Como usar o email marketing para aumentar a audiência do seu blog
Para os criadores de conteúdo, talvez seja difícil entender porque alguns blogs dão muito dinheiro enquanto outros funcionam de maneira amadora e só trazem despesas aos produtores. A diferença é que o primeiro grupo, além de se dedicar integralmente às suas páginas, também usa técnicas e ferramentas de Marketing Digital, como o email marketing e o funil de vendas, para aumentar a audiência do blog.
Além de ser uma das mais conhecidas plataformas para os produtores de conteúdo que encontraram na internet sua profissão, os blogs também são excelentes para direcionar consumidores para sites de empresas. O marketing de conteúdo é uma tendência cada vez mais forte, e os blogs são uma maneira fantástica de conquistar seguidores, fortalecer sua reputação como expert no segmento e levar mais pessoas para a sua loja. Porém, para que um blog seja bem-sucedido, ele precisa de audiência. Ou seja, você também precisa promovê-lo ativamente.
E sabe qual é a melhor maneira de fazer isso? Sim, email marketing.
O email marketing pode ser usado para atrair visitantes para seu blog e fazê-los visitar seu site, conquistando assim novos clientes. Mesmo que seu blog seja puramente educacional e não tenha nada para vender, você deve pensar em uma estratégia de divulgação através do email marketing. Uma pesquisa realizada pelo Quicksprout aponta que o conteúdo do seu blog tem 3,9 vezes mais chances de ser compartilhado nas redes sociais por pessoas que receberam email marketing divulgando o conteúdo. Outro relatório, produzido pela Smart Insights, revela que o email tem taxas de cliques mais altas em todos os setores, o que o torna um dos canais mais poderosos para gerar tráfego para sites.
Por que os blogueiros precisam do email marketing
Mesmo que um blogueiro esteja criando um conteúdo excepcional e interaja bem com os leitores, ele pode ver uma queda nos acessos por um simples motivo: falta de divulgação.
Blogueiros de sucesso já estão criando conteúdo de qualidade com os assuntos que os leitores querem acompanhar. No entanto, eles nem sempre conhecem as maneiras mais eficazes de compartilhar esse conteúdo – e é aí que o email marketing entra.
O email marketing é vital para blogueiros. Ele ajudará você a fortalecer sua conexão com seus leitores e garantir que o conteúdo seja lido pelo máximo de leitores possíveis. Quando feito corretamente, o email marketing é rentável e pode fazê-lo poupar tempo. Você pode apresentar seu conteúdo para mais pessoas e construir relacionamentos com seus seguidores – o que acaba aumentando sua receita como consequência.
Uma estratégia de marketing é importante para qualquer negócio ou blog que busca obter lucro, e, embora ter conteúdo de qualidade seja excelente, isso não significa nada sem a otimização adequada e divulgação para seus seguidores. Quando se trata de atingir seu público-alvo em cheio, o email ainda é o melhor caminho a percorrer: pesquisas apontam que o email marketing é cerca de 40 vezes mais eficaz do que o Facebook e o Twitter combinados em termos de aquisição de clientes.
Mas como você pode usar o email marketing e o Marketing Digital para aumentar a audiência do seu blog? Continue lendo e descubra!
Como usar o email marketing para atrair leitores
Usar o email marketing é mais do que simplesmente copiar o link do seu blog e apertar enviar. Se você quiser ver do que o email é capaz, vai precisar fazer um planejamento. Então, antes de começar é fundamental que você reserve um tempo para definir os seus objetivos e as ações que irá desenvolver para alcançá-los.
Entenda seu público
O primeiro passo no planejamento de uma estratégia de email marketing é identificar e entender seu público. Ter um conhecimento profundo e pessoal do seu público é o que diferencia seu conteúdo dos concorrentes, seja para o seu blog ou para o email marketing.
Crie conteúdo – mas não esqueça da curadoria
Quando você souber quem está tentando alcançar, a próxima etapa é decidir o tipo de conteúdo que você compartilhará. Um blog estabelecido já tem uma ideia do que o público espera. Os blogs que estão começando, no entanto, precisarão decidir seu nicho e começar a criar conteúdo que ressoe junto à audiência. A ideia aqui é fornecer aos leitores conteúdo de qualidade que seja relevante, para que eles continuem voltando ao seu blog. Depois de restringir seu nicho de conteúdo, comece a criar o conteúdo que deseja compartilhar.
Em seguida, a criação de conteúdo e a curadoria de conteúdo entrarão em cena. Elas podem parecer semelhantes, mas na verdade são duas coisas muito diferentes:
– Criação de conteúdo: o processo de criação de conteúdo 100% original, como um post de blog, post nas mídias sociais, infográfico ou newsletter.
– Curadoria de conteúdo: o processo de pesquisar e coletar conteúdo valioso de diversas fontes e compartilhá-lo com seu público.
Embora ter conteúdo original, altamente classificado e adequadamente otimizado seja vital, compartilhar trabalho de qualidade feito por outras pessoas também pode ser interessante. O conteúdo original, como uma newsletter mensal, é uma ótima maneira de manter os leitores informados sobre o que está acontecendo no blog, além de compartilhar informações sobre o que está por vir.
Ao compartilhar material curado de outras fontes, você também está mostrando ao seu público que entende seu setor e está se atualizando sobre ele. Você também estará expandindo sua rede porque, ao compartilhar as informações de outra fonte, estará provocando conversas que ajudarão você a ser notado. Alcançar os principais líderes da indústria e influenciadores também pode ser altamente benéfico para o crescimento do seu blog e a formação de seus leitores.
Tenha as ferramentas de marketing certas
Quando se trata de email marketing para blogueiros, ter as ferramentas certas é fundamental. Elas não apenas ajudam a simplificar todo o processo de email marketing, mas também ajudam a fornecer uma visão mais aprofundada sobre o que funciona e o que não funciona em termos de suas campanhas de email.
O Nitronews tem uma interface altamente completa e intuitiva, e você poderá enviar suas newsletters em poucos minutos. Após o envio, nossas ferramentas de relatório poderão ajudá-lo a determinar quais são os melhores conteúdos para a sua audiência.
Ações para divulgar seu blog através do email marketing
Incentive os visitantes do seu blog a se inscreverem na newsletter
Os leitores sempre apreciam bom conteúdo. Então que tal fornecer a eles conteúdo exclusivo através de sua newsletter? Isso os fará se inscrever na sua lista de email, e também fará com que visitem o seu blog com mais frequência.
Sempre que recebemos um cupom de desconto ou brinde nos sentimos mais inclinados a participar de uma lista de email. Com os visitantes do seu site não é diferente. Use essa oportunidade para aumentar a sua lista e criar um relacionamento duradouro com os seus clientes! E se você não vende nada, não se preocupe: você pode oferecer conteúdo através de e-books, templates ou outros materiais úteis para a sua audiência.
Atualize os posts populares
Use o Google Analytics para descobrir quais postagens apresentam um desempenho melhor do que as outras e apresentá-las para a sua lista de email. Você deve definitivamente compartilhar novas postagens com seus assinantes de email, mas você também deve enviar posts antigos de vez em quando.
Caso você tenha uma newsletter mensal em seu calendário, você pode usá-la para compartilhar seus melhores posts. Segmente seus inscritos de acordo com os interesses deles e faça uma curadoria de conteúdo relevante para os respectivos segmentos. Outra possibilidade é tentar ter uma nova perspectiva sobre um assunto popular já publicado ou adicionar mais detalhes a ele de acordo com as últimas novidades.
Tenha feeds RSS para o seu blog
Ao assinar feeds RSS, os visitantes do seu site receberão notificações por email sempre que você atualizar seu blog, o que é muito bom para os blogueiros que querem aumentar sua visibilidade. Além disso, eliminará a necessidade de enviar uma mensagem manual toda vez que você atualizar seu blog, o que economizará tempo e esforço.
Ofereça notificações para o seu blog
Os usuários estão cada vez mais acostumados com as notificações dos dispositivos móveis, então é uma boa ideia criar um aplicativo para compartilhamento dos posts do seu blog. Dessa maneira, você poderá enviar uma notificação para os usuários cada vez que houver uma nova publicação. Você também pode ativar notificações nos navegadores para impactar também os consumidores no momento em que estão na frente do computador.
Promova seu blog como você promove as outras redes sociais
Muitas vezes, o seu blog é a cara da empresa. Ele é tão importante quanto o seu Facebook, Twitter ou Instagram. Portanto, não esqueça de colocar o link do seu blog junto com todos os usuários de mídia social no rodapé do email marketing.
Acompanhe as métricas
Como não há escassez de informações na Internet, você deve se certificar de que está oferecendo o conteúdo que as pessoas buscam. Analise suas métricas de email marketing para ver em quais links os inscritos clicam. Você pode usar essas informações para segmentar ainda mais seu público-alvo.
O que os blogueiros devem considerar ao criar sua estratégia de marketing por email
Há outros fatores que devem ser considerados quando se trata de email marketing para blogueiros. Confira essas ideias e dicas para ter os melhores resultados na divulgação do seu conteúdo:
Mantenha sua lista de emails saudável
A higiene da lista de emails é essencial para qualquer estratégia de email marketing. O objetivo é ter seu conteúdo visto e, se os usuários não estiverem abrindo seu email marketing, é uma indicação clara de que você precisa reavaliar sua estratégia ou seu conteúdo.
Ao monitorar as análises de seu email, você deve observar sua taxa de rejeição geral e ver quais inscritos não abrem seus emails. Esses usuários, por qualquer motivo, se desligaram de seus emails, portanto, limpe-os da sua lista. O Nitronews avalia seus contatos e realiza a limpeza automaticamente.
Automação de email
Depois de segmentar e configurar suas listas, automatize o envio de email marketing ao máximo possível. Embora as newsletters e outras campanhas sejam úteis, a criação de uma campanha automática é uma ótima maneira de manter contato com seu público, exigindo pouco tempo ou esforço após a configuração inicial.
Quando uma pessoa específica atende a um determinado acionador, como fazer uma compra ou realizar um download, um email adequado ao momento é enviada automaticamente, ajudando você a criar leads ou a incentivar a interação dos leitores com o seu blog.
Por exemplo, se você tiver um novo inscrito em seu blog, uma ótima campanha de email automatizado seria uma série de boas-vindas. Uma vez que o assinante tenha inserido suas informações, ele receberá um email de boas-vindas que o levará a outros materiais ou aos próximos passos que devem ser seguidos.
Conclusão
Seja você novo no mundo dos blogs ou um produtor de conteúdo profissional, o email marketing pode ajudar seu blog a atingir mais leitores. Mas quando você cria sua estratégia de marketing, há algumas coisas que deve ter em mente, como conhecer e segmentar o público, distribuir conteúdo de qualidade e usar a ferramenta certa para disparar suas mensagens.
Gostou das dicas? Já usa o email marketing para divulgar seu conteúdo? Compartilhe suas experiências na caixa de comentários abaixo:
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