Como usar a teoria das Inteligências Múltiplas para criar conteúdo
Quando você compartilha conteúdo, seja nas redes sociais ou no seu blog corporativo, a intenção é atingir o maior número de pessoas possível com a sua mensagem – e, obviamente, convertê-las em clientes da sua empresa.
Mas se você aposta sempre nos mesmos tipos de conteúdos e formatos, é possível que não esteja impactando a sua audiência como gostaria. Isso porque existem diferentes tipos de inteligências, ou seja, diferentes maneiras de receber os seus posts.
Ao usar sempre os mesmos formatos de conteúdo, você poderá estar excluindo alguns desses perfis da sua narrativa. São consumidores em potencial que não serão impactados pela sua mensagem – mesmo que seus posts sejam exibidos, não causarão o efeito desejado.
Por isso, é importante pensar nesses diferentes tipos de inteligência, com diferentes capacidade de absorver a informação transmitida, na hora de elaborar seu conteúdo. Vamos conhecê-las?
Os diferentes perfis identificados pela teoria das Inteligências Múltiplas
Como o teórico norte-americano Howard Gardner já demonstrou em estudos realizados na Universidade de Harvard que resultaram na teoria das Inteligências Múltiplas, os seres humanos podem possuir nove tipos de inteligências: linguística, lógica matemática, espacial, musical, intrapessoal, interpessoal, existencial, naturalista e corporal-cinestésica. Ou seja, são nove maneiras diferentes de consumir o seu conteúdo e interpretar a sua mensagem.
É importante conhecer esses tipos de inteligência para criar artigos e posts para suas redes sociais. Saiba mais detalhes, com informações do Psiconlinews, sobre cada tipo de perfil identificado por Howard Gardner em sua teoria das Inteligências Múltiplas:
Inteligência Linguística
A Inteligência Linguística se relaciona à capacidade de dominar a linguagem e se comunicar com os outros seres humanos. Esse perfil não só se refere à capacidade de comunicação oral, mas a outras formas de comunicação como a escrita, gestual, etc. Quem domina melhor essa capacidade de comunicação possui uma inteligência linguística superior, e tem facilidade para aprender línguas estrangeiras, por exemplo. Algumas profissões são ideais para aqueles que possuem esse tipo de inteligência como escritores, poetas, jornalistas, políticos, etc. Para criar conteúdo para os que possuem esse tipo de inteligência, você tem que ser muito assertivo e cuidadoso na escrita – pessoas com inteligência linguística não perdoam erros de português, por exemplo.
Inteligência Lógica-Matemática
Por muito tempo, a Inteligência Lógica-Matemática foi considerada o modelo de inteligência, e foi usada como um ponto de referência para detectar o quão inteligente era uma pessoa. Como o próprio nome indica, este tipo de inteligência está ligada à capacidade de raciocínio lógico e resolução de problemas matemáticos. O famoso teste de QI é baseado neste tipo de inteligência e, em menor proporção, na inteligência linguística. Cientistas, economistas, acadêmicos, engenheiros e matemáticos muitas vezes se destacam neste tipo de inteligência, e o conteúdo para convencê-los precisa ser analítico, com muitos dados e números que comprovem a superioridade do seu produto ou serviço.
Inteligência Espacial
A Inteligência Espacial se resume na capacidade de observar o mundo e os objetos em diferentes perspectivas. Não confunda com astronomia! Pessoas que se destacam nessa inteligência geralmente têm habilidades que lhes permitem criar imagens mentais, desenhar e identificar detalhes, além de um forte senso de estética. As pessoas com Inteligência Espacial se destacam como pintores, fotógrafos, designers, publicitários e arquitetos, entre outras profissões que exigem criatividade. Para os usuários com esse perfil é bacana criar conteúdo bem visual, como infográficos e imagens que mostrem o seu produto ou serviço dentro de uma perspectiva maior.
Inteligência Musical
Por que algumas pessoas têm a capacidade de tocar instrumentos e compor músicas e outras não? A música é uma arte universal. Todas as culturas têm alguma forma de música, mais ou menos elaborada, mas nem todos são capazes de criar música com eficiência – mesmo fazendo cursos na área. Isso levou Gardner e seus colegas a concluírem que há uma inteligência musical que se manifesta em algumas pessoas, e em outras não. Os mais favorecidos neste tipo de inteligência são aqueles capazes de tocar instrumentos, ler e compor peças musicais com facilidade. Para chegar até essas pessoas, o melhor conteúdo deve ser entregue em vídeo – com uma excelente trilha sonora, obviamente.
Inteligência intrapessoal
A inteligência intrapessoal é aquela que nos permite compreender e nos controlar internamente. Os indivíduos que se destacam neste tipo de inteligência são capazes de acessar seus sentimentos e refletir sobre eles. Essa inteligência também lhes possibilita aprofundar a visão e compreender as razões sobre o porquê de uma pessoa ser do jeito que é, o que os torna excelentes psicólogos, psiquiatras e destaques em outras profissões que exigem empatia e entendimento dos seres humanos e seus sentimentos. Os melhores conteúdos para essas pessoas são as narrativas que mexem com as emoções.
Inteligência interpessoal
A inteligência interpessoal nos permite ficar conscientes de coisas que os nossos sentidos não conseguem captar, o que algumas pessoas chamam de sexto sentido. É uma inteligência que nos possibilita interpretar palavras, gestos, objetivos e metas subentendidos em cada discurso, e que aprimora a nossa capacidade de empatia, sendo muito valiosa para as pessoas que trabalham com grandes grupos. Sua capacidade de detectar e compreender as circunstâncias e problemas dos outros será maior com a inteligência interpessoal. Gestores, professores, psicólogos, terapeutas, advogados e educadores são perfis que têm uma pontuação muito elevada neste tipo de inteligência descrita na teoria das inteligências múltiplas. Para impactar pessoas que possuem Inteligência Interpessoal, os melhores conteúdos são aqueles que mostram a responsabilidade social da sua empresa e que demonstram claramente como os seus produtos ou serviços podem tornar o mundo melhor.
Inteligência Naturalista
A inteligência naturalista detecta, diferencia e categoriza as questões relacionadas com a natureza, como espécies animais e vegetais ou fenômenos relacionados ao clima, geografia ou fenômenos naturais. Este tipo de inteligência foi adicionado mais tarde ao estudo original de Inteligências múltiplas de Gardner, em 1995, já que o cientista achou necessário incluir esta categoria porque é uma das inteligências essenciais para a sobrevivência do ser humano e de outras espécies. As pessoas com esse tipo de inteligência se destacam como biólogos, botânicos e outras profissões em contato com a natureza. Os melhores conteúdos são aqueles que mostram a responsabilidade ambiental da empresa.
Inteligência corporal-cinestésica
A inteligência corporal cinestésica é a capacidade de utilizar o próprio corpo com grande precisão, ajudando-nos a executar nossas metas e nossos objetivos pessoais. O corpo é a principal parte ativa que nos facilita o impulso necessário e nos leva a passar da intenção para a ação. As profissões em que os indivíduos com esse tipo de inteligência se destacam são a dança e os esportes, entre outros, e os conteúdos que melhor se comunicam com essas pessoas são aqueles divertidos, com muito movimento e cor, como os vídeos.
Gostou das dicas? Você já conhecia a teoria das Inteligências Múltiplas?
0 Comentário