O que a sua loja virtual precisa para ser um sucesso
Um novo ano está iniciando, e muita gente aproveita esse período para tirar os projetos do papel e torná-los realidade. E em épocas de crise como essa, muitos optam por empreender e colocar uma loja virtual no ar.
A internet é cada vez mais popular, e muitos consumidores escolhem fazer suas compras pela rede para poupar tempo (e muitas vezes dinheiro). As estatísticas do e-commerce brasileiro são impressionantes, e muita gente quer abocanhar uma fatia desse mercado.
Porém, muitos e-commerce acabam não decolando. Por diversas razões os negócios não caem no gosto do público e não trazem lucro esperado para os empreendedores. Assim como qualquer outro negócio, uma loja virtual deve ser encarada com muita seriedade para dar certo.
Por isso, trazemos alguns fatores que você deve levar em consideração antes de lançar a sua loja virtual. Confira:
Plano de negócios
Como em qualquer outro negócio, uma loja virtual precisa de muito planejamento para dar certo. Por isso, antes de qualquer outra coisa, elabore um plano de negócios com metas bem definidas para o seu e-commerce. Faça um levantamento dos gastos que terá para colocar a loja no ar (não se esqueça de que você não precisa somente da estrutura e dos produtos, mas também de uma verba para marketing e divulgação do seu e-commerce), avalie o valor que tem para investir, e pense a longo prazo – o ideal é que você planeje, pelo menos, os próximos dois anos. Se necessário, aposte em cursos, como o do Sebrae, para ter as ferramentas necessárias para elaborar um plano de negócios completo.
Pesquise muito: fornecedores, logística de entrega e armazenamento dos produtos, entre outras coisas, são preocupações que você precisa ter desde o início. Se você quer abrir uma loja apenas para ter uma renda extra, não se esqueça de que você pode demorar um pouco para recuperar o investimento inicial.
Público-alvo bem definido
Para que a sua loja virtual tenha sucesso, é necessário que você dedique uma boa parte do tempo do planejamento a determinar quem é o seu público-alvo. É fundamental saber quem serão os seus clientes para que você possa definir quais serão os produtos vendidos, os preços, a linguagem adotada nas peças publicitárias e até mesmo a identidade visual da sua loja virtual.
Por isso, antes mesmo de colocar o seu e-commerce no ar é preciso saber informações como o perfil dos seus clientes, interesses, faixa etária, localização geográfica, renda e hábitos. Uma boa tática é criar uma persona, ou seja, um perfil que representa a maioria do seu público-alvo. A partir daí, tenha em mente esse perfil antes de tomar qualquer decisão a respeito da sua loja virtual. Focar em um público específico é muito mais eficiente do que atirar para todos os lados.
Um bom mix de produtos
Agora que você já sabe para quem deseja vender, é hora de determinar quais serão os produtos à venda na sua loja virtual. Um bom mix de produtos pode ser a chave para o sucesso do seu e-commerce, então tenha muito cuidado nessa fase do planejamento: não adianta comprar uma grande quantidade de um produto barato se ele ficará encalhado no seu estoque. Quanto mais únicos e focados em um nicho os seus produtos forem, maiores serão as suas chances de sucesso.
Por isso, evite produtos de consumo massivo. Você quer mesmo concorrer com as gigantes do varejo brasileiro? Ao invés de oferecer roupas em geral, que tal trabalhar com tamanhos especiais, camisetas com mensagens motivacionais ou vestidos de festa? Dessa maneira, você tem mais chances de se tornar referência no mercado e tornar a sua loja virtual um sucesso.
Uma boa plataforma de vendas
A plataforma em que a sua loja será publicada é uma das maiores preocupações de quem resolve investir nesse segmento, e é totalmente justificada. Você precisa escolher um bom sistema para as suas vendas online, que não deixe os clientes na mão, ao mesmo tempo em que não pode desperdiçar recursos ao apostar em uma plataforma robusta (e cara) sem necessidade.
Portanto, é fundamental realizar uma pesquisa minuciosa para que você escolha a plataforma correta para a sua loja virtual. Existem sistemas mais simples e baratos, que podem atender bem o seu e-commerce nesse momento inicial. Com o seu plano de negócios em mãos, determine o fluxo de vendas que você pretende ter nos primeiros dois anos e aposte em uma plataforma que seja capaz de atender à demanda nesse período.
Um sistema de logística perfeito
Para que a sua loja virtual dê certo, é necessário que você cumpra as promessas que faz aos seus clientes. Isso significa que você precisa entregar os produtos em perfeitas condições, na data combinada. Por isso, é necessário pensar na logística de entrega antes mesmo de colocar a sua loja no ar.
Faça um levantamento das empresas de entrega disponíveis na sua região, confira se elas têm capacidade para entregar em outras cidades e estados. Outra opção são os Correios, mas infelizmente nem sempre o serviço tem a qualidade necessária para encantar o seu cliente. Não se esqueça de planejar também a logística reversa, para o caso do cliente precisar trocar ou devolver algum produto.
Divulgação impecável
Não adianta colocar uma loja virtual sensacional no mercado se as pessoas não ficarem sabendo dela, certo? Por isso, você precisa apostar na publicidade e no marketing digital para atrair novos clientes para o seu e-commerce.
Existem diversas possibilidades no mundo do marketing digital, mas vamos destacar três que consideramos indispensáveis para uma boa divulgação da sua loja virtual: email marketing, links patrocinados e redes sociais. Com essas três iniciativas, você garante que os usuários encontrem os seus produtos com facilidade nas pesquisas do Google ou durante a navegação em redes sociais populares como o Facebook.
Além de posts atraentes, também é fundamental oferecer um bom suporte para os consumidores nas redes sociais. Hoje em dia os clientes querem ter o máximo de informação sobre os produtos antes de efetuar uma compra, então certifique-se de sempre responder a comentários e mensagens.
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