15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://blog.nitronews.com.br 300

8 tecnologias que estão fazendo a diferença em 2022

Existem diversas tecnologias que estão fazendo a diferença em 2022, afinal, as novidades não param de surgir atualmente. A todo momento, novos programas são desenvolvidos, e por isso, é preciso estar atento à movimentação no mercado.

Conhecer as tendências, saber dos novos softwares da sua concorrência, entre outros aspectos, é essencial para o sucesso do seu empreendimento. É justamente por essa razão que nós elaboramos um artigo falando sobre as tecnologias que estão mudando a nossa realidade.

Serviços de automação e o uso de estratégias de e-mail marketing são alguns dos pontos mais comuns durante o ano. Porém, não são as únicas tecnologias que estão transformando o ano, como poderemos verificar no artigo a seguir. Confira!

Ferramentas de automação de serviços

Entre as principais tecnologias que estão fazendo a diferença em 2022, podemos destacar as ferramentas de automação de serviços como umas das principais. Hoje, tornou-se muito mais fácil realizar procedimentos básicos do que em outros momentos.

Um escritório de contabilidade, por exemplo, pode fazer a emissão de notas e controle de outros documentos por meio desses softwares. Isso faz com que os contadores da empresa não percam tempo realizando tarefas repetitivas, que são feitas todos os dias.

Esse tipo de mudança diminui a incidência de erros, afinal, as máquinas não cometem os mesmos equívocos que os seres humanos. Dessa maneira, é possível garantir uma atuação mais segura, otimizando o tempo de todos os seus funcionários.

Ainda dentro do exemplo do escritório, podemos destacar que, com o contador com mais tempo livre, ele pode se concentrar no real problema do seu cliente. Um trabalho mais próximo, e de maior qualidade, pode ser feito graças à automação de serviços.

No mais, essa tendência já vinha sendo notada há tempos no mercado, e prova disso são os números do índice de Automação do Mercado Brasileiro realizado ainda em 2020. Os indicativos já demonstravam um aumento no número de empresas apostando nessas soluções.

Segundo a pesquisa, em comparação com 2019, houve um crescimento de 3% nas empresas que estavam utilizando plataformas de automação, isso dentro dos setores de serviços, comércio e indústria. E a tendência se perpetuou até 2022, onde deve aumentar ainda mais.

Hoje, para não ser deixado para trás em relação aos seus concorrentes, prestando um serviço mais rápido e de qualidade, a automação é necessária. São muitos os programas voltados para os mais diferentes nichos, e, com certeza, existem boas soluções para sua empresa.

E-mail marketing aumentando o engajamento das empresas

Outra tecnologia que está fazendo a diferença em 2022, e que está diretamente ligada a automação de serviços, são as ferramentas de e-mail marketing. Por meio de disparos coordenados, as empresas estão reinventando suas estratégias para conseguir mais clientes.

O comportamento dos clientes é afetado diretamente por essa estratégia, que já se mostrou bastante produtiva. E isso ficou evidente após a divulgação de algumas pesquisas que corroboram para que entendamos o poder do e-mail marketing na atualidade.

Segundo um levantamento feito pela Radicati, é 5 vezes mais provável que um e-mail seja visto do que um post feito nas redes sociais. Isso demonstra que as estratégias do tipo conseguem ser mais efetivas até mesmo do que os anúncios pagos, em alguns casos.

Isso acontece, em parte, pela permissão do cliente em receber tal mensagem, o que já aumenta as chances de fechar negócio. Além disso, o texto personalizado, e direcionado especialmente para aquela pessoa, é mais atrativo do que um post genérico.

Além disso, também podemos destacar que o número de adultos que utilizam e-mail é muito grande. Apesar das redes sociais serem muito populares, nem toda a população é adepta a elas, algo que não acontece com os correios eletrônicos.

Segundo dados da Pew Research, cerca de 92% dos adultos online fazem uso do e-mail, sendo que 61% deles usam essa plataforma diariamente. Isso nos ajuda a entender porque o uso de estratégias digitais que usam esses portais só aumentam.

No mais, a automação de disparo de e-mails é muito comum, e existem ferramentas que ajudam a fazer uma gestão mais prática dessa questão. Essa prática já é tendência em 2022, e deve se tornar cada vez mais comum nos próximos anos.

Senhas estão sendo deixadas de lado

As senhas estão sendo deixadas de lado, mesmo que elas também representem segurança. A grande questão é que outros métodos, algumas vezes mais seguros, também estão sendo utilizados e apresentando excelentes resultados.

Atualmente, diversos canais não solicitam mais senha para seus usuários, já que outros métodos acabam sendo mais interessantes. É o caso do uso de sistemas de reconhecimento facial, que garantem uma segurança maior para os usuários.

Além disso, o reconhecimento facial, usado para desbloquear smartphones, por exemplo, também é mais prático. Com essa tecnologia, não é necessário que o usuário sequer digite algo, afinal, o trabalho todo é feito de maneira automática.

Além desse método, o uso de impressão digital para acessar serviços bancários ou outras plataformas também vem se tornando cada vez mais comum. Isso evita fraudes, erros e bloqueios de contas de forma desnecessária, por pequenos erros.

Em todo caso, a praticidade de não ter que usar senhas para acessar serviços essenciais está se tornando cada vez mais comuns. Tecnologias como o reconhecimento facial e outras do tipo estão conseguindo eliminar de vez o uso de códigos.

Armazenamento de energias renováveis já é realidade

Nosso planeta passa por um período ambiental delicado, afinal, as consequências do aquecimento global estão batendo na porta da nossa sociedade. Crises climáticas estão cada vez mais comuns, e isso ligou um alerta em todos nós.

Por isso, tornou-se essencial que métodos de produção que sejam renováveis passem a ser o padrão em grandes indústrias. Usar de energias naturais, que não agridam ao meio ambiente, passou a ser prioridade dentro de todos os setores.

Por esse motivo, o uso de energia solar e eólica passaram a ser o grande objetivo de grandes empresas, que buscam por soluções mais saudáveis. No entanto, armazenar essas cargas elétricas sempre foi um desafio, afinal, o futuro não parece agradável.

Em um cenário onde as ondas de vento podem ser escassas, e a luz solar pode não conseguir chegar na Terra, é preciso buscar por alternativas. E justamente por isso foram desenvolvidos equipamentos que visam mudar esse panorama para todos nós.

Em 2022, a tecnologia de baterias de grade vem se tornando cada vez mais comum, onde é possível armazenar energia natural. Isso faz com que tudo o que for produzido hoje, onde ainda não vivemos em uma catástrofe, seja usado no futuro.

Dessa forma, já é possível imaginar um futuro mais seguro para todos nós, utilizando energias renováveis. Em breve, essa tendência deve se tornar ainda mais comum, e deve afetar até mesmo empresas que não parecem ligadas ao ramo.

Nuvem tornando ferramentas mais acessíveis

Uma tecnologia que já não é novidade no mercado, mas que se consolidou durante 2022, foi o uso de nuvem para diferentes serviços. Hoje, é possível contar com diferentes tipos de plataformas, todas sem a necessidade de instalação de qualquer programa.

Um bom exemplo de portais que fazem uso dessa tecnologia são as plataformas de streaming, usadas por bilhões de pessoas todos os dias. Netflix e Spotify disponibilizam catálogos gigantescos para seus usuários, sem a necessidade de downloads.

Esse tipo de tecnologia também pode ser aplicada ao ambiente corporativo, onde apresenta excelentes resultados. Empresas podem conseguir acesso a plataformas de gestão online, por exemplo, facilitando boa parte do seu funcionamento.

O uso de serviços vendidos como assinaturas mensais/anuais é uma realidade que não deve ser alterada em pouco tempo. Inclusive, essa tendência parece ter vindo para ficar, afinal, traz mais praticidade e formas simples de realizar diferentes ações.

No fim, disponibilizar plataformas como serviços a serem contratados é uma excelente forma de melhorar o funcionamento de uma empresa. A própria Amazon, ao criar plataformas de streaming e venda, todas online, já mostra que isso pode acontecer.

Trabalhar o marketing da sua empresa com estratégias voltadas para o digital, por exemplo, pode trazer resultados maiores do que o esperado. Não deixe de conhecer as alternativas para mudar a sua realidade e se adequar a tudo o que o mercado pode te dar de melhor.

Projetos de realidade aumentada ganharam vida

Há muitos anos os seres humanos tentam explorar de forma mais incisiva o ambiente digital, criando uma realidade virtual aumentada. No entanto, apesar dos avanços, isso não havia se popularizado a um ponto tão alto quanto aconteceu em 2022.

Com o anúncio de Mark Zuckerberg de que o Facebook passaria a explorar mais o Metaverso, inclusive mudando o seu, teve início uma verdadeira corrida para isso. Vários gigantes da tecnologia voltaram todos os seus esforços para criarem soluções para a área.

Hoje, já é possível termos contato com óculos de realidade virtual com valores mais acessíveis, afinal, essa tecnologia está se popularizando. Com valores mais baixos, e mais investidores no meio, é questão de tempo até que se tornem ainda mais populares.

Os esforços para que seja criado um Metaverso o quanto antes, para que novas possibilidades sejam exploradas, teve um grande salto em 2022. Tanto que, por mais que a ideia tenha surgido em 2021, somente agora estamos falando tanto sobre isso.

Essa nova tecnologia tem potencial para modificar a sociedade de uma forma nunca antes vista. Isso porque, diversos serviços que antes estavam restritos somente ao “mundo real”, agora também vão estar disponíveis em ambiente digital.

Farmácias, supermercados e outros espaços vão passar a ser acessados por meio de realidade aumentada, no Metaverso. Isso vai diminuir o tráfego de pessoas e tornar a vida de muitas pessoas, principalmente os idosos, mais prática.

No entanto, ainda assim, isso deve demorar, já que 2022 foi apenas o ponto em que passos iniciais foram tomados. Contudo, em breve, não se espante se começar a ter mais contato com projetos de realidade aumentada espalhados por todos os lugares.

Blockchain cada vez mais presente em diferentes serviços

Outra tecnologia que está fazendo a diferença em 2022 é a de blockchains, que passaram a se popularizar durante este ano. Esse tipo de plataforma se tornou essencial para garantir mais velocidade e segurança para diferentes tipos de operações.

Instituições financeiras, por exemplo, estão desenvolvendo suas próprias blockchains para realizarem operações durante todo o dia. As transferências feitas nesses portais são muito mais rápidas, além de trazer mais segurança para os processos.

Isso porque contam com uma criptografia muito forte, o que impede que fraudes sejam aplicadas nos canais. Além disso, são muito mais transparentes e podem ser visualizadas em ordem cronológica, para facilitar a obtenção de informações.

Em todo caso, as blockchains, que antes eram usadas apenas no mercado de criptomoedas, agora estão ficando mais populares. 2022 foi um ano em que foi possível mostrar para o mundo que essas plataformas eram boas alternativas.

Esses canais podem ser acessados por meio de tokens únicos de cada indivíduo, o que torna o seu acesso mais seguro. Inclusive, o desenvolvimento de tokens é outra tecnologia que acabou se tornando ainda mais popular durante o ano.

No mais, movimentar grandes quantidades de dinheiro, de forma rápida, e com a certeza de segurança, passou a ser o novo padrão das transações. Por esse motivo, a blockchain deve acabar se tornando ainda mais popular mesmo após o fim do ano.

Automatização e praticidade são a prioridade do momento

Como podemos ver até aqui, automatização e praticidade são os principais focos dos desenvolvimentos tecnológicos do momento. Boa parte dos avanços feitos em nossa sociedade são voltados para quem está investindo em criações voltadas para isso.

Por isso, estratégias de e-mail marketing e outras ferramentas de automação vêm se tornando tão comuns no mercado. Boa parte delas está voltada para o desenvolvimento de serviços mais efetivos, porém, com menos erros e maior produtividade por parte das empresas.

No mais, esse é o nosso artigo, e esperamos que tenha gostado de conhecer 8 das tecnologias que mais estão fazendo diferença no mercado atual. Não deixe de fazer uso das informações do nosso texto para que você consiga se destacar ainda mais em comparação com os seus concorrentes!

Post anterior
Calendário de Marketing Junho de 2022
Landing Page X Site: descubra qual é a melhor opção para a sua empresa
Próximo post
Landing Page X Site: descubra qual é a melhor opção para a sua empresa

0 Comentário

    Deixe uma resposta

    Aprenda sobre marketing digital!

    Fique por dentro das novidades em nosso blog e obtenha o máximo de suas ações de marketing digital.

    Email cadastrado com sucesso!