Dicas eficazes para seu email marketing brilhar nos dispositivos móveis
Se você é uma daquelas pessoas que acham que o email marketing não funciona, definitivamente está perdendo uma grande oportunidade de aumentar as suas vendas. Uma campanha de email marketing, quando bem conduzida, pode trazer resultados surpreendentes para empresas em todos os segmentos de atuação.
Além disso, o email marketing é uma boa maneira para sua empresa transmitir mensagens a seus clientes, e também ajuda a fortalecer o relacionamento com os consumidores.
Porém, é importante levar em consideração não só o conteúdo, mas também o dispositivo que será utilizado pelos usuários na hora de acessar o seu email. Os hábitos estão mudando rapidamente, e hoje em dia a imensa maioria dos internautas usa o smartphone para checar as mensagens.
Por isso, hoje vamos compartilhar dicas para criar uma campanha bem-sucedida focada em dispositivos móveis – e também dicas pontuais para que sua mensagem seja exibida corretamente nas telas pequenas. Continue lendo e confira!
Como criar uma campanha focada em usuários de smartphones
A maioria dos usuários usa o smartphone durante todo o dia, para as mais diversas atividades. Portanto, faz muito sentido criar campanhas focadas nas pessoas que vão ler sua mensagem nos dispositivos móveis. Confira nossas dicas para planejar e executar uma campanha eficaz:
1. Crie sua lista de inscritos
O primeiro passo para uma campanha eficaz de email marketing para dispositivos móveis é criar sua lista de assinantes. Você pode incentivar a inscrição, certificando-se de que os formulários estejam disponíveis na sua página inicial e em todos os outros locais do site. Outro método eficaz de incentivar a inscrição é explicar aos usuários o que eles ganham assinando – talvez um e-book gratuito ou um período de testes para seu serviço? Ofereça valor, e os assinantes virão.
2. Segmente sua audiência adequadamente
Para ter uma campanha de email marketing eficaz, você deve aprender a direcionar seus emails para o destinatário certo. Uma das principais razões pelas quais o email marketing falha é porque as empresas tratam todos os assinantes da mesma forma, enviando emails genéricos.
Para ter uma campanha de marketing por email eficaz, você deve segmentar adequadamente. Isso exigirá que você colete o máximo de dados possível sobre seus assinantes: localização geográfica, hábitos de compra, dispositivo utilizado para acessar os emails, etc. Dessa forma, você pode enviar mensagens aos seus assinantes que tenham relação com suas necessidades e interesses, o que aumenta a probabilidade de eles aceitarem sua oferta.
3. Personalize sua mensagem
Personalizar sua mensagem é outra maneira comprovada de impulsionar sua campanha de email marketing. Em vez de enviar um email generalizado para todos os seus assinantes usando alguma saudação chata e genérica, você pode usar o nome do destinatário. O Nitronews permite que os usuários troquem o padrão generalizado pelo nome do destinatário. Isso cria uma sensação de confiança, e aumenta a chance de seu email ser aberto e lido.
4. Simplifique
Não é irritante quando você abre um email e é bombardeado por gráficos chamativos, fontes enormes e outros elementos que obstruem o conteúdo principal? Na maioria das vezes, as pessoas simplesmente abandonam essas mensagens e seguem adiante. Para evitar irritar seu público e clientes em potencial, nossa dica é manter seu layout o mais simples possível.
Porém, mesmo com toda a simplicidade, sua mensagem deve parecer profissional. Muitas pessoas confundem simplicidade com preço baixo ou abaixo do padrão, e complexidade com alto nível. Isto está longe de ser verdade. As campanhas e sites mais bem-sucedidos (Facebook, Google e Instagram, entre outros) foram criados com base na simplicidade e facilidade de uso.
5. Crie um call to action poderoso
Não faz sentido enviar dezenas de emails se você não informar aos seus leitores o que deseja que eles façam. O call to action é um elemento importante de uma campanha de email marketing bem-sucedida. É o impulso que às vezes é necessário para transformar um leitor em um cliente.
Uma chamada à ação pode solicitar que os clientes façam uma compra, assinem um boletim informativo, clique em um link ou preencham um formulário de pesquisa, por exemplo.
6. Organize seu conteúdo
A maneira como o conteúdo do seu email é apresentado também contribui bastante para determinar o sucesso da sua campanha. O primeiro passo é aprender a criar títulos cativantes e linhas de abertura envolventes. As primeiras linhas do seu email devem ser focadas em atrair e sustentar a atenção de seus leitores.
Além disso, você precisa observar a formatação adequada de seu conteúdo para torná-lo facilmente escaneável. Isso inclui o uso de parágrafos curtos, o uso de palavras-chave e frases relevantes para o conteúdo, o uso de marcadores para permitir que o público identifique os principais pontos e o uso de imagens para ilustrar a mensagem, entre outras coisas.
7. Facilite o cancelamento de inscrição
Por diversos motivos, um assinante pode optar por não receber mais seus emails. Se eles não puderem ou acharem extremamente difícil cancelar a inscrição, eles podem sinalizar seu email como SPAM – e isso prejudicará toda a sua campanha.
8. Certifique-se de que seu design é responsivo
Para ter uma campanha de email marketing bem-sucedida, você deve garantir que seus emails sejam compatíveis com dispositivos móveis. Seus clientes devem poder abrir sua mensagem no celular sem que nenhum dos elementos do email esteja ausente.
9. Realize testes
Antes de enviar emails, teste sua mensagem. Verifique se todas os links do email estão funcionando corretamente, se as imagens estão sendo exibidas corretamente, se a linha de assunto está correta.
Não é recomendável enviar email marketing em massa sem teste. Se houver algum erro grave, isso poderá prejudicar a credibilidade da sua marca.
10. Monitore seus resultados
Para uma campanha de email marketing eficaz, é importante monitorar seus dados. Anote quantos de seus assinantes realmente abriram seus emails e quantos executaram a ação esperada. Outras informações, como hora do dia em que as pessoas abriram as mensagens, também são importantes para que você possa tomar decisões baseadas em dados nas suas próximas campanhas.
Como otimizar seu email marketing para dispositivos móveis
Confira as dicas a seguir para garantir que você esteja enviando campanhas de email marketing que serão abertas, clicadas e convertidas nos smartphones:
1. Use modelos prontos
Para maximizar suas taxas de abertura e de cliques, é essencial que suas campanhas tenham uma ótima aparência. E a melhor maneira de fazer isso é aproveitar os modelos de email criados por especialistas.
Por exemplo, os clientes do Nitronews podem selecionar um modelo de email que foi criado e projetado para ter uma ótima aparência em todas as caixas de entrada e dispositivos móveis.
Como os modelos são otimizados para dispositivos móveis, os blocos de conteúdo são empilhados um sobre o outro quando exibidos em uma tela menor. Essa configuração garante que o texto e os botões permaneçam em um tamanho consumível e facilita o acesso dos assinantes à leitura do conteúdo e ao clique no call to action.
2. Encurte sua linha de assunto
Quando se trata de escrever uma linha de assunto atraente, há uma quantidade muito menor de espaço em um dispositivo móvel do que você está acostumado em um computador.
Enquanto muitos leitores de email web exibem mais de 80 caracteres nos desktops, linhas de assunto com mais de 30 caracteres são cortadas quando exibidas em dispositivos móveis.
30 caracteres não é muita coisa, então você tem que se esforçar para escrever uma linha de assunto concisa e atraente, e que intriga o público suficientemente para convencê-los a abrir o email.
3. Escreva um texto de pré-header atraente
O pré-header é o resumo que segue a linha de assunto ao visualizar um email na caixa de entrada.
Esse texto é um componente crítico que seus assinantes consideram ao decidir se abrem ou não sua mensagem e se envolver com seu conteúdo. Este texto é uma oportunidade valiosa para “vender” por que seu assinante deve abrir seu email.
Como você pode otimizar o texto do seu cabeçalho para dispositivos móveis? O primeiro passo é entender exatamente quanto espaço você tem disponível. Também é importante pensar estrategicamente sobre como o texto do cabeçalho aparece em relação à linha de assunto e ao nome “De” na caixa de entrada.
4. Otimize o nome de remetente
O nome de remetente é um dos elementos mais destacados da sua campanha quando visualizado em dispositivos móveis. Na maioria dos dispositivos, é exibido com um texto maior e uma fonte mais escura para ajudar as pessoas a identificar rapidamente quem enviou o email.
Dado seu destaque, não surpreende que 68% dos americanos tenham dito em pesquisa da Litmus basear sua decisão em abrir ou não um email no nome de remetente. Mas como otimizar essa parte de suas campanhas? A chave é combinar o nome de remetente com as expectativas do seu público.
Além de corresponder o nome do remetente às expectativas dos assinantes, também é importante considerar o número de caracteres que você inclui, pois a maioria dos dispositivos tem um limite de quantos exibem.
5. Equilibre o tamanho da imagem e o texto
Pesquisas mostram que o tempo médio gasto lendo um email após a abertura é de apenas 51 segundos. Dado esse curto espaço de atenção e o fato de o cérebro humano processar imagens 60.000 vezes mais rápido que o texto, o uso de imagens atraentes em suas campanhas de email pode ser uma maneira eficaz de transmitir sua mensagem.
No entanto, ao usar imagens em suas campanhas, é necessário considerar a aparência delas quando redimensionadas para caber em uma pequena tela para celular. Portanto, embora a inclusão de imagens em suas campanhas possa ser uma ótima maneira de transmitir sua mensagem, você precisa considerar a aparência delas em um dispositivo móvel, se quiser que elas tenham o máximo impacto.
O excesso de texto em seu email também pode ser um obstáculo, principalmente quando exibido em um dispositivo móvel. Você corre o risco de fazer o assinante perder o interesse na sua mensagem se ele tiver que rolar a página muitas vezes para ler seu email.
6. Use botões grandes
De acordo com um estudo recente do MIT, o tamanho médio de um dedo indicador adulto está entre 1,6 cm e 2 cm, o que se traduz entre 45 x 45px e 57 x 57px em um dispositivo móvel.
Com os dedos dos leitores ocupando uma quantidade significativa de espaço na tela, a pior coisa é fazê-los tentar clicar em um pequeno link no seu email para converter. Em vez disso, adicione botões de call to action grandes e bem contrastados em suas campanhas de email para facilitar o clique dos assinantes.
7. Use landing pages prontas para celular
Conseguir que alguém clique no seu email é apenas a primeira parte do processo. Você deseja que essa pessoa faça uma compra, leia uma postagem no blog, participe de uma competição, baixe um e-book, etc.
Para isso, você precisa garantir que a página que eles acessam quando clicam também é otimizada para dispositivos móveis. O Nitronews oferece modelos de landing pages prontas, que você pode conferir aqui: https://www.nitronews.com.br/landing-pages
Conclusão
Hoje em dia é fundamental pensar em todos os detalhes da sua campanha de email marketing para que ela funcione bem também para os usuários de dispositivos móveis. Observando os cuidados que listamos aqui, você terá muito sucesso.
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