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8 motivos para incluir o email marketing na sua estratégia

Os profissionais de marketing digital contam atualmente com uma série de ferramentas que podem ser utilizadas em suas estratégias de divulgação. É possível apostar nas redes sociais, em conteúdo de blog, vídeos no YouTube, SEO e anúncios no Google Adwords, entre outras.

Porém, todas elas contam com alguns pontos negativos: ou é necessário investir muito para sua implementação, ou elas demoram muito para trazer os resultados esperados. As redes sociais, por exemplo, diminuíram consideravelmente o alcance orgânico e exigem um investimento cada vez maior para que os posts sejam entregues ao público-alvo determinado.

Mas existe uma ferramenta que “dribla” todos esse obstáculos e tem o poder de entregar sua mensagem diretamente para o seu consumidor em potencial, a um custo baixo. Sim, estamos falando do email marketing!

O email marketing continua sendo uma forma eficaz de entrar em contato com seu cliente e informá-lo sobre as novidades e promoções da sua empresa. Mas muita gente acreditou quando a “morte” do formato foi anunciada, e talvez não acredite muito na sua eficácia.

Por isso, hoje listamos alguns motivos irrefutáveis para você incluir o email marketing na sua estratégia de marketing. Confira:

Os 8 motivos para incluir o email marketing na sua estratégia de marketing

Segmentação

motivos para incluir o email marketing na sua estratégia de marketing

Uma das grandes vantagens do email marketing é a possibilidade de segmentação dos seus contatos. Através de pesquisas, compras anteriores, ou de informações fornecidas pelos usuários no momento da inscrição na sua newsletter, é possível dividir os seus contatos em grupos de interesse.

Com uma lista segmentada, você garante que enviará a cada contato informações e promoções realmente relevantes – o que aumenta consideravelmente as suas chances de conversão. Enquanto um post de social media é um tiro de canhão para acertar um passarinho, com o email marketing segmentado você tem uma arma com muito mais precisão.

Personalização

motivos para incluir o email marketing na sua estratégia de marketing

Além da segmentação, o email marketing ainda oferece diversas ferramentas para que você personalize as suas mensagens e encante o seu consumidor. Você pode chamá-lo pelo nome (quem não gosta?) ou enviar mensagens únicas em ocasiões como o dia do aniversário do contato.

A personalização é uma excelente ferramenta para reforçar o relacionamento da sua marca com os seus clientes e fazê-lo se sentir especial. Uma boa empresa de email marketing, como o Nitronews, oferece essa possibilidade. Use-a sem moderação e pense em maneiras criativas de personalizar ainda mais o seu conteúdo de email marketing.

Alcance

motivos para incluir o email marketing na sua estratégia de marketing

Enquanto o alcance orgânico nas redes sociais vem diminuindo constantemente, com o email marketing você tem a certeza de que as suas mensagens serão entregues a todos os seus contatos – e quanto mais contatos você tiver, mais pessoas serão impactadas por suas ofertas e promoções.

As taxas de abertura de cada email podem variar bastante, mas com uma linha de assunto caprichada e uma boa promoção, podem chegar a até 95%. Ter uma taxa de alcance assim nas redes sociais exigiria um alto investimento em impulsionamento, então o email é mais eficaz para a comunicação em massa com o seu público-alvo.

Métricas

motivos para incluir o email marketing na sua estratégia de marketing

Outra grande vantagem do email marketing são as métricas oferecidas por sistemas de email marketing como o Nitronews. Em nosso sistema, você pode conferir a cada envio relatórios gerais, e outros mais detalhados com as rejeições, descadastros, motivos de descadastros, visualizações, cliques, geolocalização, plataforma utilizada para visualização do email, e também os dispositivos utilizados.

Ou seja, você não só aprende mais sobre os seus consumidores, como também pode conferir com frequência o que funcionou ou não nos seus envios anteriores. Isso permite que você aperfeiçoe cada vez mais as suas peças de email marketing, e alcance resultados cada vez melhores com a ferramenta.

Economia

motivos para incluir o email marketing na sua estratégia de marketing

Mesmo com todas as inovações no mundo do marketing digital, o email marketing segue sendo a maneira mais econômica de fazer contato com os seus clientes em potencial. Por um valor extremamente baixo (ou inexistente, caso você esteja usando o plano gratuito do Nitronews) você garante que sua mensagem chegue de maneira rápida e eficaz até a caixa de entrada dos seus contatos.

Se você duvida, coloque no papel quanto gastaria para impulsionar posts nas redes sociais, produzir vídeos ou conteúdo, e também o custo de uma consultoria profissional em SEO. O email marketing provavelmente terá o custo mais baixo entre todas essas opções.

Fidelização

motivos para incluir o email marketing na sua estratégia de marketing

Além de todas as vantagens enumeradas acima, o email marketing ainda permite que você estabeleça um relacionamento duradouro com o seu cliente. Mesmo que ele não abra todos os seus emails, será constantemente impactado pela sua marca – o que aumenta a confiança na hora de uma compra, e também aumenta as chances da sua marca ser lembrada.

Com o email marketing você também pode engatar um diálogo através de questionamentos, enquetes e reviews enviados. Também é possível enviar tutoriais e outros materiais pertinentes ao seu nicho de atuação, o que aumenta a sua autoridade sobre o assunto.

Permanência

motivos para incluir o email marketing na sua estratégia de marketing

Você certamente já ouviu falar sobre “a rede social do momento”. Já foi o MySpace, já foi o Orkut, já foi o Twitter, já foi o Pinterest, e atualmente são o Facebook e o Instagram. Mas durante todo esse tempo, quem se manteve firme e forte? Isso mesmo, o email.

As pessoas usam seu email para fazer login em diversas redes sociais, recebem as notificações por lá, mas também o usam para se comunicar com a família, com os amigos e, principalmente, para conversas profissionais. E não há o menor sinal de que as pessoas vão deixar de usar o email tão cedo, então você pode investir no email marketing sem medo!

Vendas

motivos para incluir o email marketing na sua estratégia de marketing

E por último – mas não menos importante – é preciso falar sobre o aumento no faturamento proporcionado pelo email marketing. Com a ferramenta você pode enviar ofertas segmentadas e personalizadas, que significam mais vendas para a sua empresa!

Enviar a oferta certa no momento exato é garantia de que você terá um retorno satisfatório do seu investimento. Por isso, o email marketing é uma aposta certa para quem deseja aumentar as suas vendas. Observe as boas práticas da ferramenta e veja os seus lucros aumentarem.

Você acha que faltou alguma vantagem do email marketing nessa lista? Fala pra gente nos comentários!

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