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Truques para poupar tempo no gerenciamento das redes sociais da sua empresa

Como dizem por aí, tempo é dinheiro. Cada minuto que você poderia estar trabalhando para tornar a sua empresa mais competitiva custa muito, então é essencial otimizar as suas atividades para que elas não demorem mais do que o necessário.

E uma das atividades que pode consumir bastante tempo e atenção é o gerenciamento das redes sociais da sua empresa. É natural: geralmente existem muitas mensagens para responder, conteúdo para criar, resultados para medir e campanhas patrocinadas para gerenciar.

Cuidar das redes sociais de uma empresa é um trabalho de tempo integral, já que os profissionais da área devem estar conectados o tempo inteiro e estar sempre atentos às novidades do mundo e do mercado.

Mas a boa notícia é que já existem ferramentas que podem ajudá-lo a ser mais eficaz e objetivo durante o trabalho nas mídias sociais. Além disso, alguns hábitos também podem ser muito úteis para poupar tempo durante suas atividades.

Confira os nossos truques para aumentar sua eficiência e poupar tempo no gerenciamento das redes sociais da sua empresa:

1) Agende suas postagens

gerenciamento das redes sociais

Se você já se viu conferindo o relógio às 4 da tarde de uma sexta-feira e pensando “Oh não! Eu esqueci de enviar esse tweet / atualizar esse post / compartilhar o link para o site desse influenciador!”, então você sabe o que é sofrimento.

Então você corre para colocar no ar algo que as pessoas vão realmente ver antes de sair do escritório para o fim de semana. O resultado nem sempre é bom. E a gente garante: essa não é uma maneira saudável e eficiente de encarar o trabalho com redes sociais.

Então, ao invés de fazer isso, tente agendar suas postagens ao longo da semana. Use uma ferramenta de gerenciamento de mídia social, como o Hootsuite ou o Twittimer, para agendar postagens para o momento ideal.

Dessa forma, você perde apenas algumas horas a cada segunda-feira para planejar suas postagens para a próxima semana. Agende-os para publicação quando quiser, e você não terá que se preocupar com atrasos e esquecimentos, e muito menos com a falta de conteúdo.

Você ainda estará postando ao longo da semana, enquanto encontra informações relevantes e valiosas para compartilhar com seus seguidores. Mas você terá a certeza de que suas postagens de base – as que você precisa para manter sua marca ativa e comprometida – já estarão agendadas.

2) Reserve um tempo para responder aos comentários

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As notificações são ótimas para nos manter atentos a todos os comentários, menções e mensagens diretas que a página recebe, mas também podem ser um buraco negro que suga nosso tempo.

Se você corre para conferir sua página a cada notificação, você não está usando seu tempo de forma eficiente. O que você está fazendo é interromper o seu trabalho entre 5 e 50 vezes por dia.

Você pode estar pensando: “Mas esse é o meu trabalho! Eu deveria ficar de olho em nossa atividade!”. E isso é verdade. No entanto, você também deve administrar sua presença geral nas redes sociais de forma eficaz e eficiente. O processamento de todos os comentários enquanto eles chegam é o oposto de eficiência.

Ao invés disso, tente essa prática: separe 10 ou 20 minutos a cada duas horas para verificar suas notificações e responder a quaisquer comentários ou mensagens dos seus clientes.

Isso não significa que você precisa ignorar suas notificações completamente. Você ainda pode olhar de vez em quando para se certificar de que nada precisa de atenção imediata (como um comentário ofensivo ou inapropriado, por exemplo).

3) Adapte seu conteúdo para seus várias redes sociais

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Se a sua marca está criando conteúdo de forma regular – webinars, posts em blog, e-books, infográficos, entre outros – então você tem uma grande vantagem quando o assunto é gerenciamento das redes sociais.

Use esse conteúdo em seus perfis de redes sociais para maximizar seu potencial e adaptar o conteúdo, conforme necessário.

Então, por exemplo, se você tiver uma postagem no blog com um infográfico incorporado, publique essa infografia no Instagram e linke para seu post. No Facebook você pode extrair um pequeno parágrafo e incluir sua imagem de cabeçalho, em vez da infografia. E no Twitter, você poderia usar algumas citações diferentes e usá-las para direcionar os seguidores para sua postagem.

Se um determinado conteúdo não está vinculado a um evento específico ou período de tempo você pode reutilizá-lo de tempos em tempos. Isso não quer dizer que você não deve publicar conteúdo novo e de alta qualidade sempre que puder, mas se você tiver um webinar ou infográfico de anos atrás que ainda seja relevante, pode ser hora de destacá-lo novamente.

4) Peça sugestões aos seus colegas de trabalho

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Seus colegas de trabalho e membros da equipe podem ser de grande ajuda quando se trata de cultivar seu engajamento nas redes sociais.

Faça reuniões esporádicas para checar o que o pessoal de outros setores da empresa acha que poderia aparecer na sua página no Facebook ou feed do Instagram.

Outra boa sugestão é propor temas semanais para os funcionários da empresa nas redes sociais. Você pode retuitar ou citar as postagens dos seus colegas, o que é uma excelente maneira de conseguir mais menções e envolvimento com a sua marca.

5) Faça curadoria de conteúdo

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Quer aprender algo incrível? Você não precisa confiar apenas no seu conteúdo original para envolver a audiência nas redes sociais.

Fazer curadoria de conteúdo é um elemento essencial do marketing de conteúdo, e se você ainda não o está fazendo, é hora de começar. Curadoria significa encontrar conteúdo escrito por outros que é relevante para o seu público e compartilhá-lo (sempre dando o crédito, claro).

Ao encontrar ótimo conteúdo e compartilhá-lo com seus seguidores, você irá economizar muito tempo. Isso porque você pode facilmente procurar conteúdo e agendá-lo com antecedência.

E essa é uma atividade que sempre fica mais fácil com o tempo. Logo você saberá quais sites verificar primeiro, quais os influenciadores para se associar e quais os feeds do Twitter a seguir para encontrar o melhor e mais interessante conteúdo para o seu público.

6) Carregue um bloco de notas (ou seu telefone) para anotar as boas ideias

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Às vezes, o tweet perfeito chega até você nas horas mais inesperadas. Quando isso acontecer, certifique-se de anotá-lo, escrevendo-o ou digitando-o no seu telefone.

Se você fizer isso regularmente, você terá uma lista de excelentes ideias de mídia social que você pode usar sempre que estiver sem criatividade. Ao invés de encarar a página em branco por 20 minutos, você poderá consultar sua lista, digitar algo e clicar em enviar – e depois seguir para a próxima tarefa.

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