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Segredos Ecommerce

10 segredos de um e-commerce de sucesso

O setor de comércio online cresce a cada ano e representa uma boa oportunidade para quem quer empreender. Mas se engana quem acha que ter um e-commerce não requer estratégias e dedicação, alguns passos são determinantes nessa empreitada. Veja os segredos de um e-commerce de sucesso e boas vendas!

Planejamento Detalhado

Tem um planejamento detalhado

O primeiro passo pode parecer óbvio e é exatamente por isso que muita gente peca no planejamento. Planejamento não é apenas definir metas e objetivos, um bom planejamento traça o roteiro de como você vai atingir essas metas, detalhando o micro da situação.

Isso inclui prever possíveis dificuldades e problemas, entender seu público-alvo, as deficiências e pontos fortes do mercado. Um bom planejamento leva em conta cada detalhe tanto do micro quanto do macro e como eles se relacionam. Se você pretende abrir uma loja virtual, tire um tempo para fazer o seu planejamento. Se você já tem um e-commerce, avalie se não é hora de adequar ou até mesmo criar um planejamento sólido para ele.

Investe na Plataforma

Investe na plataforma

A plataforma é o sistema que permite criar e gerenciar a loja virtual, determinando também a visualização do site de compras. Uma plataforma completa para o seu negócio vai além das ferramentas básicas e permite a integração das várias tarefas importantes para o desempenho do seu comércio online, como redes sociais, acesso às métricas e outras ferramentas para um trabalho sólido de SEO.

Busque uma plataforma que atenda às suas necessidades, não adianta ter uma plataforma que não combine com o propósito do seu negócio. Na hora de escolher, considere também o atendimento e o suporte da empresa responsável. Todo cuidado é pouco na escolha da plataforma, afinal, é através dela que você fará a administração da sua loja online.

Virtual

Tem um ambiente virtual agradável

Uma loja escura, abafada, bagunçada e feia não chama a atenção de ninguém. Você pode até entrar em busca de uma promoção ou produto, mas sai correndo e não tem vontade de voltar. Uma loja virtual funciona da mesma forma, ninguém quer entrar em um site feio, difícil de navegar, desorganizado, devagar e que dificulta o acesso do usuário.

Por isso, a navegabilidade é fundamental e deve ser adaptada também para outras plataformas, pois o brasileiro compra cada vez mais pelo celular. Garanta um ambiente agradável para o seu cliente.

Informações Completas

Oferece informações completas

Se o cliente entra no site, se interessa por um produto, mas não encontra nenhuma informação nem imagens ele pode desistir da compra ou ir para o concorrente. O consumidor não pode pegar o produto na mão e conta apenas com a descrição do site para saber se a peça atende suas expectativas.

Um e-commerce de sucesso dá informações detalhadas do produto, com imagens em boa resolução e opção de entrar em contato com um vendedor virtual, que deve estar bem preparado para tirar dúvidas.

5comunicacao-aberta

Mantém uma comunicação aberta

É impossível vender sem ter uma boa comunicação e isso vale para todos os envolvidos no processo de vendas: funcionários, chefes e consumidor. A comunicação precisa fluir entre todos esses grupos e dentro de cada um deles.

Os canais de comunicação de um negócio bem-sucedido estão sempre abertos e solícitos, pois uma boa comunicação previne erros e cria soluções. A comunicação deve ser ágil, instantânea e variada (Facebook, Whatsapp, e-mail, telefone, chat, blog, formulário). A ação deve ser igualmente ágil e muito precisa.

Conquista a confiança

Conquista a confiança do consumidor

Comprar na internet exige mais confiança do que em lojas físicas, já que o cliente paga antes de receber o produto. Por isso, é preciso conquistar e manter a confiança do consumidor e fazê-lo se sentir seguro, prestando um atendimento de qualidade e transparente, feito por uma equipe bem treinada.

Sua loja virtual também precisa cumprir o que promete (prazos, qualidade do produto, mercadoria bem embalada) para manter a confiança do consumidor. Invista nos processos desenvolvidos do momento da compra até que a mercadoria chegue no consumidor. Isso ajuda ainda a manter uma boa reputação, que pode servir para novos clientes decidirem se vão comprar no seu site ou não.

Investe em Marketing Digital

Investe em Marketing Digital

O que há alguns anos era opcional hoje é regra. Toda empresa precisa investir em Marketing Digital. O diferencial é a estratégia montada para que o Marketing Digital tenha bom retorno. Então não adianta achar que você mesmo pode fazer tudo sozinho, a orientação de uma agência com profissionais especializados é fundamental.

O uso estratégico de redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, SEO, análise de métricas e outras ferramentas do Marketing Digital são essenciais não apenas para aumentar as vendas, como também para fidelizar o cliente através da identificação com a marca e seus valores, criando uma relação forte entre marca e consumidor.

Acompanha as tendencias de mercado

Acompanha as tendências do mercado

Estar por dentro das tendências de mercado é obrigatório, afinal, você precisa saber o que comprar, o que o seu público busca e o que vai buscar nos próximos meses. As tendências ajudam a montar estratégias de vendas e de marketing. Mais do que isso, conhecer as tendências de mercado passa credibilidade e segurança para o cliente, que percebe que está falando com quem entende do assunto e está preparado.

Tecnologia

Se apoia em tecnologia

Uma empresa digital precisa estar amparada pela tecnologia, de forma a utilizar as ferramentas disponíveis para facilitar e otimizar os processos. Sistemas integrados e automáticos ajudam a controlar estoque, envios, compras e muito mais.

Cliente Principal

Tem o cliente como principal referência

Um e-commerce de sucesso tem como máxima a ideia de que o cliente é sempre o principal elemento do negócio. Seja física ou virtual, sua loja precisa ouvir o que o cliente tem a dizer, suas sugestões, reclamações, problemas, gostos e experiências. Na internet isso se torna ainda mais importante, já que não há o olho no olho e você não pode contar com outros tipos de comunicação não-verbal, como gestos e expressões faciais. É preciso estar sempre atento ao que o cliente diz e como ele age.

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  • Priscila

    Excelentes dicas!

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