Como utilizar o LinkedIn para captar e prospectar clientes?
Ultrapassando mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo, o LinkedIn registrou em maio de 2017 o marco de 29 milhões de brasileiros na rede social. A plataforma que é voltada para os profissionais fazerem networking, gerar leads e prospectar clientes tornou-se o maior mecanismo de negócios de todo o mundo.
9 passos para captar e prospectar clientes através do LinkedIn:
O LinkedIn conta com uma grande base de dados, associação com ferramentas de Inteligência Comercial e diversos meios para que as companhias consigam captar novos clientes. Mas, como utilizar corretamente a rede social para captar e prospectar clientes?
1. Seja ativo
Ser ativo dentro do LinkedIn ajuda e muito em sua visibilidade, transformando-o em uma referência na sua área de atuação. Para gerar credibilidade, busque responder as dúvidas abordadas referentes às suas atividades ou campo de atuação.
Crie debates, compartilhe suas experiências e lance feedbacks mostrando seu posicionamento sobre um tema específico. Lembre-se que a plataforma é uma rede social voltada unicamente para profissionais, e quanto mais usuários estiverem prestando atenção em você, mais fácil será a captação de novos clientes.
2. Faça uso do seu perfil para divulgação
Um dos maiores benefícios do LinkedIn é a divulgação dos seus trabalhos, produtos, serviços e projetos sem nenhum tipo de custo. Na rede também é possível criar novas ideias e estratégias para alcançar e captar novos consumidores para o seu negócio.
O adequado é usufruir o máximo da ferramenta e seus recursos, publicando fotos e inserindo informações com as definições das atividades exercidas pela companhia e os bens/serviços oferecidos.
3. Faça parte dos grupos
Uma das melhores formas de captar novos clientes é adentrando em grupos relativos ao seu segmento. Entretanto, é fundamental que você participe de todas as discussões e debates promovidos na página.
Publique artigos e realize enquetes, para assim chamar a atenção dos indivíduos pelos seus produtos e/ou serviços. O grande objetivo em integrar estes grupos é mostrar seus conhecimentos pelas questões abordadas de forma que você se torne uma referência sobre o assunto.
Quanto mais dúvidas você esclarecer, maior será a confiança que você passará aos demais membros. Não se esqueça que o sucesso nos negócios surge a partir da credibilidade e confiança.
4. Crie a página do seu negócio
Eis um erro muito comum cometido pelas empresas de pequeno porte no LinkedIn: não criar a página da sua própria empresa. Trata-se de uma grande oportunidade que aumentará significativamente a visibilidade do seu negócio.
Usufrua o máximo do recurso, adicionando fotos de perfil e capa, fazendo uma boa descrição do negócio e produtos/serviços.
Todavia, não basta criar a página. É fundamental atualizá-la regularmente.
5. Crie o seu grupo
Criada a página da sua empresa, é chegada a hora de criar o seu próprio grupo. Trata-se de uma das eficazes estratégias para gerar leads. Com o grupo, você terá sua credibilidade aumentada, bem como sua autoridade no seu segmento.
Uma das principais vantagens em ser administrador de um grupo no LinkedIn é o recurso de envio de um e-mail semanal para todos os integrantes do grupo. É uma ótima forma de compartilhar informações e até mesmo organizar eventos.
É possível encaminhar dicas para aprimorar seus negócios no formato de artigos em seu blog, auxiliando a estabelecer um relacionamento com os participantes do grupo. Outra opção é pré-definir uma mensagem automática de boas-vindas para os novos membros. Nela, você pode adicionar um link para a sua newsletter, por exemplo.
6. Faça uso de palavras-chave no perfil
O sistema de buscas da rede social é bastante similar ao do Google. Por isso, comece adicionando palavras-chave em seu título profissional. Você também poderá inseri-las nas ocupações anteriores e atuais, habilidades, conhecimentos e resumos.
Porém, é importante ter bom senso. Não polua seu perfil inserindo diversas palavras, visando ser encontrado com facilidade no buscador. É necessário considerar a experiência dos usuários, que devem ter uma leitura simples e fluída.
7. Adicione mídias em seu perfil
Mencionamos esta dica brevemente no segundo tópico, mas é importante reforçá-la. O LinkedIn possibilita que seus usuários adicionem mídias em seu perfil, como no campo do resumo e na área de descrição e ocupações.
Com este recurso, você pode disponibilizar conteúdos e materiais que tenham relação com seu produto ou serviço. Mídias como imagens, slides e PDFs do SlideShare, e vídeos do YouTube são aceitas.
Já as mídias que você adiciona em seu perfil ganham um destaque na página, sendo uma boa oportunidade para exibir aos demais usuários o porquê eles deveriam adquirir seus produtos/serviços ou até mesmo te contratar.
8. Recomende os seus contatos
Outra maneira de obter novos leads é recomendando seus contatos – muitos usuários do LinkedIn desconhecem esta função.
Se você receber uma série de indicações para uma habilidade específica, isso representará que você domina aquele setor. Sendo assim, quanto mais recomendações você receber, melhor posicionado nos buscadores internos da rede ficará seu perfil.
9. Prospecte através das mensagens
Se o LinkedIn é uma rede social, não há problema algum em entrar em contato com os usuários por meio de mensagens, não é mesmo? Assim como no Facebook, por exemplo, no LinkedIn você pode não só enviar mensagens como também pode fazer uso da ferramenta de busca para localizar os clientes ideais para o seu negócio.
Depois de encontrar estes clientes em potencial, você pode encaminhar uma primeira mensagem apontando que vocês têm algo em comum. Trata-se de uma estratégia sutil para “quebrar o gelo”. Enviada a primeira mensagem e estabelecido o contato, envie informações a respeito do seu produto e o seu negócio através de e-mail, facilitando o contato.
Por isso, seja proativo na rede e prospecte. Convide os usuários a conhecerem mais sobre seu negócio.
Uma dica: para demonstrar autoridade, cite algum assunto que está em alta no seu mercado, como por exemplo, uma feira de negócios.
Se o seu trabalho transmitir confiança e credibilidade, provavelmente seu prospect irá retornar de forma positiva. Somente após este processo é que você poderá dar início ao trabalho de venda do seu bem/serviço.
Agora não tem mais erro. Com estas 9 dicas vocês irá fazer um bom uso do LinkedIn e conseguirá captar e prospectar clientes. Gostou deste artigo? Então confira as demais publicações do nosso blog.
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