sua estratégia fazendo testes

Agora que já vimos que não é necessário que a sua empresa esteja em todas as redes sociais, vamos falar sobre a sua estratégia. É preciso fazer testes para garantir os melhores resultados, afinal, ninguém consegue atuar de maneira correta já de primeira.

Por isso, faça testes, para checar como está o seu engajamento com determinado tipo de post, para verificar se os resultados são os esperados. Além disso, teste também as redes sociais, para saber onde a sua empresa conta com mais engajamento dos clientes.

Fazer testes sempre é uma boa estratégia a ser adotada, afinal, te permite fazer ajustes de acordo com a sua performance. Porém, para isso, é preciso rastrear seus resultados, para checar se os seus esforços estão trazendo o retorno esperado.

Em todo caso, se a sua estratégia não trazer os resultados esperados logo de início, tenha paciência, pois isso é comum. O interessante aqui é ajustar os pontos que forem identificados como falhos para que, na próxima vez, as coisas consigam caminhar.

Enfim, esse é o nosso material, e esperamos que tenha conseguido entender quais redes são mais interessantes para o seu negócio. Boa sorte!

 

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