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SEO

SEO: Analise a concorrência para ter melhores resultados

O SEO (Search Engine Optimization) se torna cada vez mais popular entre profissionais de marketing, e o motivo é um só: quanto melhor for o seu posicionamento nos mecanismos de pesquisa, como o Google, mais acessos o seu site terá – e mais negócios você fechará.

Como os algoritmos mudam constantemente, as recomendações de SEO também passam por transformações frequentes. Se hoje em dia você presta atenção nos subtítulos, amanhã terá que ter um cuidado maior com as imagens. Mas a verdade é que o SEO é uma série de ações em relação ao seu conteúdo, e não uma só.

É importante olhar para a sua estratégia como um todo, e também é importante observar o que a sua concorrência está fazendo. Afinal, se vocês estão competindo pelo primeiro lugar nas buscas, é natural tentar entender o que o seu competidor está fazendo de certo (e de errado também).

Confira algumas dicas para uma boa análise de concorrência:

Selecione quais sites acompanhar

É interessante ter um método para realizar a análise de concorrência. O primeiro passo é determinar quais sites você deve acompanhar para fazer esse estudo. Nossa dica é selecionar seis sites concorrentes para analisar mensalmente. Não sabe quem são os seus competidores? Utilize ferramentas como o SEMRush para identificar quem está publicando conteúdo com as mesmas palavras-chave que você.

Analise o conteúdo

Depois de selecionados os sites que você deseja acompanhar, é interessante analisar profundamente o conteúdo publicado. Os textos são longos? Utilizam imagens? Quantas vezes as palavras-chave aparecem em cada texto? Qual é o call to action? Utilize essas informações para melhorar o seu próprio conteúdo. Isso não significa copiar o conteúdo (o que é errado, e prejudicial ao SEO), mas sim se inspirar.

Descubra o engajamento gerado por cada conteúdo

Com o uso de ferramentas como o Moz’s Open Site Explorer (https://moz.com/researchtools/ose/), você pode verificar quantas visitas uma página recebeu. Mas você pode medir o engajamento de outras maneiras: verificando quantos comentários um artigo recebeu, ou quantas vezes ele foi compartilhado nas redes sociais. Dessa maneira, você saberá quais conteúdos agradam mais ao público, o que pode ajudá-lo a organizar sua própria pauta.

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