15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300

Como usar o conteúdo gerado pelo usuário na sua estratégia de Marketing?

Se você é um profissional interessado em descobrir e explorar novas técnicas para reforçar o Marketing da sua empresa, certamente já ouviu falar em UGC. A sigla resume a expressão em inglês User Generated Content, e se refere aos conteúdos criados pelos usuários da sua marca.

O uso do conteúdo gerado pelo usuário ganhou gás com a popularização das redes sociais, onde os internautas compartilham muito sobre suas vidas – inclusive sobre os produtos e serviços que consomem.

Quando as marcas passaram a utilizar esses conteúdos, seja em reposts nas redes sociais ou em outros materiais, os consumidores passaram a se sentir valorizados e reconhecidos pelas empresas. Ou seja, é o tipo de conteúdo que só traz benefícios.

As vantagens de usar conteúdo gerado pelo usuário na sua estratégia

vantagens-conteudo-gerado-usuario

Além de ter um conteúdo que não custa nada para a sua empresa produzir, o conteúdo gerado pelo usuário também agrega prova social aos seus produtos ou serviços. Como já vimos em outros posts sobre os gatilhos que desencadeiam compras, saber que outras pessoas compraram e aprovaram os seus produtos pode ser um estímulo e tanto para a decisão de compra.

E o poder do boca a boca após a postagem de um conteúdo gerado pelo usuário também é enorme: além da sensação de reconhecimento, os autores das fotos ou textos também tendem a compartilhar o “feito” com amigos e familiares nas redes sociais. Com esse tipo de conteúdo os usuários passam a agir como advogados da marca, e o alcance da sua empresa aumenta consideravelmente de uma maneira bastante econômica.

O conteúdo gerado pelo usuário é uma excelente ferramenta para a fidelização dos consumidores, e pode ser o primeiro passo para um relacionamento duradouro com os seus leads: pesquisas recentes revelaram que 93% dos consumidores acham o UGC útil na hora de decidir uma compra, e 86% dos millenials consideram o conteúdo gerado pelo usuário um indicador-chave da qualidade de um produto.

O melhor é que o conteúdo gerado pelo usuário não precisa substituir nenhuma de suas estratégias de Marketing. Ele vem para somar à sua divulgação! Mas como adotar o UGC na sua estratégia? É o que veremos agora!

Como usar o conteúdo gerado pelo usuário na sua estratégia

Existem diversas maneiras com que você pode se beneficiar pelo conteúdo gerado pelo usuário. Hoje vamos listar algumas, para que você se inspire e comece a adotar essa estratégia na comunicação da sua marca. Confira e veja qual pode funcionar melhor na sua empresa:

– Reviews em vídeo

reviews-video

A gente entende que essa estratégia pode ser a mais difícil de implementar, mas garantimos que o esforço vai valer a pena. Reviews  de produtos e serviços em vídeo são extremamente eficientes, e podem fazer a diferença no momento do seu cliente decidir fazer a compra.

Os reviews em vídeo não precisam de uma produção profissional. Muito pelo contrário: quanto mais as pessoas se identificarem com o que estão assistindo, maiores as chances de serem convencidas dos benefícios do seu produto.

Os vídeos providenciam a prova social que você precisa de uma maneira imbatível: ver e ouvir uma pessoa falando do seu produto é muito mais eficiente do que ler um review escrito (que pode ser facilmente falsificado, né?) no seu site.

Providencie diversos reviews para cada produto: teóricos da psicologia do consumidor afirmam que as pessoas tendem a acreditar mais em pessoas fisicamente parecidas com elas. Então tenha vídeos de pessoas das mais variadas idades, raças e características físicas.

Mas como conseguir esses vídeos? Peça aos seus clientes mais fiéis!

– Repost de fotos no Instagram

repost-foto-instagram

O Instagram é uma excelente ferramenta para tanto localizar quanto para repostar conteúdo gerado pelo usuário. Ao criar uma hashtag exclusiva para a sua marca, você será capaz de localizar facilmente as fotos postadas pelos seus seguidores, e usá-las no seu próprio perfil.

Existem aplicativos criados exatamente para esse fim, como o Repost.

Escolha fotos de boa qualidade, que destaquem o seu produto. E não deixe de mencionar a @ do usuário que postou a foto, para que ele tenha conhecimento e possa se sentir valorizado.

Caso você atue na prestação de serviços, não precisa se desesperar. Com um pouco de criatividade é possível usar conteúdo gerado pelo usuário no Instagram também. O Buffer, um serviço de agendamento de posts nas redes sociais, posta fotos de viagens dos seus usuários. Dessa maneira eles mostram que facilitam o trabalho dos nômades digitais, profissionais que trabalham enquanto viajam.

– Concursos de fotos e vídeos

concursos-fotos-videos

Concursos culturais podem ser bem trabalhosos no Brasil, já que devem ser registrados junto à Caixa Econômica Federal, mas rendem resultados sensacionais. Os usuários costumam se atrair por prêmios que eles teriam dificuldade de comprar por conta própria.

E os concursos de fotos e vídeos são os mais populares: os usuários postam fotos ou vídeos de acordo com a temática do concurso e fazem campanha para conquistar likes e views. Você pode criar uma plataforma própria para receber o conteúdo, ou então usar as redes sociais, como Instagram ou Pinterest.

Por exemplo, a Shoeboxed (uma empresa de digitalização) fez um concurso para quem postasse a foto da mesa mais bagunçada e obtivesse mais repins no Pinterest. Isso fez com que a ação viralizasse, já que os repins podem ser visualizados por todo mundo que segue as contas na rede social.

Os cuidados com o conteúdo gerado pelo usuário

cuidados

Como vimos anteriormente, o conteúdo gerado pelo usuário pode fazer maravilhas pela sua marca. Mas esse recurso também requer alguns cuidados, já que o conteúdo produzido pelos seus clientes muitas vezes não é condizente com a identidade da sua marca.

Por isso, é interessante que haja uma curadoria constante das postagens antes que elas apareçam no site ou redes sociais da sua empresa. Instale mecanismos de aprovação, e não permita que os consumidores postem diretamente em seu ambiente.

Também tenha cuidado com hashtags que podem ser usadas em temas polêmicos: uma # criada pelo McDonald’s, #mcdstories, ainda é hoje para reclamações e debates sobre alimentação saudável. Por isso, se o seu produto pode causar polêmicas, talvez seja melhor não incentivar conteúdo gerado pelo usuário.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário abaixo!

Post anterior
Spotify lança nova plataforma para anúncios
Próximo post
Aproveite feiras e eventos para aumentar as vendas

0 Comentário

    Deixe uma resposta

    Aprenda sobre marketing digital!

    Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

    Email cadastrado com sucesso!