15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300
ChatGPT

O que é e como funciona o ChatGPT: a inteligência artificial que ameaça substituir o Google e outros serviços

Saber o que é, e como funciona o ChatGPT, é o desejo de muitos usuários de internet atualmente. Seja você um empreendedor, um estudante, ou qualquer outra pessoa, saiba que essa tecnologia pode transformar a forma como você interage na rede.

Isso porque, ela nos proporciona uma forma diferente de dialogar com o que está presente na rede. Por conta de toda essa inovação, muitos alegam que estamos falando sobre uma tecnologia capaz até mesmo de substituir o Google.

Se até pouco tempo atrás era impossível imaginar a internet sem o Google, o ChatGPT tornou isso possível. Porém, é necessário conhecer também os riscos que esse tipo de tecnologia pode trazer para qualquer um que a use.

E é sobre esses e outros temas ligados ao ChatGPT que vamos falar em nosso artigo. Aqui, você vai descobrir o que é, como funciona, benefícios, riscos, entre outras informações valiosas sobre a ferramenta.

Boa leitura!

O que é o ChatGPT e como é o seu funcionamento?ChatGPT

Antes de tudo, precisamos entender o que é o ChatGPT, para compreender o seu funcionamento na prática. Aqui, estamos falando sobre um modelo de linguagem capaz de interagir com seres humanos, como se fosse uma pessoa, dominando diversos assuntos.

Isso acontece por meio da tecnologia de machine learning, que permite que a inteligência artificial aprenda, de fato, sobre vários temas diferentes. Dessa maneira, ela consegue manter uma conversa normal com qualquer um dos seus usuários.

Contudo, é interessante destacar que ela não tem a capacidade de verbalizar isso, apenas escrever. Porém, esse tipo de mudança, para garantir que ele consiga conversar, de fato, já está sendo trabalhada para ser colocada em prática daqui a pouco tempo.

Em todo caso, ela se tornou real depois dos seus desenvolvedores usarem a inteligência artificial para absorver diferentes textos. Com isso, ela cria combinações lógicas de respostas possíveis, comunicando-se como se fosse uma pessoa real.

Esse tipo de tecnologia abre portas para uma série de possíveis aplicações futuras, podendo transformar toda a realidade. Por isso, inclusive, dizem que ela tem a capacidade de substituir o Google, se for trabalhada da maneira correta.

Qual é a diferença dessa ferramenta para outros chatbots?Diferença entre outros chatbot

Muitos devem se perguntar se o ChatGPT não passa de um chatbot, afinal, podem ser parecidos, sem levar em consideração a prática. Isso porque os chatbots, em geral, também contam com a capacidade de dialogar com os seres humanos.

Contudo, o chatbot é uma inteligência artificial mais limitada, que não consegue responder nada fora do script. Se alguém solicitar uma informação que ela não foi programada pelo seu usuário, ele vai travar e não vai conseguir levar a conversa adiante.

Além disso, as respostas de um chatbot comum são muito “robóticas”, o que pode até mesmo irritar alguns usuários. Isso não acontece com o ChatGPT, que tem uma conversa mais fluida, com capacidade de dialogar, de verdade, com o usuário.

Além desse ponto, o ChatGPT ainda conta com a vantagem de dominar diferentes tipos de assuntos. Ele é capaz de escrever uma redação, resolver problemas matemáticos, e ainda dar conselhos amorosos para os seus usuários.

De maneira geral, o ChatGPT domina mais assuntos e ainda conta com uma conversa mais “humana” do que um chatbot comum. Tudo isso, quando colocamos as ferramentas em prática, acabam influenciando diretamente no seu funcionamento.

Por que ele não é visto com bons olhos?

Por mais que seja uma possível evolução do uso da internet, assim como foi a tecnologia em cloud, existem ressalvas sobre o seu uso. Várias entidades e instituições ao redor do mundo já falam sobre o quanto o seu uso pode ser perigoso.

Não que a ferramenta seja, propriamente dita, perigosa de ser utilizada por qualquer pessoa. Porém, para quem vai usar o ChatGPT como fonte de informação, a situação pode ficar um pouco mais preocupante do que em outros cenários.

Principalmente quando estamos falando sobre estudos, o ensino pode acabar sendo prejudicado de alguma forma. Isso porque, a ferramenta consegue criar respostas para os usuários, o que vai os poupar de realmente estudar.

Em todo caso, vários pontos acabam causando preocupação em relação ao uso do ChatGPT por parte da população em geral. De toda forma, confira os pontos que mais geram preocupação no público em relação ao uso do sistema nos tópicos a seguir!

Falta de fonte

Infelizmente, não é possível atestar a fonte das informações que são apresentadas pelo ChatGPT. Para ter certeza de que não está de frente para uma fake news, é necessário que o usuário faça uma pesquisa externa para garantir.

Por mais que o intuito da ferramenta não tenha sido a de disseminar fake news, isso pode acabar acontecendo. Como ela apenas consome conteúdo da internet para criar suas frases, pode ser que alguns erros em relação a isso acabem acontecendo.

Por mais que os seus desenvolvedores estejam buscando formas de melhorar essa questão, ainda não é possível garantir a veracidade de todos os dados. Por isso, é interessante fazer uma pesquisa para garantir a sua veracidade.

Contudo, no cenário atual, precisamos fazer isso com praticamente toda notícia que consumimos na internet. É sempre importante verificar a fonte dessas informações, para garantir que não estamos espalhando mentiras.

É importante citar que espalhar notícias falsas sobre algo ou alguém é considerado crime, e por isso, você deve responder por isso. Por esse motivo, seja no ChatGPT ou não, sempre verifique as fontes das informações que forem obtidas.

Possibilidade de errosErros

Nenhuma tecnologia está imune a apresentar erros, e o mesmo pode acontecer com o ChatGPT. Por isso, muita atenção com as respostas que a plataforma te der, pois algumas delas podem apresentar erros de informações.

Como já dissemos, não aparece a fonte da informação, logo, pode ser que alguns dados errôneos sejam dados como resposta. Além disso, a própria plataforma pode errar, pois, como já dissemos, nenhuma tecnologia está imune a isso acontecer.

De toda forma, é mais comum que a plataforma não apresente erros nesse sentido, por isso, pode ficar tranquilo. Porém, ainda assim, existem algumas questões, principalmente as mais atuais, que podem contar com algumas divergências.

Assuntos atuais, como o lançamento recente de algum artista, não é o tipo de dado que o ChatGPT tem informações confiáveis. Para esse tipo de situação, o melhor é também fazer a pesquisa em outras fontes de dados que podem ajudar nessa tarefa.

Instruções prejudiciais

Muitos se perguntam se as instruções presentes no ChatGPT podem ser enviesadas por interferência humana. A grande verdade é que, por mais que tenha sido criada para pensar de maneira independente, ela também conta com interferência humana.

Isso porque o ChatGPT conseguiu construir a sua base de dados fazendo a leitura de textos que foram produzidos por pessoas. Isso faz com que ele tenha, querendo ou não, alguma interferência humana quando vai responder sobre determinados temas.

Isso faz com que, quando se faz uma pergunta política para o ChatGPT, ele acabe apresentando um pensamento mais alinhado à esquerda ou à direita, por exemplo. Tudo isso pode acontecer, e, em alguns casos, pode ser prejudicial.

As instruções apresentadas pela plataforma devem sempre contar com verificação por parte dos seus usuários. Isso vai garantir que nenhum dado enganoso ou que já tenha sido manipulado seja tomado como verdade por quem consome as informações.

Porém, como já dissemos, isso é normal para qualquer tipo de plataforma, e por isso, são cuidados básicos na internet. Quem não quer ter esse tipo de cuidado, vai acabar, uma hora ou outra, divulgando informações falsas para seu ciclo social.

Desatualização

Um ponto que muitas pessoas não sabem sobre o ChatGPT é que ele não conta com atualizações muito frequentes. Basicamente, isso faz com que as informações que a plataforma apresenta como resposta, em muitos casos, esteja equivocada.

Basicamente, tudo o que aconteceu no mundo depois de 2021, vai contar com alguma dificuldade para ser respondida pela plataforma. Por esse motivo, é essencial que se tenha outra fonte disponível para realizar as suas buscas.

Pode ser que, dependendo do momento, ele tenha certas informações sobre o estado atual de alguma guerra que já foi resolvida, por exemplo. Estar atualizado sobre esses assuntos, para verificar a veracidade das informações, é muito importante.

Por esse motivo, é recomendado que procure pelas fontes de todas as informações que forem apresentadas pelo ChatGPT. Pode ser trabalhoso, porém, é a maneira mais eficaz de fazer uso desse tipo de plataforma.

Hoje, sendo no ChatGPT ou não, o mais indicado é que faça isso para qualquer informação que você tiver contato na internet. Sendo assim, acaba que o seu risco seja comum também para outros canais de busca dentro da rede.

Prejudicar o ensinoPrejudicar o ensino

O ChatGPT é visto com muita preocupação por instituições de ensino, afinal de contas, pode prejudicar o estudo de várias pessoas. Isso porque, a ferramenta é capaz de responder sobre qualquer tipo de questionamento que for feito.

A plataforma conta com a capacidade até mesmo de resolver problemas matemáticos complexos, por conta de sua base de dados. Isso faria com que estudantes de diferentes níveis de ensino tivessem o que quisessem de maneira muito prática.

Isso pode trazer mais praticidade de um lado, porém, prejudica o ensino como um todo de outro. Um estudante que usa o ChatGPT para esse tipo de finalidade, acaba se prejudicando, e pode fazer com que muitas pessoas sofram as consequências disso.

Um estudante de engenharia que use a plataforma, por exemplo, pode acabar sendo aprovado em um curso. Porém, quando fosse construir um prédio, não conseguiria fazer isso da forma correta, colocando a vida das pessoas em risco.

Por esse motivo, essa ferramenta é muito criticada por quem está pensando no futuro da educação como um todo. Disponibilizar tanta sabedoria sendo respondida de maneira simples, sem necessidade de estudo, pode acabar custando caro.

Plágio

Um ponto que os usuários do ChatGPT precisam ter cuidado é com o plágio dentro da plataforma. Na realidade, esse é um cuidado geral, para todos os usuários da internet, que precisam estar atentos ao que é copiado nas redes.

Basicamente, se um aluno usar o ChatGPT para fazer uma redação, a ferramenta vai conseguir produzir o seu texto. Porém, pode ser que, com outra pessoa solicitando o texto, ele faça o mesmo artigo, o que pode gerar problemas.

É claro que o texto pode sair diferente, afinal, existem diferentes formas de se falar sobre um mesmo assunto. Entretanto, existe a possibilidade de serem iguais, o que iria gerar problema para quem está copiando o material da plataforma.

No entanto, como você já deve imaginar, esse é um erro mais de quem usa o programa, do que da plataforma por si só. O ChatGPT apenas vai responder o que os seus usuários solicitarem, e não vai se preocupar com essa questão.

É muito importante que, se alguém usar o ChatGPT para obter alguma informação, que cite onde ela foi recolhida. Até para garantir que irá se proteger sobre qualquer tipo de informação falsa, conseguindo identificar a sua origem.

É possível usar o ChatGPT em língua portuguesa?Língua Portuguesa

Muitos se perguntam se é possível fazer uso do ChatGPT em português, afinal, ele é programado em inglês. Contudo, já conta com mecanismos que permitem uma adaptação para nossa língua, ao menos nas respostas que forem dadas.

Entretanto, as configurações presentes na ferramenta estão todas em inglês, e isso não é possível mudar. Por isso, é recomendado ter ao menos uma noção básica sobre a língua estrangeira para saber, ao menos, onde as perguntas devem ser feitas.

Porém, tudo é bem intuitivo, e por isso, você não deve encontrar dificuldades em usar a plataforma. Mas, se precisar de instruções, confira como fazer uso do ChatGPT em português nas informações abaixo:

  • acesse o site da ferramenta e faça o cadastro na plataforma;
  • caso tenha conta do Google ou da Microsoft, é possível usá-la para fazer login e agilizar o processo de cadastro;
  • depois disso, vá até a um campo vago, sem nada escrito, e você já pode começar a conversar com o ChatGPT;
  • caso queira fazer novas perguntas, de temas diversos, vá até o botão de “New Chat” e repita o procedimento.

Qual é o preço do ChatGPT para quem quer comprar?Preço

Muitas pessoas se perguntam se o uso do ChatGPT será caso para pessoas físicas e também para as empresas. A boa notícia é que, ao menos até o presente momento, essa ferramenta está disponível totalmente gratuita, para qualquer um que queira utilizar.

Dessa maneira, você não precisa por nada caso queira conseguir as respostas que o ChatGPT pode disponibilizar. Com isso, o seu empreendimento ganha a oportunidade de ter tudo o que a tecnologia pode oferecer de mais moderno, e, assim como com o WhatsApp Business, de graça.

Porém, é impossível dizer por quanto tempo o Chat vai continuar sendo gratuito para todos, pois é uma tecnologia muito visada. Pode ser que os seus desenvolvedores, em pouco tempo, resolvam cobrar para que ela seja utilizada, o que iria exigir gastos de todos nós.

Qual a diferença prática da Alexa para o ChatGPT?

Hoje, é impossível não pensar na Alexa, da Amazon, quando estamos falando sobre inteligências artificiais. O aparelho é capaz de conversar com as pessoas, respondendo suas principais dúvidas em relação a diversos temas.

Além disso, a Alexa conta com outras funcionalidades, podendo ser usada como dispositivo de som, por exemplo. Porém, o seu grande diferencial é que ela consegue verbalizar as suas frases, o que torna desnecessário o ato de digitar, por exemplo.

Contudo, as frases da Alexa ainda são um pouco “robóticas”, e nem sempre ela compreende o que o usuário está querendo. Isso é diferente do que acontece com o ChatGPT, que, como dissemos, é mais fluido do que a outra alternativa.

Além disso, o ChatGPT é capaz de dar respostas mais completas, dominando praticamente todos os assuntos. Apesar disso, como já dissemos, não verbaliza nada, e também está restrito apenas ao uso por smartphone ou computador.

De toda forma, as duas inteligências artificiais são bastante úteis, e podem agregar muito valor à vida dos seus usuários. Se usadas de forma correta, elas são capazes de trazer excelentes resultados para garantir que todos se mantenham informados.

Quais são as vantagens de usar o ChatGPT?

Assim como existem alguns riscos a serem levados em consideração quando falamos sobre o ChatGPT, também existem vantagens. E os benefícios são bastante consideráveis, seja para pessoas físicas, ou ainda para as empresas que pretendem usar a ferramenta.

Seja em relação à sua personalização de experiência, ou sobre outros pontos, saiba que é possível aproveitar bastante. A plataforma, de uso bastante intuitivo, sendo prática para qualquer um, pode te ajudar a ter resultados bastante expressivos.

Em todo caso, estamos aqui para te apresentar as suas principais vantagens por meio dos tópicos a seguir:

Disponibilidade

O ChatGPT conta com o benefício de estar disponível a qualquer momento do dia, durante toda a semana. Por mais que isso seja o básico para o cenário atual, ainda assim, é algo interessante de ser destacado sobre uma ferramenta.

Isso porque, para um estudante, por exemplo, ter a possibilidade de usar a ferramenta a qualquer instante é algo interessante. Isso te ajuda a adaptar o uso do Chat para qualquer momento do seu dia, para que tenha melhor rendimento.

Apesar de não contar com verbalização sonora, ele ainda continua sendo uma boa ferramenta para garantir maior acesso aos conteúdos digitais. Em qualquer dispositivo móvel, ou computador, é possível fazer uso da plataforma sem limitações.

Contudo, como já dissemos, as informações apresentadas pela plataforma, em muitos casos, não são muito confiáveis. Isso faz com que seja necessário ter atenção com tudo o que for falado, principalmente em relação aos temas mais atuais.

De toda forma, se for usar o ChatGPT para ajudar a sua empresa, independente do horário, ele vai estar disponível. Em muitos casos, interpretar certos dados, ou pegar informações sobre o mercado, pode ser mais fácil por meio desse tipo de ferramenta.

Velocidade

Por meio do ChatGPT, é possível contar com uma grande velocidade de resposta para qualquer problema que venha a surgir. Dependendo da resposta que for feita, a plataforma te responder instantaneamente, para aumentar a praticidade.

Porém, é claro que, sobre temas mais complexos, a ferramenta pode demorar um pouco mais para elaborar a sua resposta. A escrita de uma redação mais complexa, de tamanho grande, por exemplo, pode acabar demorando um pouco mais.

Contudo, quando estamos falando sobre demorar um pouco mais, não é nada mais do que alguns poucos instantes. Não é necessário esperar por um período grande de tempo, até que qualquer tipo de resposta mais elaborada seja desenvolvida.

Nada mais do que alguns segundos já são o suficiente para que o ChatGPT apresente a resposta que lhe foi solicitada. Por esse motivo, a inteligência artificial acabou se tornando conhecida por conta de toda a agilidade que tem como ponto forte.

Isso, em conjunto com uma conversa mais pessoal, como se fosse com outra pessoa, é algo muito poderoso para ser usado. Seja para estudos, pensar em estratégias empresariais, entre outras ferramentas, o ChatGPT pode ser muito útil.

Personalização

O ChatGPT te permite ter uma experiência mais personalizada quando estiver tendo contato com a internet. Antes, a resposta que aparecia para você sobre determinado tema, era a mesma que apareceria para outras pessoas, como acontece com o Google.

Porém, com o ChatGPT, isso não é um padrão, já que ele pode dar uma resposta diferente para as mesmas questões. Dependendo do nível de personalização que você quiser ter, é possível contar com várias respostas diferentes para um mesmo ponto.

Prova disso é que, se você pedir para a plataforma escrever uma redação sobre determinado tema, ela vai fazer isso. Porém, se o pedido for feito novamente, ele vai te entregar outro texto, com outro tipo de argumentação sendo usada.

E isso pode se repetir diversas e diversas vezes, afinal, ele consegue juntar as palavras de maneira lógica para criar seus argumentos. Sendo assim, não existe bem um limite a ser atingido, afinal, a base de dados de algo que se baseia na internet é muito grande.

Por mais que ainda exista a possibilidade de casos de plágio acontecerem, a personalização existe e pode ser bem utilizada. Dessa maneira, é possível ter diferentes pontos de vista e argumentos diferentes para desenvolver determinados temas.

ChatGPT pode substituir a interação humana?Interação Humana

Uma dúvida que muitas pessoas costumam ter quando estamos falando sobre a inteligência artificial, é se ela vai substituir seres humanos. Isso também acontece com o ChatGPT, que, como vimos, causa preocupação em muitas pessoas atualmente.

Porém, é interessante destacar que isso é bem improvável de acontecer, ao menos no cenário atual. O ChatGPT, tecnologia mais avançada que temos no momento, não seria capaz de substituir as interações que temos com outras pessoas.

Dentro do ambiente escolar, por exemplo, ela não seria o suficiente para substituir um professor, apesar de toda a informação que tem. Ele consegue apresentar o material, mas explicá-lo, levando em consideração as individualidades isso não vai acontecer.

Além disso, ele não consegue sentir empatia ou ter as habilidades de ensino que um professor teria. Por mais que as máquinas possam ter mais conhecimento que nós, ainda assim, existem pontos que elas não são capazes de superar.

Em todo caso, o ChatGPT pode ser usado como uma ferramenta para ajudar em determinadas tarefas, como responder algo. Porém, substituir humanos e suas interações é algo impensável para essa tecnologia, pelo menos no cenário atual.

Por que ele pode substituir o Google no futuro?Google

Alguns usuários defendem a ideia de que o ChatGPT pode, realmente, substituir o uso do Google. Isso porque, essa tecnologia, basicamente, faz o mesmo serviço, porém, por meio de conversa, de maneira mais “humanizada” do que o Google.

O ChatGPT pode ser usado até mesmo como ferramenta de ensino, apesar de não substituir um professor. É claro, ainda deve-se levar em consideração todos os pontos para se ficar atento que apresentamos no decorrer do nosso artigo.

Porém, mais recentemente, foi possível notar que o Google vem perdendo cada vez mais espaço dentro da internet. Antes ele era a fonte de informação mais usada, porém, hoje ele precisa dividir o seu protagonismo com outras fontes de dados.

Isso nos faz acreditar que o ChatGPT pode, realmente, substituir o Google em um período não tão longo. Porém, para isso acontecer de uma hora para outra, é bem improvável, tendo em vista o número de usuários atual da plataforma.

Contudo, existem alguns aspectos que nos fazem acreditar que o Google realmente pode ser substituído algum dia, seja pelo ChatGPT, ou por outra ferramenta. A seguir, elencamos alguns pontos que nos fazem refletir sobre o uso atual dessa e de outras plataformas.

Fontes diversas

Hoje, várias fontes de informações já são usadas em detrimento do Google dentro do mercado. Antes, ela tinha monopólio praticamente total, porém, o formato do conteúdo mudou, o que fez com que o público transformasse os seus hábitos.

Os blogs, antes fonte de consumo de conteúdo principal, hoje enfrentam outras concorrências. O TikTok, por exemplo, já se tornou fonte de pesquisa de muitos jovens, que preferem tirar as suas dúvidas por meio da plataforma.

Além disso, o YouTube também já é bastante utilizado como buscador, o que faz com que o Google perca bastante espaço de busca. Os textos nunca deixarão de ser consumidos, porém, agora também estão disponíveis e contam com outras concorrentes.

De toda forma, cada vez mais, as pessoas vão usando outros mecanismos de busca para acabar com suas dúvidas. Isso só demonstra que existe algum espaço que o Google não está ocupando, o que dá margem para outras ferramentas.

E é nesse espaço que o ChatGPT pode conseguir se firmar para conseguir se popularizar mais no mercado. A tendência é que, por meio de alguns ajustes, ele consiga aumentar a popularidade, para ter resultados ainda mais precisos.

Atualizações

Outro fator determinante para que o ChatGPT consiga se popularizar é contar com atualizações. Como já dissemos, ele não consegue apresentar informações realmente confiáveis de qualquer coisa acontecido após 2021.

Isso faz com que, se você quiser se informar sobre algo mais atual, o ChatGPT não seja uma fonte de informação confiável. Dentro de um contexto em que fake news são tão comuns, usar essa ferramenta pode acabar sendo perigoso.

Por esse motivo, o ChatGPT depende tanto de atualizações: para garantir que continuará sendo relevante. Mesmo hoje, se conversar com a ferramenta, é possível verificar que os dados não são tão atualizados quanto poderiam ser.

Por isso, para que ela consiga se popularizar, e substituir o Google, seria necessário implementar um sistema de atualizações automáticas. Quanto mais tarde isso acontecer, pior será para garantir que ela continue sendo atual no mercado.

Em todo caso, enquanto isso não acontece, o que nos resta é esperar e torcer para que venha o quanto antes possível. Quanto mais ferramentas interessantes tivermos à nossa disposição, melhor será para o nosso desenvolvimento.

Mudança na interação

O ChatGPT permite que tenhamos uma interação diferente com a internet, de fato, conversando com o que ela pode oferecer. Durante muito tempo, desenvolver uma tecnologia capaz de dialogar com a raça humana, foi o objetivo de desenvolvedores.

E hoje, esse patamar foi alcançado, com o ChatGPT, tendo plena capacidade de desenvolver as próprias falas. A tecnologia tem total consciência sobre a sua posição, e entende até mesmo o que ela é, e como ela deve agir.

De toda forma, o ChatGPT não foi criado para ser um buscador de internet, e por isso, não deve substituir o Google totalmente. Porém, para quem quer ter uma interação maior com a net, conversando com ela para ter respostas, essa é uma boa alternativa.

Muitos podem achar que isso não vai dar certo, porém, a tendência é que se popularize rápido. A Alexa, que conta com serviço semelhante, já conseguiu ter uma excelente adesão do público, e com o ChatGPT, isso não deve ser diferente.

Em todo caso, terminamos aqui o nosso texto, e esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre essa inteligência artificial.

Calendário Marketing Fevereiro
Post anterior
Calendário de Marketing Fevereiro de 2023
Tendencias: é necessário que sua empresa esteja em todas as redes sociais
Próximo post
Tendências: é necessário que sua empresa esteja em todas as redes sociais?

0 Comentário

    Deixe uma resposta

    Aprenda sobre marketing digital!

    Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

    Email cadastrado com sucesso!