Automação de Marketing: conheça os segredos para e-commerce.
Você sabe o que é Automação de Marketing?
Trata-se de uma vertente tecnológica que possibilita às companhias acelerar, modernizar e avaliar fluxos de trabalho e funções de marketing. Desta maneira, ela pode elevar a eficácia operacional e fazer com que as receitas cresçam mais rapidamente.
A automação de marketing é um serviço que ajuda os profissionais da área na criação, segmentação, sustentação e qualificação de leads. Tais recursos tecnológicos também auxiliam na estratégia de ciclo de vida do consumidor, nas vendas cruzadas, na retenção de consumidores e na avaliação do ROI em marketing.
Altamente importante para a sua empresa, no campo do e-commerce, a automação em marketing também conta com alguns segredos. Você sabe dizer quais são eles? Então continue fazendo a leitura deste artigo e descubra tudo sobre o assunto.
Entendendo a automação de marketing
Diferente do que muitos acreditam o conceito de automação de marketing já existe há algum tempo. Contudo, o seu uso era popular somente entre as grandes empresas globais, por conta das altas despesas relacionadas à tecnologia necessária.
Atualmente, o uso de sistemas especializados está com um custo cada vez mais baixo, por isso estão tornando acessível a automação de marketing por meio de sistemas de qualidade e preços mais baixos.
Além do mais, a própria cultura digital vem estimulando a utilização de ferramentas em empresas de médio e pequeno porte. Com isso, profissionais da área de marketing e vendas já nascem na era digital, tendo ciência da sua importância e possíveis lucros.
A automação de marketing por trás do e-commerce
O campo do e-commerce está cada vez mais competitivo. Para os profissionais que atuam neste ramo, é preciso exercer diversos investimentos para assegurar os fluxos de venda, para curto e em longo prazo.
No entanto, ainda é recorrente lojas virtuais investirem preferencialmente em efeitos de curto prazo, como por exemplo, os links patrocinados. Alguns e-commerces de grande e médio porte contam com mais de 50% da sua circulação gerada de canais pagos. E é bem aqui que mora a grande vantagem da automação de marketing.
Em um primeiro momento, a automação de marketing era utilizada nas tarefas de fidelização do consumidor, com o objetivo de prolongar o seu ciclo de vida. Entretanto, atualmente o termo também é utilizado para constituir um método dentro da estratégia que auxilia a atrair o interesso dos consumidores.
A partir daí, a newsletter padronizada vem pouco a pouco perdendo sua força. Ter conhecimento de quem é seu cliente, bem como suas preferências e necessidades, os conteúdos que mais o atraem e seu momento na jornada de compra se torna fundamental, junto das ofertas comerciais para o atual e-commerce.
É importante destacar que o suporte de dados se faz altamente proveitoso para entender em quais pontos é necessário para você reforçar o relacionamento com seu cliente. No e-commerce a automação de marketing é a união de tecnologias e procedimentos que servem para automatizar o relacionamento com os consumidores e aprimorá-las, com base nas informações disponíveis.
As vantagens da automação de marketing
A automação de marketing é uma importante ferramenta para o sucesso de suas ações de marketing através de diversos canais. Dentre as principais vantagens de aderir à automação der marketing podemos listar:
– Segmentação adequada de clientes e prospects;
– Aprimoramento da experiência do cliente;
– Remover das mãos do administrador de marketing atividades repetitivas, possibilitando que ele foque em novos e exclusivos projetos.
– Diminuição de falhas humanas nas campanhas;
– Aprimoramento da utilização do e-mail marketing segmentado;
– Aumento da fidelização de clientes;
– Elevação do ROI e redução das despesas operacionais;
– Atuação assertiva, encaminhando o conteúdo certo para o consumidor certo, no momento adequado e com a proposta certa.
Automatizando o marketing do seu e-commerce
O primeiro fator ao ser considerado ao escolher por um serviço de automação de marketing é a união deste com a plataforma do e-commerce. Eles devem atuar em harmonia, para que as métricas possam ser perfeitamente medidas e suas tarefas executadas de maneira satisfatória.
É válido destacar que outros sistemas podem ser incorporados, como o ERP, que possui dados essenciais a respeito do consumidor. Os sistemas de SAC e atendimento também são excelentes opções.
A automação de marketing não está limitada às respostas automáticas de e-mail marketing. Ela também diz respeito a toda a administração dos leads e consumidores, bem como o aumento do acompanhamento da performance das estratégias multicanais.
Um bom serviço de automação de marketing possibilita que o empreendedor tenha acesso aos seguintes recursos otimizados:
– Ferramentas de SEO;
– Gestão e segmentação de leads, consumidores e campanhas;
– Criação e gerenciamento de e-mail marketing;
– Auto respostas de forma pessoal;
– Junção com Analytics e CRM.
A partir do momento em que você já sabe quais são suas metas e objetivos no e-commerce, fica muito mais fácil avaliar as diversas opções de automação de marketing existentes no mercado.
Contudo, é importante pontuar que o custo-benefício possui uma variante entre as plataformas. Algumas delas inclusive possuem modalidades distintas, com valores diferentes, seguindo os seus objetivos e porte do negócio. O essencial é que você tenha as seguintes garantias:
– Acessibilidade a todos os recursos dos quais realmente são necessários;
– Junção com outras ferramentas;
– Suporte técnico rápido e eficaz.
Estratégias para agregar automação de marketing no e-commerce
As metas que se desejam obter para ter sucesso com a automação de marketing são:
– A construção de um relacionamento de longo prazo com seus clientes e prospects;
– A geração de conteúdos assertivos, atraentes e exclusivos;
– A determinação do momento exato na jornada de compras do cliente;
– A entrega da oferta adequada;
– O engajamento do usuário.
A seguir, conheça as estratégias que devem ser colocadas em prática para alcançar tais objetivos:
– Gerar uma série de e-mails baseados nas possíveis ações dos internautas;
– Distinguir sua marca das concorrentes;
– Reconhecer os pontos fracos por meio de testes.
Agora que você já sabe tudo sobre a automação de marketing e os segredos para o e-commerce, que tal aplicá-la na estratégia do seu negócio? Gostou deste post? Então não deixe de conferir as demais publicações do nosso blog!
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