Persona: Conhecendo o cliente ideal
Se eu pedisse para você descrever o seu cliente, o que diria?
Saberia me falar quais são suas necessidades, dores ou objeções sobre a sua empresa? E que tal quais são seus canais preferidos de comunicação ou marcas que mais acompanham?
Essas parecem questões bem complexas de serem respondidas, afinal pedem que você conheça seus consumidores a fundo. Entretanto, saber cada um destes pontos pode ser o que faltava para sua empresa deslanchar e conseguir escalar rapidamente aumentando as conversões.
Mas então nos perguntamos, como fazer isso? A resposta é através da Persona!
Venha descobrir tudo sobre seu cliente e criar a persona perfeita para a sua empresa de forma simples e rápida!
O que é persona?
Podemos entender a persona como sendo uma representação do seu cliente ideal que vai fornecer um panorama muito mais completo e objetivo das necessidades, dores e desejos dos seus consumidores.
Criada com base em dados reais do público, a persona é uma ferramenta extremamente confiável e que pode ser usada de inúmeras maneiras por uma marca.
Sendo a base de estratégias como a customer experience, customer centric, plano de marketing entre outros, esse cliente ideal vai te auxiliar a entender o que precisa oferecer ao público e qual a melhor maneira de fazer isso. O resultado? Bem, você acabará poupando muito tempo e esforço, além de conseguir desenvolver campanhas de marketing mais objetivas.
Mas as vantagens de se ter uma persona não param por aí! Uma grande dificuldade que as empresas enfrentam é conseguir criar uma cultura interna que foi o esforço de todas as áreas da empresa em seus clientes. Isso ajuda a alinhar melhor as ações da equipe e colher melhores resultados.
A persona também entra como a ferramenta ideal para isso! Sendo fácil de compartilhar, com ela todos da empresa terão acesso e conhecimento sobre o que os clientes precisam!
E agora que já sabemos o que é e porque você precisa de um cliente ideal, que tal descobrir como fazer o seu?
Como fazer uma persona do zero?
Fazer uma persona não é uma tarefa difícil, mas pede bastante dedicação e tempo. Isso porque, como mencionamos anteriormente, ela é construída com base em dados que precisam ser coletados e analisados criteriosamente.
Alguns softwares já surgiram no mercado para tornar esse processo mais simples, e alguns deles até mesmo criam uma persona automaticamente para a sua empresa, como é o caso do Jornio.
Entretanto, se você quer seguir o modelo tradicional de criação de personas, vamos te mostrar como!
Antes de começarmos, vale ainda ressaltar que dificilmente uma empresa terá apenas uma persona. Para que consiga abranger todas as características de seus consumidores, é recomendado que se estruture de 2 a 4 clientes ideais.
Com isso em mente, vamos lá!
Colete seus dados
O primeiro passo para criar uma persona é encontrar a maior quantidade possível de dados sobre seus clientes. E para isso podemos seguir por dois caminhos possíveis.
O primeiro deles é a realização de entrevistas com consumidores da sua empresa que irão fornecer as informações que precisa. Essa é uma boa maneira de coletar respostas específicas e dar mais profundidade aos seus clientes ideais.
Entretanto, sabemos que a praticidade e a velocidade são fatores que não podem ser esquecidos. E assim chegamos ao segundo caminho: dados online!
Plataformas como Facebook Insights, Google Analytics, Google Trends, entre outras, são lugares incríveis para coletar dados sobre o seu segmento de público. Usar pesquisas de mercado disponibilizadas na internet também é uma ótima opção.
Se quer seguir apenas com um destes caminhos ou com os dois, fica à seu critério. Entretanto, se lembre que quanto mais informações tiver, mais simples será entender quem é o seu cliente!
Crie sua persona
Com os devidos dados em mãos, é hora de colocar tudo em prática!
Durante sua pesquisa deve ter reparado que existem muitas similaridades entre seus clientes. É a partir de tais características comuns que vamos estruturar a persona.
Se você der um Google rápido, verá que o que mais tem por aí são templates para a criação de clientes ideias. Porém, eles acabam mais nos confundindo do que ajudando, já que cada um mostra uma informação diferente.
Para que não se perca, fique atento a preencher os seguintes dados:
- Nome
- Idade
- Gênero
- Profissão
- Localização
- Storytelling
- Dores
- Necessidades
- Objetivos
- Marcas que admira
- Canais de comunicação que mais usa
Com esses dados você já será capaz de saber o que seu cliente precisa, como ele deseja receber o seu produto ou serviço, e as melhores maneiras de fazer sua mensagem ser ouvida por ele. Mas se achar que precisa de ainda mais informações, fique à vontade para acrescentar, quanto mais melhor!
Revise sua persona
Por fim, não se esqueça de sempre revisar sua persona!
Assim como qualquer cliente, ela também se desenvolve e muda com o passar do tempo. Então é essencial checar se os dados se mantêm os mesmos para que se possa confiar plenamente em seu funcionamento.
Não há um prazo certo para isso, mas recomendamos que a revisão seja feita ao menos uma vez por ano.
Conclusão
Criar uma persona não é a tarefa mais simples do mundo. Mas gera tantos benefícios para a sua empresa que com certeza vale a pena.
Agora que já tem todos os conhecimentos necessários para desenvolver o seu cliente ideal, o que está esperando?
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