Como se conectar com a Geração Z através do email marketing
A Geração Z, o grupo de pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 1990 e o início de 2010, é considerada difícil de ser impactada pelo marketing, digital ou não. Os membros da Geração Z supostamente não conferem seus emails, têm períodos curtos de atenção e cresceram em um ambiente onde a tecnologia marca presença de forma massiva.
Porém, quem trabalha com comunicação e marketing deve estar acostumado a se adaptar e evoluir conforme o mundo muda ao nosso redor. E aprender a interagir com a Geração Z através do email marketing não é diferente.
Assim como com qualquer outro grupo demográfico, você não pode forçar a Geração Z a se adaptar às suas táticas de marketing. Em vez disso, os profissionais da área precisam mudar sua perspectiva para conquistar os corações e mentes dos mais jovens.
O comportamento de navegação e compra da Geração Z é drasticamente diferente da Geração anterior, os Millenials. Ambas as gerações têm experiência digital, mas seus hábitos são muito peculiares. Antes de criar uma campanha de email para atingir o público da Geração Z, é importante entender seus valores e características específicos.
Neste post, veremos como a Geração Z tem hábitos únicos. Também vamos falar sobre algumas estratégias específicas que você pode usar ao planejar suas campanhas de email marketing para a Geração Z. Continue lendo e confira dicas para se conectar com esses jovens hiperconectados!
A diferença entre a Geração Z e os Millenials
As duas gerações compartilham algumas semelhanças. Por exemplo, ambas as gerações valorizam produtos e serviços que tornam suas vidas mais fáceis. E ambos apreciam marcas que compartilham seus valores. No entanto, a Geração Z difere da Geração Y em várias áreas importantes. Confira algumas características essenciais que diferenciam os dois grupos:
– A Geração Z é mais realista do que otimista;
– Os Millennials costumam optar pela colaboração, enquanto a Geração Z prefere a independência;
– A Geração Z nunca experimentou uma vida sem smartphones e conexões de internet super rápidas, então a eficiência e agilidade é importante para eles;
– Os Millenials compartilham informações pessoais online sem grandes preocupações, enquanto a Geração Z é mais reservada e cautelosa;
– A grande maioria da Geração Z prefere se comunicar com os colegas presencialmente;
– A Geração Z não quer se endividar para obter uma formação, então eles optaram por uma educação não tradicional;
– Os millenials tendem a sair do emprego quando se sentem estagnados. A Geração Z muda de trabalho para absorver o treinamento e a experiência.
– A Geração Z interage em um nível global mais do que a Geração Y.
Sim, a Geração Z ainda usa email
É natural pensar que os membros da Geração Z usam apenas as redes sociais. Mas basear as suas escolhas nessa crença poderá fazer com que você perca até 95% dos consumidores nessa faixa de idade, já que essa é a porcentagem de jovens que afirmam que o email é essencial em suas vidas.
Grande parte deles diz que o email marketing é essencial em suas decisões de compra!
Como criar emails eficientes para a Geração Z
A Geração Z desenvolveu filtros de conteúdo bastante avançados, já que eles entenderam que isso é necessário em uma sociedade que nos impacta com informações o tempo todo. Eles sabem identificar rapidamente se um email vale a pena, então você tem que dar o seu melhor para ser “ouvido”.
Aqui estão algumas estratégias que você pode usar para se conectat com a Geração Z através do email marketing:
1. Crie emails curtos
A Geração Z prefere apenas algumas frases em seus emails e algumas imagens – caso contrário, eles irão deletar sua mensagem rapidamente. Evite escrever emais longos, com grandes blocos de texto. Os jovens não lerão, e cancelarão a inscrição o mais rápido possível.
Eles têm muito o que fazer, o tempo todo. A atenção deles provavelmente já é bombardeada com notificações de muitos aplicativos. Se você quiser se destacar e chamar a atenção, precisa ser conciso e ir direto ao ponto. Essa estratégia de escrita também ajudará a evitar qualquer tipo de clickbait ou conteúdo enganoso.
2. Personalize seus emails
Os membros da Geração Z sabem que você tem acesso a muitos de seus dados, então não tenha medo de usá-los a seu favor. Por exemplo: envie um cupom um dia depois de comprarem um novo sapato em seu site. Se você perceber que um determinado segmento sempre clica em links sobre um determinado assunto, ofereça recursos adicionais. Veja o que seus leitores e clientes fazem quando navegam em seu site – e ajuste suas campanhas de acordo.
3. Respeite sua privacidade
Os consumidores esperam conteúdo personalizado. Não é segredo que as marcas estão coletando dados sobre seu comportamento de navegação. É exatamente por isso que as pessoas de todas as idades presumem que as marcas têm a capacidade de fornecer conteúdo relevante.
Ao mesmo tempo, a Geração Z é muito mais cuidadosa do que a Geração do milênio com a maneira como compartilha informações online. Eles são definitivamente mais reservados e cautelosos. Os profissionais de marketing devem respeitar isso se quiserem conquistar a confiança desta Geração.
Seja direto sobre quais tipos de dados você coleta e como você os usa. Siga as diretrizes éticas e seus jovens assinantes apreciarão o esforço.
4. Identifique claramente sua marca
Essas pessoas recebem muitos emails todos os dias, então certifique-se de destacar e identificar sua marca. Você também pode lembrá-los do motivo pelo qual estão recebendo o email (“Você está recebendo este email porque se inscreveu…”) para ter certeza de que eles sabem quem você é.
5. Escreva linhas de assunto atraentes e envolventes
Sua linha de assunto pode ter uma grande influência na decisão de abrir ou não seus emails. Você pode ter apenas alguns segundos para chamar a atenção dos membros da Geração Z, então faça com que valham a pena.
Não faça rodeios em suas linhas de assunto. Deixe o usuário saber o que está acontecendo imediatamente. Se a linha de assunto e o texto de pré-visualização forem claros e diretos, os jovens provavelmente se sentirão mais compelidos a abrir o email.
6. Esqueça as fórmulas e trate-os como iguais
Os bloqueadores de anúncios são essenciais em toda a atividade online desta Geração. Eles não querem ser impactados por ofertas genéricas – eles querem ser uma parte ativa do processo de compra.
O texto do seu email marketing precisa refletir esse relacionamento. Fale com naturalidade sobre sua marca e os serviços que você oferece. Seja sincero. Não esconda nada nem tente enganar seus assinantes com qualquer tipo de clickbait ou linha de assunto enganosa. A Geração Z sabe que você não tem direito ao espaço da caixa de entrada. Eles sabem que estão completamente no controle desse relacionamento.
Seja genuíno e fale com esta Geração como se eles fossem seus amigos ou colegas. Afinal, essa é uma relação comercial.
7. Concentre-se no valor do seu produto ou serviço
A Geração Z é muito mais econômica e cautelosa com dinheiro do que as outras gerações. É crucial que as marcas se concentrem no valor de seus produtos ou serviços em cada campanha de email. Se os preços baixos não são um dos seus principais argumentos de venda, crie um conteúdo de email que nutra suavemente a Geração Z por um período mais longo. Talvez quando eles economizarem dinheiro suficiente ou consigam um emprego com melhor remuneração, se convertam em compradores.
8. Mostre a personalidade da sua marca no email marketing
A Geração Z quer saber sobre seus produtos, mas, mais importante, quer saber se a sua marca se encaixa em seu estilo de vida. Isso significa falar sobre os valores da sua empresa, e também ter cuidado com a linguagem que usa, a maneira como desenvolve um relacionamento com os consumidores e o tipo de experiência que você oferece a eles.
9. Seja aberto sobre como você ajuda os clientes – e o mundo
A Geração Z quer saber se as marcas estão cuidando de seus pares. Eles não querem que seu dinheiro suado encha os bolsos de CEOs bilionários – eles querem melhorar a vida de outras pessoas.
Use sua campanha de email como uma oportunidade para mostrar seu apoio às pessoas – ou seja, como você retribui? Certifique-se de escrever seu email de uma forma que não seja arrogante ou condescendente. Seja realista sobre seu papel no mundo e diga aos assinantes que você está ativamente tentando fazer a diferença.
10. Seja realista, não utópico
A Geração Z tem uma perspectiva mais realista da vida e isso se transfere para seu comportamento de compra. Se as marcas desejam que o conteúdo de sua campanha de email ressoe entre a Geração Z, não devem produzir nada excessivamente promocional ou agir como se pudessem mudar o mundo sozinhas. Seja realista quanto ao seu lugar no mundo. Forneça conteúdo que pode ajudar seus assinantes a melhorar suas vidas de maneiras que sejam relevantes para eles.
11. Envie o que eles querem
A maioria dos membros da Geração Z quer receber cupons, promoções e ofertas especiais por email. Por outro lado, eles vão ignorar as atualizações da empresa e links para blogs ou outros recursos. A Geração Z espera que você entregue atualizações em outro lugar, como em um perfil de rede social. Portanto, crie mensagens diferentes para cada canal.
12. Tudo deve ser conveniente – e compatível com dispositivos móveis
98% da Geração Z em todo o mundo possui um smartphone. Esta Geração nunca conheceu um mundo sem amplo acesso à Internet. Muitos eram crianças quando seus pais compraram o primeiro smartphone.
É crucial para as marcas garantir que cada campanha de email tenha uma ótima aparência em todos os dispositivos móveis. Mais da metade de todos os emails já são abertos em smartphones. Entre a Geração Z, esse número provavelmente é ainda maior. Lembre-se também que um assinante pode abrir seu email várias vezes em dispositivos diferentes. Seu email fica com uma aparência incrível em todos os dispositivos?
Conclusão
A Geração Z é única. Para produzir os melhores resultados possíveis com uma campanha de email marketing, é importante conhecer e apreciar os valores e o comportamento dessa Geração. Uma estratégia realista (em vez de otimista), baseada no respeito mútuo, levará você longe com a Geração Z e trará resultados muito positivos para suas campanhas!
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