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Tudo que você precisa saber sobre Digital PR

Se você costuma pesquisar e ler sobre tendências do marketing, certamente já se deparou com a expressão Digital PR. Se você não sabe do que se trata, e se pode ajudar a sua empresa, esse post é para você!

PR é a sigla em inglês para uma profissão bastante conhecida, inclusive aqui no Brasil: Relações Públicas. Os profissionais de Relações Públicas são responsáveis por cuidar da imagem de pessoas e organizações, através de eventos, relacionamento tanto com a imprensa quanto com influenciadores e formadores de opinião, e também atuam ativamente no gerenciamento de crises.

O Digital PR é uma atualização da profissão de relações públicas para os tempos atuais, e o profissional também é responsável pela reputação online dos seus clientes. O Digital PR também atua como assessor de imprensa para veículos digitais, profissão que aqui no Brasil é desempenhada por jornalistas.

Mas como incorporar o Digital PR na sua estratégia de marketing? O que isso tem a ver com a sua empresa? Continue lendo para entender:

O que é Digital PR?

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Os Relações Públicas, tanto online quanto offline, têm o mesmo objetivo: aumentar a visibilidade e a reputação de seus clientes, apresentando-os de forma positiva para o público.

O Digital PR faz isso através de veículos online, seja a versão online de uma revista impressa ou um blog popular. Já que as mídias digitais envolvem muitos veículos, os esforços de Digital PR são, em geral, muito mais variados e personalizados do que os PR tradicionais. Na era digital não funciona muito bem enviar um release de forma generalizada: os profissionais têm que saber com quem estão falando e adaptar as suas propostas para as especificidades de cada veículo.

Qual é o trabalho do Digital PR?

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O trabalho do Digital PR envolve tantos contatos – talvez até mais – quanto no PR tradicional. A diferença é que grande parte dessa rede é feita online, seja diretamente por e-mail, ou seguindo, comentando e chegando a jornalistas e influenciadores através de seus perfis nas redes sociais.

Embora o método típico de comunicação para o PR tradicional seja um comunicado ou release  de imprensa, as comunicações dos Digital PR podem ser muito menos formais. Os comunicados de imprensa, por sua natureza, são impessoais e seguem uma fórmula: a informação pertinente é entregue em três ou quatro parágrafos e disseminada amplamente entre jornalistas e meios de comunicação.

O problema com os comunicados de imprensa é que muitas vezes, um comunicado de imprensa é publicado na íntegra, sem fornecer tantos dados e também sem opinião pessoal do jornalista sobre o assunto.

Os comunicados de imprensa certamente são eficazes. No entanto, enquanto eles são adequados para a mídia impressa tradicional, eles não são tão eficazes na mídia online.

Uma comunicação de comunicação digital, por outro lado, pode ser tão simples quanto um email casual com um tom informal. Basta conhecer exatamente o seu público-alvo e oferecer a sua história para o criador de conteúdo certo.

Digital PR e influenciadores

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O Digital PR e a divulgação de relações públicas tradicionais diferem de outra forma, também. Os profissionais de Digital PR estão cientes de que os consumidores hoje são muito mais propensos a confiar na opinião ou recomendação de um amigo ou influenciador do que em uma peça promocional da própria marca. Portanto, além de entrar em contato com jornalistas, os profissionais de Digital PR também atenderão os influenciadores.

Influenciadores são simplesmente pessoas que alcançaram um grau significativo de influência sobre determinado nicho ou indústria. Podem ser celebridades com um milhões de seguidores no Instagram, ou podem ser um blogueiros de nicho com alcance de milhões de seguidores / espectadores.

O marketing de influenciadores envolve parcerias entre uma marca e influenciadores – coisas como brindes, uso de produtos, etc. É trabalho do Digital PR identificar quem são esses influenciadores e bolar estratégias para que eles mencionem os seus produtos nas redes sociais.

Redes Sociais e Digital PR

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As mídias sociais são um elemento vital do Digital PR, pois permite que as marcas criem envolvimento com seus públicos-alvo.

O primeiro passo, claro, é criar perfis de redes sociais interessantes no Twitter, Instagram, Pinterest, Facebook ou qualquer outro que faça sentido para a sua marca. Assim que esses perfis estejam ativos, você pode iniciar a execução individual de campanhas através deles.

O Digital PR tem o potencial de impactar muito a sua visibilidade online, já que as campanhas eficazes serão amplamente compartilhadas – e quando alguém com 100.000 seguidores compartilha sua postagem, já são mais de 100.000 olhos que podem estar no seu conteúdo.

Um exemplo de uma campanha de Digital PR bem sucedida é o Ice Bucket Challenge, que começou em 2014 e invadiu as redes sociais com vídeos de pessoas sendo “atingidas” por baldes de gelo. Todos, do seu vizinho a atletas e celebridades, começaram a fazer o Ice Bucket Challenge, resultando não apenas em arrecadações de fundos para as pesquisas sobre a esclerose lateral amiotrófica, mas também em um enorme aumento na conscientização sobre a doença.

Outros benefícios do Digital PR

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Um benefício que o Digital PR tem em relação ao PR tradicional tem a ver com o lado técnico de aumentar a visibilidade online da marca. Além de investir na criação e distribuição de conteúdo de qualidade, uma campanha de RP digital deve envolver a otimização de mecanismo de busca (SEO) para ser verdadeiramente eficaz.

Isso significa fazer pesquisa de palavras-chave, por exemplo, para descobrir o que as pessoas estão procurando no seu nicho. Isso significa otimizar seu conteúdo para incluir essas palavras-chave para que o Google classifique de maneira mais relevante. Significa criar um conteúdo segmentado que use as palavras-chave altamente pesquisadas para atrair um determinado público específico.

Além disso, os profissionais de Digital PR utilizam intensamente as métricas disponíveis, como o Google Analytics, para ver o que está ou não funcionando, e fazer as mudanças apropriadas.

Esta é uma grande vantagem que o Digital PR tem sobre a assessoria de imprensa tradicional: com um artigo em uma revista impressa, você nunca sabe com certeza quantas pessoas estão lendo. Com um artigo online, você pode ver quantas visualizações obteve, quanto tempo as pessoas ficaram na página, onde elas estavam localizadas, entre outras coisas.

Gostou das dicas? Vai apostar no Digital PR? Conta pra gente nos comentários!

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