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publicidade online

As tendências da publicidade online em 2018

O marketing é composto de uma série de ações para divulgar a sua empresa e também para fidelizar os consumidores. E uma das mais importantes funções do setor de marketing de qualquer companhia é a publicidade online. Esqueça o marketing de conteúdo, esqueça o email marketing: hoje vamos falar exclusivamente da propaganda de display, que propaga a sua marca internet afora (embora os exemplos citados sejam muito importantes e não possam ficar de fora da sua estratégia, hein?).

O modelo mais comum de publicidade online é aquele configurado através do Google Adwords. Além dos links patrocinados, a ferramenta permite que você configure banners para que sejam exibidos em sites e blogs parceiros. O Google Adwords trabalha com contextualização, então se o seu nicho de negócios é viagens, é provável que o seu banner seja exibido em sites e blogs sobre o assunto. Isso garante bons resultados, mas existe um grande obstáculo nesse modelo: os ad-blockers, adotados por muitos usuários, que impedem a exibição de banners e outros materiais publicitários.

Claro que existem outros formatos e outras possibilidades de negociação (você pode inserir banners em site através de negociação direta, sem a interferência do Google), mas é necessário estar a par das tendências da publicidade online para ter bons resultados nas suas campanhas. E é isso que vamos trazer hoje: um apanhado das grandes tendências para a publicidade online nesse ano que está iniciando.

Confira e saiba como tirar o melhor resultado da publicidade online em 2018:

  • Equipes internas de publicidade online

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Uma das mais fortes tendências de publicidade online em 2018 diz respeito à equipe responsável pela compra de mídia, que deixará de ser realizada por agências especializadas e passará a ser feita por equipes internas – ou seja, alocadas dentro das empresas. Os especialistas em marketing estão fazendo esforços para contratar talentos especializados em publicidade online para as suas equipes.

A razão para isso é que a qualidade do tráfego é maior nas campanhas internas e o custo por aquisição (CPA) acaba sendo menor do que quando a publicidade online é liderada por uma agência. Fazendo isso de maneira interna, as equipes criam campanhas mais diversificadas e, consequentemente, mais eficazes. Ao apostar em diversos canais para a publicidade online, fica mais fácil identificar quais são aqueles que realmente trazem resultados.

Os profissionais de marketing aparentemente não estão mais dispostos a pagar mais pela consultoria de uma agência na hora de investir nas campanhas de publicidade online.

  • Foco no mobile e nas redes sociais

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Essa é uma tendência que a gente pode levantar a plaquinha de “eu já sabia”, né? Tanto os dispositivos mobile quanto as redes sociais se provaram excelentes ambientes para a publicidade online. E não pense que a propaganda nos celulares se restringe às redes sociais: publicidade em jogos, por exemplo, traz um excelente retorno. E as mensagens por SMS e Whatsapp também podem ser bastante eficazes.

É fato: a maioria dos profissionais de marketing pode atestar que os telefones celulares são os melhores dispositivos para atingir uma larga audiência, e que as redes sociais fornecem os melhores leads.

Profissionais da área, no entanto, apontam que em ambas as plataformas os conteúdos programados já não têm a mesma eficácia de antes. Isso só reforça a importância de ter uma equipe interna de publicidade  online, que tem muito mais autonomia para posts e mensagens de última hora aproveitando os acontecimentos do dia para aumentar as vendas.

  • Novos formatos e ideias

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Outra tendência interessante que muitos profissionais de marketing estão explorando são os diferentes formatos de publicidade online. O Facebook, por exemplo, constantemente lança novos formatos que podem trazer resultados interessantes.

Um desses formatos é a promoção de conteúdo de terceiros. Por exemplo, se uma revista publica um artigo interessante e elogioso à sua empresa, porque não promover esse post dentro das redes sociais? Muitas marcas estão fazendo isso, e o resultado é bastante interessante, já que um elogio de terceiros tem muito mais autoridade do que um auto-elogio.

Também é possível apostar em conteúdo patrocinado em canais populares, como o Buzzfeed. Diversas empresas estão apostando em testes e quizzes na plataforma para atingir um público ainda maior.

O importante é apostar mais em conteúdo que reforce a reputação da sua marca, e menos em anúncios de venda direta. O desafio aqui, claro, é aumentar a taxa de cliques nesse tipo de conteúdo.

  • Maior proximidade com a equipe legal da empresa

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Um dos grandes desafios de alguns segmentos de mercado é como fazer a publicidade online sem ferir as regras impostas pelos órgão de regulamentação como o Conar (Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária).

Para isso, é necessário contar com uma equipe de advogados alinhados tanto com os princípios da publicidade online quanto com as regras de regulamentação, especialmente quando se trabalha com um time interno de especialistas. Quando você trabalha com uma agência, ela é responsável por essa parte, mas se você faz internamente também deve se preocupar com a conformidade dos seus anúncios.

Essa dica é especialmente válida para quem atua nos segmentos de bebidas, saúde, seguros e financeiro. Existem diversas regras específicas para esses nichos, e é importante conhecê-las antes de desenvolver qualquer campanha de publicidade online.

A tendência é que os advogados da empresa passem a acompanhar os profissionais de marketing em seminários e outros eventos sobre publicidade online para entender melhor esse universo.

  • Nutrição dos leads

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Muitas vezes as campanhas de publicidade online não recebem o reconhecimento que merecem, pois não convertem tanto quanto esperado. É possível captar muitos contatos de clientes em potencial, mas muitas vezes esses leads não representam vendas e aumento no faturamento. Isso faz com que as empresas percam a confiança e não invistam como deveriam em publicidade online.

A tendência é que as empresas invertam esse quadro investindo mais em CRM e em estratégias de funil de vendas para nutrir esses leads e torná-los clientes. Esse é o ano em que o time de marketing e o de vendas devem se unir para trazer números mais interessantes para as empresas.

Gostou das dicas? Vai implementar essas tendências na sua empresa? Deixe sua opinião nos comentários!

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