15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300

Truques para melhorar seus vídeos

Se você acompanha o universo do Marketing Digital e do Inbound Marketing, já sabe o poder que o conteúdo em vídeo tem. Um bom vídeo atrai a atenção dos consumidores, que podem desfrutar do seu conteúdo em um formato mais dinâmico, divertido e atrativo. Os vídeos têm um número alto de engajamento e compartilhamento, e podem até viralizar – e, consequentemente, divulgar a sua empresa para um número imenso de pessoas.

Hoje em dia qualquer um é capaz de produzir vídeos e publicá-los no YouTube. Os smartphones contam com boas câmeras, e com um investimento baixo é possível adquirir acessórios como tripés e microfones de lapela. O problema é que, assim como você, milhares de outras pessoas também estão produzindo vídeos e publicando-os nas redes sociais.

Portanto, para que o seu esforço não seja em vão, é necessário que o seu vídeo seja muito bom para se destacar na multidão. Ter um diferencial fará com que o seu vídeo seja assistido, compartilhado e conquiste um alto alcance nas redes sociais.

Por isso, trouxemos hoje algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer vídeos melhores. Confira as nossas sugestões e adote-as para produzir conteúdo que irá de fato fortalecer a sua estratégia de Marketing Digital:

publico

Foque no que o seu público quer assistir

Para criar um bom conteúdo em vídeo, é fundamental que você faça uma pesquisa minuciosa entre o seu público, e a partir dela planeje quais serão os vídeos produzidos. Analise os dados demográficos da sua audiência para descobrir em qual região o seu público está, qual a idade, qual a profissão, e daí por diante. Uma boa ideia é criar uma persona para representar a sua audiência.

Também é importante ser coerente com o ramo de atividade da sua empresa. Se você fala sobre Marketing Digital, não faz muito sentido produzir um vídeo sobre moda, por exemplo. Mas se você fala sobre moda, pode ser interessante falar sobre cinema e o que as celebridades estão usando.

O importante é que você produza conteúdo sobre os assuntos de interesse do seu público-alvo. E assim que você tiver uma lista desses interesses, é importante fazer um planejamento dos seus vídeos.

Além de definir os assuntos, também é interessante montar roteiros para os seus vídeos. Se você não quer produzir um script completo do texto do vídeo, pelo menos monte um esquema com os assuntos que deseja abordar – dessa maneira você garante que irá transmitir todo o conteúdo que deseja, e que os seus seguidores terão o melhor vídeo possível.

thumbnail-atraente

Faça uma thumbnail atraente

Thumbnail é a “capa” do vídeo. Ou seja, a primeira coisa que o espectador verá quando fizer uma busca no YouTube ou encontrar seu vídeo na timeline do Facebook. Por isso, é importante que a thumbnail seja atraente e convide o usuário a clicar para ver mais.

Nem pense em subir um vídeo sem uma thumbnail. É provável que as redes sociais exibam uma cena estranha na miniatura, já que fazem isso automaticamente. Bem melhor que você faça essa curadoria e escolha qual será a imagem exibida, não?

Uma boa dica é usar ferramentas como o Canva para criar uma thumbnail perfeita: com uma boa imagem e texto descrevendo o conteúdo do vídeo.

Cuidados na hora de criar a vinheta

Já reparou que os canais de maior sucesso apresentam vinhetas nos seus vídeos? As vinhetas ajudam a dar um ar mais profissional para a produção, além de ajudar o espectador a se familiarizar com a sua marca.

Mas para atingir esses objetivos, a sua vinheta tem que ser de fato profissional. Se necessário, contrate um designer para criar uma vinheta atrativa, com cores e fontes marcantes, e que transmita uma imagem positiva da sua empresa.

Para que a vinheta funcione, é necessário que ela não seja muito longa (e cansativa). Também é importante escolher com cuidado a trilha sonora, mas atente para não usar músicas com direitos autorais que podem lhe trazer dor de cabeça ou até impedir a publicação do seu vídeo em redes como o YouTube e o Facebook. Existem bancos de músicas para trilha incidental, procure um deles para escolher a música certa.

introducao-video

Atenção para a introdução do vídeo

Pesquisas apontam que 20% dos usuários desistem de assistir um vídeos nos primeiros 10 segundos, e um terço dos usuários desiste de assistir após 30 segundos. E você com certeza deseja que assistam a todo o seu vídeo, certo?

Então é fundamental ter cuidado com a introdução do seu vídeo. Inicie já com perguntas, histórias ou fatos instigantes, que garantam a atenção da audiência. Dessa maneira as pessoas não irão desistir do seu vídeo logo no início.

duracao-do-video

Fique de olho na duração do vídeo

Outro fator importantíssimo para o sucesso (ou não) do seu vídeo é a duração dele. Vídeos muito longos costumam ser cansativos, e vídeos muito curtos costumam ser muito superficiais.

Claro que a duração depende muito da mensagem que você quer transmitir – se a ideia é compartilhar um tutorial complicado, por exemplo, você vai precisar de mais tempo. Mas se você quer fazer um vídeo descontraído sobre as tendências de moda, é uma boa ideia não prolongar o vídeo além do necessário.

A duração ideal de um vídeo depende muito do perfil da sua audiência, mas diríamos que um vídeo entre três e cinco minutos costuma funcionar bem no YouTube. Para o Facebook, vídeos mais curtos são ideias. Para encontrar a fórmula perfeita, observe o comportamento da audiência e veja o que funciona melhor.

Não se esqueça do conteúdo!

Ó, não adianta ter todos esses cuidados se o seu conteúdo não for excepcional, hein? Elabore vídeos completos, que respondam a todas as dúvidas da sua audiência, e que acrescentem algum conteúdo a quem os assiste.

Fale de maneira clara, sem muitas variações no som. Deixe os gritos para os youtubers adolescentes – você está fazendo um vídeo para a sua empresa, então a linguagem é outra.

Por fim, não deixe de pedir que a audiência interaja com o seu conteúdo. Incentive os comentários e compartilhamentos do seu vídeo para que ele seja visto por mais gente ainda!

Gostou das dicas? Não deixe de compartilhar sua opinião nos comentários!

Post anterior
Os benefícios do coworking
Próximo post
Dicas para quem quer empreender na internet

0 Comentário

    Deixe uma resposta

    Aprenda sobre marketing digital!

    Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

    Email cadastrado com sucesso!