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Etapas

Conheça mais sobre as etapas do Inbound Marketing

Conheça mais sobre as etapas do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma nova metodologia que está revolucionando o mercado. Ela consiste em atrair potenciais clientes voluntariamente, através da produção de conteúdos de qualidade. Esses conteúdos têm valor e podem educar o público, o que estabelece uma relação de confiança, pois eles recebem algo valioso, e ao mesmo tempo, reforça a sua marca como autoridade no assunto.

Hoje, nós vamos ver como funciona cada etapa do Inbound Marketing.

Atração

Atração

A primeira etapa do processo de Inbound Marketing é a atração. Ela surge a partir do momento que o seu potencial cliente tem o primeiro contato com a sua empresa, geralmente a partir de uma pergunta ou um problema. Ele normalmente vai procurar a resposta para essa situação. Seu site, ou blog, elabora conteúdos de qualidade, que irão ter valor. Isso é um aspecto fundamental para estabelecer uma boa relação. É preciso dar algo que tem valor, por conta disso, seu texto precisa ter informações úteis, além de qualidade.

Esse processo é a fase de descoberta. Ao conhecer uma pessoa atraente, não se pede ela em casamento imediatamente. Sua chance de sucesso é minúscula. É preciso ir com calma e construir a relação aos poucos. Aqui, é igual. Não é hora de bombardear seu possível cliente com ofertas de negócio. Ele acabou de te conhecer. É preciso ir com calma. Ele provavelmente ainda está pensando no problema, estudando como obter a melhor solução. Seu trabalho aqui é apresentar possíveis soluções, dentre elas a sua, e informá-lo de todas as opções.

Um bom conteúdo gera visitas orgânicas, ou seja, aquelas que vêm sem preciso os gastos com propaganda. Essas visitas são sua maior arma, pois com elas você tem um melhor posicionamento no Google.

Conversão

Conversão

Assim que o cliente obteve a resposta a pergunta que ele queria é hora de convertê-lo em leads. O lead, é um visitante que se interessou pelo conteúdo e por conta disso, pode gerar uma venda. Para isso, é necessário fazer o uso de CTAs, ou Chamadas Para a Ação em português, como por exemplo, “se quiser saber mais sobre esse tipo de conteúdo, forneça o seu email”.

Relacionamento

Relacionamento

O seu trabalho aqui ainda é fornecer conteúdos bons e informações valiosas, mas pela primeira vez, você já recebeu algo em troca. Um email ou algum outro tipo de contato. A diferença dessa etapa para a primeira, é que aqui os conteúdos precisam ser ainda melhores, mais complexos e mais específicos ao problema do seu cliente, pois agora, você já     exigiu uma forma de pagamento. Além disso, o cliente já avançou na sua possível jornada, portanto, ele está mais ciente de como resolver o problema.

Um detalhe fundamental é evitar comprar listas com e-mails ou telefones, ou qualquer outra forma de contato. A eficiência dessa metodologia está diretamente ligada com a relação de confiança, ressaltada pelo fato de que o cliente deu o contato voluntariamente. Isso é algo muito valioso, que deve ser tratado com todo o carinho. O envio de mensagens não desejadas tem o efeito oposto. E, é claro, não mande spams sobre hipótese nenhuma.

Venda

Venda

Agora que você já tem algo muito precioso, o contato do possível cliente é hora de usá-lo da maneira correta. Se isso aconteceu, é porque ele está próximo de tomar uma decisão sobre como responder a pergunta dele. Além disso, ele gostou do seu método e a relação entre vocês está boa. É o momento de mostrar o seu valor.

A partir do contato e o do processo pelo qual ele passou, está na hora de mostrar porque o seu produto é o ideal para resolver o problema dele. Para isso, é hora de ficar mais pessoal. Mande conteúdos diretamente relacionados ao que ele procura, sempre destacando os aspectos positivos da sua solução.

Sempre que uma pessoa interagir com o seu negócio, continue a conversa. Ofereça conteúdos e produtos que se encaixam na solução para o problema que ela está procurando.

Nesse momento é fundamental ter uma integração entre a equipe de marketing e vendas. É preciso ter uma comunicação entre ambas as partes. Isso porque clientes que no momento de compra estão mais informados têm uma experiência melhor, além de ser mais rápido e eficiente para o vendedor. Por outro lado, são os vendedores que possuem contato mais direto com o cliente, por isso eles o conhecem ainda melhor. Eles podem dar dicas para a equipe de marketing em relação ao conteúdo, esclarecendo o que funciona bem e dando dicas de como melhorar, deixando o cliente ainda mais preparado.

Pós-venda

Pós venda

O processo não acaba no momento da venda. A alimentação do conteúdo se mantém após a venda, por exemplo, com outras maneiras de usar o produto adquirido, ou como complementá-lo. Essa fase, também extremamente importante, é a fidelização do seu cliente.

O melhor marketing ainda é o boca a boca. Nesse momento, você quer tornar o cliente um evangelizador da sua marca. Se o processo até aqui foi bem feito, ele teve uma boa experiência e as chances dele se tornar um defensor do seu produto são ainda maiores. Mas uma flor, por mais que bela, morre se não for regada. Por isso, é preciso sempre manter um acompanhamento. Existem muitas maneiras de manter uma relação com o cliente, mas é preciso tomar cuidado para não ser muito intrusivo. Lembrando sempre, que o bom conteúdo é fundamental.

Análise

Análise

Uma parte importante de toda campanha é fazer uma análise do que funciona e do que precisa ser melhorado. Felizmente, existem muitas ferramentas que podem ser usadas para medir tráfego, taxas de conversão e outras estatísticas. É fundamental, também, documentar tudo durante o processo, para não deixar nenhum detalhe passar.

Conclusão

A eficácia do Inbound Marketing é enorme. Os clientes estão cada vez mais educados e mais exigentes de produtos que atendem a sua necessidade e de empresas que os tratam com valor e respeito. Essa metodologia é a fusão entre essas duas características e foca em ter uma relação positiva com o cliente. E, acredite, ela dá resultados.

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