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Ferramentas essenciais para aumentar as vendas em 2018

Não importa qual é o seu segmento de atuação. Aumentar as vendas, e consequentemente o faturamento, deve ser uma preocupação constante. Quanto mais você vende, mais tem dinheiro em caixa. E esse dinheiro pode ser investido em melhorias na empresa, o que significa estar sempre à frente da concorrência.

Mas para aumentar as vendas não basta querer. Você tem que investir em uma boa equipe e mantê-la motivada. E, além disso, é importante também ter as ferramentas certas para que os profissionais de venda tenham uma rotina produtiva e eficiente – tempo, como você deve saber, é dinheiro.

Existem diversas ferramentas no mercado que fazem a diferença na produtividade de uma equipe de vendas. Por isso, hoje trouxemos algumas sugestões que podem aumentar consideravelmente as suas vendas no ano que está iniciando. Confira as nossas dicas, e veja seu faturamento crescer nesse ano novo:

Pipedrive (CRM)

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Uma ferramenta de CRM (Costumer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é indispensável para que você possa armazenar todas as informações sobre os seus clientes. Dessa maneira, você terá comunicações muito mais assertivas, já sabendo dos seus hábitos de compra e outros detalhes importantes na hora da abordagem. Uma boa ferramenta de CRM, como o Pipedrive é fundamental para que a sua equipe possa determinar em que estágio do funil de vendas cada cliente se encontra, e também para administrar todos os seus contatos com ele. A ferramenta possui duas versões: o Enterprise CRM, mais robusto e indicado para grandes empresas, e o Small Business CRM, indicado para pequenas empresas que não podem investir muito na aquisição do sistema.

SEMRush

SEMrush

Apesar de ser conhecida como uma ferramenta bastante utilizada por profissionais de marketing e SEO, o SEMRush pode fazer a diferença na rotina dos vendedores. Isso porque a ferramenta permite uma análise detalhada do desempenho do seu site (e dos concorrentes), o que permite que você entenda mais sobre as tendências do mercado e preferências dos consumidores. Por exemplo, é possível identificar quais são as palavras-chave que estão gerando mais tráfego nos sites que você monitora. Com essa informação, você poderá saber quais são os produtos e serviços que mais interessam aos clientes, o que permite uma abordagem mais direta e assertiva na hora da venda.

Hunter

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Uma das grandes dificuldades de muitos vendedores é encontrar os contatos para enviar uma mensagem para os leads. Muitas vezes você conhece alguém em um evento, lê o perfil em um site ou vê uma postagem nas redes sociais, e gostaria de enviar um email, mas não tem o endereço. Com o Hunter, uma extensão do Google Chrome, os seus problemas acabaram! A ferramenta, que permite 100 consultas gratuitas por mês, localiza os endereços de emails em um site que você está navegando e até mesmo em redes sociais como o Linkedin. Empresas como a IBM e Google já utilizam a tecnologia, que pode ser integrada com ferramentas de CRM como o Pipedrive.

Trello

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O sucesso de uma equipe de vendas também depende da sua gestão. É muito importante gerenciar todas as atividades diárias de maneira simples e assertiva, e é aí que o Trello  entra. A ferramenta gratuita permite organizar todas as atividades da equipe em uma só interface: você pode criar tarefas, inserir notas e lembretes, se comunicar com a equipe e compartilhar arquivos do Google Drive e DropBox em um só lugar. Dessa maneira você se livra dos quadros brancos, post-its, planilhas e trocas de emails de um jeito eficiente, enquanto toda a equipe fica a par do andamento dos projetos vigentes.

Skype

skype

O Skype é bastante popular e já está presente em boa parte das empresas. Mas como ele pode ajudar o seu time de vendas a ser mais eficiente? Reduzindo o tempo de deslocamento para visitas a clientes, e até mesmo os custos com viagens para reuniões com leads que se encontram em outras cidades ou estados. O software de comunicação permite que você faça chamadas por voz e vídeo, e o melhor: permite também que você compartilhe a tela do seu computador. Ou seja, o vendedor é capaz de mostrar uma apresentação para o cliente sem precisar sair do escritório.

Slack

slack

Como a equipe de vendas provavelmente passa o dia na rua, sem muito acesso aos emails, o Slack é uma boa ferramenta para as comunicações mais urgentes. Ele permite a criação de grupos de trabalho, onde informações urgentes podem ser compartilhadas e recebidas no celular dos funcionários. É quase como um Whatsapp corporativo, com a diferença que permite também o compartilhamento de arquivos e uma visão mais geral do funcionamento da empresa – mesmo para quem passa boa parte do dia fora. Utilizado por empresas como o AirBnb e Ticketmaster, o Slack tem uma versão gratuita bastante simples, mas que pode ser uma boa introdução para a ferramenta.

LinkedIn

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Mais do que uma rede social dedicada a quem busca oportunidades profissionais, o LinkedIn pode ser um excelente local para buscar novos leads. Com as informações sobre o trabalho exercido, você pode encontrar clientes em potencial e entrar em contato com eles facilmente. Mas atenção: não faça SPAM. Utilize a sua pesquisa para determinar quem realmente pode ter interesse nas soluções que você oferece. Também faça uso de ferramentas como o LinkedIn Sales Navigator, uma solução criada especialmente para vendedores e que coloca você diretamente em contato com potenciais clientes.

Datanyze Insider

datanyze

É muito importante que o vendedor tenha informações sobre os leads antes mesmo de entrar em contato ou participar de uma reunião. É aí que entra o Datanyze Insider, uma extensão para o Google Chrome que permite que você tenha informações sobre uma empresa de maneira fácil e rápida. Com a extensão, você tem acesso a dados como receita média, número de funcionários, endereço e telefone. Usado por mais de 42 mil profissionais de venda, o recurso tem uma versão gratuita que permite a pesquisa de 50 empresas por mês.

Gostou das sugestões de ferramentas? Já utiliza alguma? Conta pra gente nos comentários!

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