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Tudo que você precisa saber sobre email marketing mobile

Estamos vivendo uma nova era na comunicação. Os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, estão cada vez mais avançados e acessíveis. Os usuários estão passando cada vez mais tempo conectados – e se antes isso acontecia quando estávamos sentados em frente a um computador, hoje em dia essa limitação geográfica não existe mais. Estamos conectados o tempo todo, em qualquer lugar. Basta ter um pacote de internet (ou acesso a uma rede wi-fi) e bateria no dispositivo, que pode ser carregado até no Uber. Os estabelecimentos mais descolados já contam com tomadas, e o wi-fi já é liberado na maioria dos lugares.

Esse cenário ultra conectado é ainda mais acentuado aqui no Brasil. Segundo a pesquisa We Are Social, os usuários brasileiros são os que passam mais tempo conectados à internet, seguidos de perto pelos filipinos. E não é só isso: somos o segundo país que passa mais tempo conectado à rede através de dispositivos móveis, atrás somente da Arábia Saudita. A pesquisa aponta ainda que 91% da população adulta do país possui um telefone celular, 53% possui um smartphone, 36% possui um computador (de mesa ou notebook), 13% possui um tablet, 6% possui uma smart TV e 1% possui um dispositivo móvel usável, como o Apple Watch.

Ou seja: somos um país altamente conectado, através de diferentes dispositivos com diferentes tamanhos de tela. Por isso, quem divulga seus produtos ou serviços através do email marketing precisa levar em consideração essa gama de dispositivos na hora de criar as suas comunicações.

Serviços de email marketing como o Nitronews já oferecem templates responsivos, que se adaptam a qualquer tamanho de tela. Mas mesmo assim é importante observar uma série de cuidados na hora de criar a sua mensagem para se certificar de que ela será visualizada perfeitamente em qualquer dispositivo.

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Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos uma lista de itens que você não pode se esquecer na hora de criar o seu email marketing para que ele seja exibido corretamente em qualquer dispositivo. Confira:

Use design responsivo

A primeira dica é certamente a mais importante. O seu email deve se adaptar perfeitamente a qualquer tamanho de tela. Um estudo conduzido pela Yesmail em 2015 apurou que a taxa de abertura de emails responsivos é 40% maior do que a de emails que não se adaptam a outros tamanhos de telas. Tenha em mente que a maioria dos usuários checa o email no celular enquanto está em trânsito, e caso o seu email não se adapte ao tamanho da tela ele será deletado sem dó nem piedade.

Otimize o nome de remetente

O nome de quem está enviando uma mensagem é um dos fatores determinantes para que o consumidor abra o email ou não. Segundo pesquisa divulgada pelo Resultados Digitais, 68% dos usuários decidem se abrirão ou não os emails com base nessa informação, portanto é fundamental que ela seja exibida corretamente em qualquer dispositivo. Nos principais modelos de celulares, o nome de remetente é exibido com 23 ou 32 caracteres, então é importante ter esses números em mente na hora da criação da sua mensagem.

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Seja breve em sua linha de assunto

Enquanto nos computadores a visualização dos emails na caixa de entrada permite linhas de assunto mais longas, no email mobile esse espaço é reduzido. No computador, cerca de 80 caracteres podem ser visualizados sem problemas, mas nos smartphones e tablets esse número cai para 30. Portanto, você tem que ser mais direto e assertivo na linha de assunto dos seus emails para que ela seja visualizada perfeitamente em qualquer tipo de dispositivo – não precisamos nem falar sobre a importância da linha de assunto para os resultados dos seus envios, certo? Capriche!

Crie seu email em uma única coluna

Para que o email seja exibido corretamente em dispositivos móveis, ele deve ser criado em uma única coluna.

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Utilize fontes maiores

Como as telas dos smartphones e tablets são menores, o seu texto pode ficar ilegível para alguns usuários. Por isso, é fundamental utilizar fontes maiores para garantir uma boa leitura do seu conteúdo. O recomendado é que você utilize uma fonte com pelo menos 14px de tamanho para que seu texto possa ser lido confortavelmente em dispositivos móveis.

Elabore emails mais leves e com textos mais curtos

Pode esquecer aqueles emails gigantes, com muitas imagens e ofertas, que parecem catálogos de supermercados. Para os leitores da era mobile os emails devem ser mais leves, com poucas ofertas e textos mais curtos. Os consumidores recebem muitos emails todos os dias, e andam cada vez mais ocupados, então é fundamental ir direto ao ponto.

Outro ponto importante é concentrar suas informações mais importantes no topo do seu email. Com a limitação de espaço na tela do celular, é mais fácil que o seu consumidor preste atenção nas informações apresentadas no início, antes da rolagem da tela. São grandes as chances de que ele não role a tela, então não deixe o melhor para o final.

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Adicione imagens mais leves

Como nem sempre o consumidor tem acesso a uma internet de alta velocidade, você precisa garantir que seu email seja bem visualizado mesmo em condições adversas. Por isso, certifique-se de que as imagens do seu email marketing sejam leves e sejam carregadas rapidamente mesmo com uma conexão ruim. Verifique os tamanhos dos arquivos que você utilizará no seu email marketing – quanto menor, melhor será o carregamento nos dispositivos móveis.

Insira botões de call to action maiores

Enquanto alguns textos diminuem, os links devem ser maiores para que o consumidor tenha facilidade para clicar e efetuar a ação que você deseja quando envia um email marketing. Um estudo do MIT determinou que o tamanho médio do dedo de uma pessoa adulta fica entre 1,6cm e 2cm. Por isso, é importante que o botão do seu email tenha uma dimensão mínima de 45px por 45px para que o clique seja certeiro e confortável.

Gostou das dicas? Confira (e compartilhe) um vídeo que preparamos com as principais dicas para criar um email marketing eficiente na era mobile:

 

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