O tamanho correto para seus posts nas redes sociais
As redes sociais desempenham um papel cada vez mais importante na estratégia de marketing das empresas. Através de plataformas como o Facebook e Instagram, entre outras, é possível estabelecer um diálogo direto com o público da sua marca, promover ofertas e eventos e reforçar o envolvimento da audiência com a sua empresa.
Porém, os posts nas redes sociais devem ser muito bem pensados e planejados. Qualquer passo em falso pode arranhar a sua imagem e provocar o efeito contrário do que você deseja. O cuidado não se restringe aos textos: as imagens devem ter tratamento profissional para impactar a audiência – e isso inclui o tamanho certo das fotos e ilustrações utilizadas em suas postagens.
Vira e mexe as redes sociais mudam as dimensões das imagens utilizadas nos posts e nos perfis, capas, entre outros lugares. Por isso, é importante ficar sempre atento ao tamanho correto, para que seus posts sejam exibidos exatamente da maneira que você planejou.
Confira quais são os tamanhos e formatos mais indicados para as redes sociais mais utilizadas:
A rede social criada por Mark Zuckerberg é a mais popular no Brasil (e, possivelmente, no resto do mundo). Ter uma presença no Facebook é essencial para qualquer marca, já que o seu alcance pode ser surpreendentemente grande. Porém, as regras do jogo vivem mudando no Facebook. É importante se manter atualizado sobre os tamanhos de imagens. Confira as regras atuais:
Foto de perfil no Facebook
Ao criar uma página no Facebook, o primeiro passo é inserir uma foto de perfil na sua página. Essa imagem tem que representar a sua marca com muita exatidão, já que será ela que vai aparecer junto aos seus posts nas timelines dos seguidores. Use o logotipo de maneira visível e que chame a atenção de uma maneira única para reforçar a sua marca. A foto deve ser quadrada, e é exibida na página com o tamanho de 170 x 170 pixels. O Facebook redimensiona automaticamente imagens com outros tamanhos, então é melhor que você já faça o upload no tamanho exato para não ter surpresas desagradáveis.
Capa de página no Facebook
A foto de capa é a imagem exibida no topo da sua página e, naturalmente, é a primeira coisa que os visitantes visualizam na sua página. As capas das páginas no Facebook são exibidas no formato retangular, com tamanho de 820 x 312 pixels nos computadores. Nos dispositivos móveis são redimensionadas para o tamanho de 640 x 360 pixels. Por isso, é importante que você planeje uma imagem que funcione em todos os dispositivos. Nossa sugestão é usar uma imagem que concentre as principais informações no centro, para que possa ser visualizada perfeitamente em qualquer lugar.
Posts no Facebook
O Facebook oferece mais liberdade para as imagens postadas na timeline da sua página. Você pode utilizar fotos horizontais ou verticais, e só precisa ter cuidado caso pretenda impulsionar os posts, que não podem ter mais de 20% de texto. A rede social até permite o impulsionamento com mais de 20% de texto, mas limita a exibição do post – o que não é um bom uso para o seu orçamento de marketing nas redes sociais. O tamanho recomendado para as imagens horizontais é de 1200 x 630 pixels. Já as fotos verticais devem ter 1000 x 1300 pixels. Para as imagens quadradas, o tamanho recomendado é de 800 x 800 pixels. Esses tamanhos são apenas recomendações: o Facebook permite imagens em outros tamanhos, porém sua exibição não será tão eficaz quanto nos tamanhos corretos indicados aqui.
O Instagram se torna mais popular a cada dia. A rede social das imagens foi comprada pela equipe do Facebook, e permite a integração entre ambas. Ou seja: suas imagens no Instagram podem ser compartilhadas no Facebook, e vice-versa. Por ser uma plataforma de compartilhamento de imagens, é necessário ainda mais cuidado na escolha das fotos postadas no Instagram.
Foto de perfil no Instagram
Diferentemente de outras redes sociais, onde a imagem de perfil é quadrada, no Instagram o seu “avatar” é exibido em formato circular. Ele é exibido junto aos seus posts nas timelines dos seus seguidores, portanto é muito importante que o seu logotipo e identidade visual estejam bem claros, apesar do tamanho pequeno. Aqui também vale a recomendação de concentrar as informações no centro da imagem, para que você não seja surpreendido com cortes realizados automaticamente. O tamanho mínimo da imagem de perfil para o Instagram é de 110 x 110 pixels, mas o recomendado é de 152 x 152 pixels.
Posts no Instagram
Durante muito tempo os posts no Instagram eram exclusivamente no formato quadrado, porém no último ano a rede social liberou também a postagem de imagens horizontais e verticais, além da publicação de galerias com mais de uma imagem e que podem ser facilmente percorridas pelos usuários com um simples deslizar de dedos. Para as fotos quadradas, o tamanho mínimo recomendado é de 600 x 600 pixels, mas o ideal para que suas imagens não percam qualidade na hora da publicação é de 1080 x 1080 pixels. Para uma imagem vertical, que costuma chamar mais atenção na timeline e ter mais engajamento, o tamanho recomendado é de 1080 x 1350. Caso você opte pela postagem de uma imagem horizontal, o tamanho recomendado é 1080 x 566 pixels.
Imagens nas stories do Instagram
Com um alcance muito maior do que a timeline, as Stories do Instagram ganham cada vez mais espaço nas estratégias de marketing das empresas. E ao contrário do que muitos podem pensar, não são feitas apenas com vídeos: é possível postar fotos nas stories, o que aumenta a possibilidade de criar imagens atraentes para um maior engajamento com a sua audiência. Postadas exclusivamente no formato vertical, as imagens para o Instagram Stories devem ter o tamanho indicado de 1080 x 1920 pixels. Evite textos longos e fontes pequenas, já que os tamanhos dos dispositivos utilizados para visualizar as stories podem variar muito – e seu post pode ser completamente ilegível para a audiência. Faça posts visualmente atraentes e prepare-se para o sucesso!
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