15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300

Elabore um plano de negócios imbatível para sua empresa

Você resolveu empreender, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, todos os negócios iniciam da mesma maneira: com uma boa ideia, que precisa ser estruturada e aperfeiçoada até poder sair do papel.

Hoje em dia o mercado é extremamente competitivo, e é fundamental que você tenha um plano de negócios antes de tomar qualquer decisão sobre o seu empreendimento. Estar preparado para todos os cenários é a garantia de que você terá as ferramentas para enfrentar qualquer obstáculo e não comprometerá o futuro da empresa com más decisões.

Segundo um estudo divulgado pelo IBGE, seis em cada 10 empresas fecham antes de completar cinco anos de existência, e o principal motivo para isso é a falta de planejamento. Sim, estamos enfrentando uma época de crise financeira, mas quem tem uma visão mais ampla do mercado e do seu negócio é capaz de atravessar esse período com crescimento.

Por isso, hoje vamos ensiná-lo a elaborar um plano de negócios imbatível para a sua empresa. Confira as dicas:

O que é um plano de negócios e sua importância

plano de negócios

O plano de negócios é como um mapa que vai guiá-lo através das decisões para a implementação e gerenciamento da sua empresa. Ele é fundamental para que você entenda para onde a sua empresa está indo e quais ações devem ser tomadas – e em qual momento. Através de planilhas e projeções, você será capaz de planejar as suas ações e gastos, e também prever o lucro para evitar erros que podem comprometer a saúde financeira da sua empresa.

Um bom plano de negócios contempla anos no andamento da companhia. Você precisa elaborar um planejamento sólido e abrangente para que você possa determinar todos os rumos que a empresa tomará no futuro.

Por isso, um plano de negócios imbatível é extremamente detalhado. Você precisa determinar os conceitos da sua empresa, os diferenciais em relação à concorrência, e definir o perfil do seu público-alvo, entre outras coisas. Com essas informações, você poderá tomar as decisões certas para que sua empresa se mantenha em constante crescimento.

Agora que você já sabe o que é um plano de negócios, vamos falar sobre os itens que não podem faltar durante a elaboração do planejamento da sua empresa. Continue lendo para criar um plano de negócios imbatível!

Tenha total controle financeiro da sua empresa

plano de negócios

Ao iniciar um negócio, é fundamental saber quanto você tem para investir e quanto gastará em cada etapa da criação da sua empresa. O ideal é que, ao abrir um negócio, você tenha dinheiro suficiente para mantê-lo durante alguns meses e para se sustentar por pelo menos dois anos. Na prática isso nem sempre é possível, por isso é essencial que você comande as suas finanças com mãos de ferro para ter completo controle do dinheiro e não ter problemas de caixa.

Esse controle se torna ainda mais importante depois que a sua empresa começar a operar. Mantenha um fluxo de caixa bem organizado e sempre atualizado para controlar os pagamentos a serem feitos e também a receber. Se você trabalha com financiamentos e parcelamentos, essa planilha é ainda mais indispensável para que você possa acompanhar os pagamentos e ter certeza de que não está perdendo dinheiro por conta de inadimplência de seus clientes. Se necessário, contrate os serviços de um profissional de contabilidade para ajudá-lo nesse acompanhamento, mas não deixe de fazê-lo.

Seja realista no seu plano de negócios

plano de negócios

Um bom plano de negócios é bastante específico e detalhado. E você só conseguirá ter o nível de detalhamento necessário se for realista nas suas metas e projeções. Não aposte em um crescimento astronômico e milagroso quando o mercado não oferece tantas condições assim para a expansão da sua empresa.

Por isso, você precisa acompanhar as suas vendas mês a mês. Dessa maneira você terá uma noção verdadeira do crescimento do seu negócio, e poderá ter uma noção realista do que os próximos meses e anos lhe reservam.

Também é muito importante prever os riscos que a sua empresa corre. Não deixe de pensar nos contratempos que o seu negócio pode enfrentar e pensar em possíveis soluções. Ninguém está livre de sofrer um roubo ou de perder o estoque em um acidente, por exemplo. Por isso, é fundamental ter sempre um plano B na manga, para que você enfrente esses problemas sem colocar o seu negócio em risco.

Fique de olho na concorrência

plano de negócios

Por mais inovador que seja o seu produto ou serviço, é muito importante ficar de olho no mercado para saber quem são os seus potenciais concorrentes. Não pense que o seu negócio é o único no mercado que pode atender ao seu público-alvo.

Faça um acompanhamento do que outras empresas estão oferecendo aos consumidores, e saiba antecipar as próximas tendências e movimentos do mercado. Você pode fazer isso seguindo-as nas redes sociais e configurando um alerta no Google, por exemplo.

Também não deixe de frequentar eventos e seminários do seu segmento de negócios para ficar por dentro das novidades na sua área. Dessa maneira você sempre será capaz de sair na frente, oferecendo as melhores soluções aos seus clientes.

Contrate funcionários para funções específicas

plano de negócios

A gente sabe que os encargos trabalhistas podem pesar no orçamento de uma empresa que está se lançando no mercado, porém você vai precisar de ajuda nos diversos setores necessários para fazer um negócio funcionar. Além de oferecer serviços mais especializados, que ajudarão a sua empresa a crescer, os funcionários farão com que você não se sobrecarregue com atividades que você muitas vezes nem domina.

Porém, é fundamental que você resista à tentação de contratar um único profissional para diversas atividades dentro da sua empresa. Um profissional de vendas, por exemplo, não é habilitado para cuidar do marketing do seu negócio. Além de abrir uma brecha para possíveis processos trabalhistas, dessa maneira você não terá muito controle dos diferentes setores da empresa. Nesse caso, você poderia ter um profissional de vendas e contratar uma agência para cuidar da comunicação e marketing, o que é muito mais eficaz.

Gostou das dicas? Não deixe de comentar abaixo!

 

publicidade online
Post anterior
As tendências da publicidade online em 2018
checklist de seo
Próximo post
Checklist de SEO para seu conteúdo

0 Comentário

    Deixe uma resposta

    Aprenda sobre marketing digital!

    Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

    Email cadastrado com sucesso!