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Instagram: entenda como a rede social acabou se tornando um dos maiores cases do marketing digital

O mês era outubro, o ano 2010. Kevin Systrom e Mike Krieger tiveram a ideia de uma rede social que tivesse o compartilhamento e interação simultâneos de fotos e vídeos em apenas uma plataforma, com design simples e poucas ferramentas. Nascia assim o Instagram, maior rede social do segmento. O que nasceu para ser mais um entre os tantos aplicativos que eram lançados junto a modernos smartphones, tornou-se um dos principais cases de marketing digital. Se pudermos resumir o sucesso que o Instagram trouxe para a divulgação online de conteúdos digitais, em apenas uma palavra, seria ‘simplicidade’. Mas, não é só isso.

Histórico de sucesso

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Efetivamente, o que explica o Instagram ter se tornando uma ferramenta tão importante no marketing digital das empresas? O poder de sempre inovar. Se você é usuário da rede social desde que ela foi fundada há mais de sete anos, sabe: cada recente atualização traz uma novidade e isso é primordial para que uma rede social cresça e se consolide no mercado. Reunir o compartilhamento de fotos, vídeos – que podem desaparecer a critério do usuário –, streamings, histórias e as próprias mensagens entre perfis permitiu que o Instagram chegasse onde chegou.

E é a partir do momento que o bilionário Mark Zuckerberg, criador do Facebook, adquire a rede social de compartilhamento de fotos que o Instagram se torna um dos maiores cases de sucesso do marketing digital. Isto porque a expertise do programador americano e toda a sua equipe foca em situações que possam extrair o máximo possível da publicidade sem poluir seus aplicativos e redes sociais. Foi assim que o Instagram se consolidou e hoje pode ser a melhor alternativa para divulgar os produtos da sua empresa.

Grandes empresas passaram a investir na rede social

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A trilha do sucesso é mais evidente quando seguimos as pegadas dos gigantes. E o Instagram pode ser uma das principais ferramentas de marketing digital quando empresas que investem milhões em publicidade migraram seus conteúdos para lá. O melhor caso é a Nike: a marca esportiva americana ‘chegou chegando’ na rede social e já mostrou como ser eficiente na divulgação de conteúdo. Distribuiu inúmeros perfis, cada um com uma causa ou produto específico, permitindo maior interação dos usuários.

Isso, claro, chamou a atenção dos gestores da rede social, que começaram a delimitar como seriam as campanhas publicitárias dentro do próprio site ou aplicativo. Surgia, assim, o Instagram Ads que, em pouco tempo, ultrapassou o engajamento digital em campanhas que redes sociais com quase o mesmo número de usuários, como o Twitter, tinham. Nascia a forma como entendemos os anúncios atuais do Instagram e sua métricas que podem fazer uma campanha decolar.

Adaptação a mudanças

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O Instagram muda. E constantemente. Seus algoritmos e mudanças estruturais exigem que as empresas e os social media estejam cada vez mais ligados no que acontece no aplicativo. Isto permite que mais setores invistam no Instagram, pois observam momentos oportunos para aproveitar as novidades que a rede social traz. E, ao longo dos anos, foram muitos, com uma tendência de continuar mudando.

Isso explica porque tantas empresas têm no Instagram o seu maior case de marketing digital: elas acompanham as mudanças e se adaptam ao que a rede social oferece. Na outra ponta, campanhas desastrosas continuam insistindo em modelos já ultrapassados – e antiguidade é só em foto de museu quando o assunto é Instagram.

Números que evidenciam o sucesso

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Se ainda restam dúvidas sobre o sucesso desta rede social, que tal comparar as receitas de publicidade com outras gigantes da internet? Em 2015, quase dois anos após o começo dos anúncios, o Instagram ultrapassou o Twitter e até o poderoso Google (sim, o mesmo que conta com o AdWords), em receita. Foram quase US$ 600 milhões, mostrando que a empresa nasceu com um futuro promissor. Hoje, tirando a principal rede social do planeta, é a segunda maior responsável pelos lucros do Facebook Inc.

Ou seja: o case de marketing digital que estamos falando aqui é consolidado e as empresas perceberam isso. Quando os anúncios foram liberadores para o Stories e o Live, os anunciantes em 2016, que eram 500 mil, passaram para um milhão em 2017. Tudo isso com apenas duas ferramentas e mudança de algoritmo que permitiu maior interatividade dos usuários. Segundo dados do próprio Instagram, quase 100 milhões de perfis entraram em contato ou interagiram com anúncios de produtos.

Panorama atual

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Consolidado como uma das principais ferramentas de marketing digital do mundo todo e sendo, talvez, o principal case de anúncios que deram certo, é preciso ficar atento como o Instagram trabalha com suas publicidades e como se dá o alcance deles nos dias atuais. A rede social passou a dar mais relevância para perfis de ‘médio porte’, o qual são denominados como ‘microinfluenciadores’ no vocabulário dos social media.  Aliar a marca da empresa a perfis que fazem relativo sucesso no Instagram parece ser a mina de ouro de organizações que atuam com anúncios no Instagram.

Contudo, o mais importante é algo que parece evidente, mas que muitos deixam de lado: o Instagram cresce e em uma média maior que qualquer outra rede social – principalmente nos dispositivos móveis. Ele nasceu com essa proposta e não abandonou, ao longo de sete anos, esta prática de dar exclusividade para suas funcionalidades e, consequentemente, seus anúncios. Por isso o Instagram é um case de sucesso: apostou em um mercado de smartphones que, há cerca de cinco anos, ficou tão acessível que foi possível atingir bilhões de pessoas conectadas a aparelhos móveis.

Seja um case como o Instagram

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Conhecendo mais sobre o histórico de sucesso desta rede social, é a vez de transformar sua empresa em case de sucesso no seu segmento de mercado. O marketing digital já deixou de ser promessa há mais de uma década: hoje, é muito mais efetivo para inúmeras empresas que lojas físicas ou apostas em publicidades já defasadas. Conhecendo como nasceu, cresceu e se consolidou o Instagram, você pode criar conteúdo sob medida para anunciar em quem entende do assunto. Assim, quem sabe, o próximo case de sucesso do marketing digital não seja a sua empresa!

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