Como aumentar as taxas de conversão do seu formulário de inscrição
A esmagadora maioria dos profissionais de marketing (73%) classifica o email como o canal digital número um para o ROI. O email gera mais de R$ 100 bilhões de vendas no varejo anualmente, no mundo todo, o que é um número impressionante. Então é natural que as empresas do segmento queiram uma fatia desse bolo, não é?
Construir uma lista de email saudável é o primeiro passo para o sucesso do email marketing. Muitos profissionais optam por comprar listas prontas, mas não cansamos de afirmar que essa prática pode ser prejudicial tanto para sua reputação quanto para a entregabilidade das suas mensagens por email, então não ceda à tentação do que parece ser a maneira mais fácil de montar um mailing.
Os formulários de inscrição são um mecanismo importante que os profissionais de marketing usam para fazer com que novos usuários ingressem nas suas listas de contato. Mas como podemos otimizar seus formulários de inscrição para aumentar as taxas de conversão?
No cenário de marketing pós-GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados), obter o consentimento dos usuários é mais difícil do que costumava ser. Mas as recompensas de conseguir essa participação são maiores do que nunca: os consumidores estão mais conscientes de quais boletins informativos estão se inscrevendo, e estão preparados para se envolver com aqueles que eles consentem.
Hoje vamos explorar algumas maneiras com que os profissionais de marketing podem aumentar suas taxas de conversão de inscrição. Continue lendo para descobrir como otimizar seus formulários de inscrição e ver seu mailing crescer:
Insira seu formulário de inscrição acima da dobra
Se você esconder seu formulário de inscrição no rodapé do site, é provável que seu público não o note. Maximize as conversões mantendo seu formulário de inscrição super visível, acima da dobra.
Seja claro sobre os benefícios
Quando um visitante vê seu formulário, ele deve ser capaz de perceber os benefícios de se inscrever quase instantaneamente. Escreva um texto claro e detalhado, que venda os benefícios de receber seus emails rapidamente.
Ofereça incentivos
Tente os seus consumidores, oferecendo incentivos para aqueles que se inscreverem no seu mailing. Por exemplo, você pode oferecer um presente gratuito ou um desconto na primeira compra.
Invente um nome criativo para sua newsletter
Receber uma newsletter pode soar chato. Em vez disso, pense em um nome para o seu email marketing que o destaque. O nome da sua newsletter deve estar alinhado com a voz da sua marca e também deve descrever o que o boletim informativo oferece. Por exemplo, “Lugar na primeira fileira” pode funcionar bem para uma loja online que vende ingressos para eventos.
Teste seu call to action
Testar seu CTA é essencial se você quiser aumentar as taxas de conversão. Não basta escolher “enviar” como o botão do seu formulário. Faça testes com vários call to action e opte pela que tiver a maior taxa de inscrição.
Use overlays e pop-ups
Os overlays e pop-ups são maneiras eficazes de colocar seu formulário de inscrição na frente de seus visitantes no momento certo. As sobreposições podem ser configuradas para aparecer quando um visitante vai fechar uma janela do navegador, após o visitante ter rolado uma certa quantidade na sua página ou depois que o visitante estiver na sua página por um certo tempo. Suas pop-ups de inscrição devem ser oportunas e fáceis de fechar. Isso garante que elas não prejudiquem a experiência do cliente.
Crie um formulário compatível com dispositivos móveis
Tornar o seu formulário de inscrição amigável para dispositivos móveis é crucial. Marcas que não conseguem apresentar formulários mobile friendly perdem as inscrições de email de usuários de smartphones frustrados.
Solicite poucas informações
Solicitar informações demais em um formulário de inscrição pode sobrecarregar os visitantes e levá-los a abandonar o processo. Mantenha seus formulários de inscrição simples. Peça apenas as informações essenciais, que na maioria das vezes é só o nome e endereço de email.
Seja criativo com o seu texto
Ser criativo com seus textos ajudará você a atrair a atenção de seus visitantes. Use uma linguagem ativa, que dê vida à sua marca. Seu objetivo é fazer com que o visitante se sinta conectado à sua marca para que ele deseje ouvir mais de você.
Use provas sociais
A prova social aproveita o poder da popularidade para persuadir o visitante a se inscrever. Indique quantas pessoas já se inscreveram na sua lista de email. Isso fará com que os visitantes se sintam mais confiantes em sua decisão de se inscrever também.
Gerencie as expectativas e dê garantias
A incerteza sobre o que esperar pode ser um bloqueador de conversões quando se trata de cadastros de email. Supere essa barreira estabelecendo expectativas. Deixe bem claro o que alguém vai receber se eles se inscreverem para seus emails. Garanta ao seu visitante que você não vai enviar SPAM e lembre-o de que ele pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
Faça testes continuamente
O teste contínuo é essencial se você quiser otimizar seus formulários de inscrição por email e aumentar as taxas de conversão. Você pode testar o posicionamento do formulário, o texto e os call to actions. Dessa maneira você sempre estará à frente e alcançará grandes resultados.
Com essas dicas, você será capaz de aumentar a sua lista de inscritos organicamente, apenas com usuários que realmente estão interessados em seus produtos e/ou serviços. Após conquistar esses novos contatos através do seu formulário, você poderá classificá-los de acordo com os hábitos e preferências e segmentar os seus envios para ter resultados ainda melhores com as suas campanhas de email marketing.
Já compartilhamos muitas dicas para você enviar mensagens de email marketing bem sucedidas para seus contatos, que você pode conferir aqui no blog. Mas, basicamente, atenha-se a enviar suas mensagens nos melhores dias e horários, capriche na linha de assunto, crie textos criativos e que empolguem os consumidores e use uma ferramenta de qualidade como o Nitronews para enviar suas mensagens.
E você, está tendo bons resultados com seu formulário de inscrição? Compartilhe suas dicas conosco nos comentários!
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